Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

O PERFIL DO NOVO GESTOR/LÍDER

 By Luiz Vieira 

       

    Em qualquer área, em qualquer empresa ou instituição, o ambiente acaba refletindo as características do gestor/líder.            Através do seu ambiente de trabalho, uma pessoa com o olhar mais atento, perceberá que ali tem um profissional proativo ou relapso, organizado ou desleixado, equilibrado ou conturbado. E, geralmente, o ambiente de trabalho reflete a sua vida normal no dia-a-dia e vice-versa.

    Por isso, devemos priorizar a formação de lideranças capazes de transformar seu ambiente de trabalho em locais saudáveis. Devemos incentivar a busca pelo autoconhecimento, autocontrole e, principalmente a inteligência emocional. Um líder que tem uma vida pessoal conturbada, por mais que ele seja um bom profissional, seus problemas vão afetar a empresa ou instituição. Uma pessoa que não organiza seu espaço pessoal, tende a reproduzir esse ambiente no seu espaço de trabalho. Assim, torna-se imprescindível que os profissionais tenham autoconhecimento, tenham capacidade de autocrítica e reconheçam a necessidade de construir mudanças em todos os setores de sua vida. A busca do crescimento contínuo é a palavra-chave.

    Como seres humanos, não somos perfeitos e infalíveis. Temos nossos altos e baixos. Quando nos reconhecemos como seres falhos, vem a consciência de que a mudança contínua nos levará inevitavelmente ao aperfeiçoamento. Só paramos de mudar e evoluir quando morremos. Essa mudança tem que ser consciente e com objetivo. Com propósitos bem definidos, vamos mais longe e mais rápido.

     Consideramos que já temos consciência dos nossos propósitos e objetivos, já sabemos onde queremos chegar... Já fizemos um balanço como anda os pilares de nossa vida. Já ajustamos muitos fatores da nossa vida pessoal que estão interferindo no nosso trabalho, nas relações profissionais e pessoais. E agora?

    Agora já estamos preparados para investir na nossa formação profissional e tornar nosso ambiente de trabalho muito mais prazeroso e produtivo. O cenário ideal é sua profissão ser objeto de transformação, crescimento e felicidade para você e para os que te rodeiam. Com propósitos bem definidos e construídos com conhecimento, você não só mudará a sua realidade, como também a realidade de quem estiver a sua volta. Os propósitos geralmente indicam os caminhos a serem seguidos e as melhores escolhas. E como estamos tratando de gestão educacional, certamente buscamos envolver toda a equipe na busca incessante de melhores resultados no aprendizado dos nossos discentes. Para isso, o gestor, além da competência pedagógica, deve ter as habilidades da liderança para envolver e incentivar a equipe na busca desses objetivos.

    O bom gestor geralmente é também um bom líder. E como líder, ele tem o importante papel de incentivar, de encorajar, de impulsionar sua equipe a dar o melhor de si, e se comprometer com todo o processo. Por isso, deve ter a arte da persuasão e não da coerção. O líder é como se fosse um bom vendedor. Ele vende suas ideias. Ele inspira os demais e faz com que todos se sintam importantes e imprescindíveis dentro da escola. Ele reconhece a capacidade, os pontos fortes de cada um e sabe respeitar as individualidades. Assim, o trabalho flui naturalmente e quando há algum conflito, é resolvido antes que tome maiores proporções.

    Outra característica do líder-gestor é o feedback. O gestor deve acompanhar a execução dos projetos ou das rotinas de trabalho e contribuir para o crescimento pessoal e profissional de sua equipe. Por isso é importante o constante feedback. Faz-se necessário que o gestor esteja sempre atento e dê retorno durante e depois da execução de cada tarefe. O feedback tem que ser verdadeiro, honesto, objetivo e humano. Comece elogiando o que há de positivo e, depois, fale dos pontos que o colaborador deve melhorar, sugerindo alternativas. Pergunte se ele entendeu e peça para anotar. É importante pedir que repita suas orientações para ter certeza que ele entendeu. Isso promove o crescimento, a confiança e evita desperdício de energia. 
    O gestor que não dá feedback vive apagando incêndio e boicota sua própria equipe, além de boicotar a si mesmo.

3 comentários:

  1. É difícil encontrar esse perfil de profissional , digo, que seja naturalmente assim...mais há mecanismos para chegar a esse nível, e se tornar um influenciador que realmente inspire não só sua equipe mais a todos que acabam por conhecer seu trabalho.

    ResponderExcluir