Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

GAECO NA SEMED - LEAL INOCENTE

    

Ontem, 28 de novembro, as redes sociais de Parauapebas ficaram em polvorosa com a notícia de que o GAECO (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) fez uma visita surpresa na casa do secretário de educação, Sr. José Leal Nunes e também na SEMED. Segundo um amigo que já passou por isso, essa é uma situação humilhante que ele não deseja nem para o seu pior inimigo. Eu também não desejo para ninguém, muito menos para o Leal. Muito pelo contrário. Quero me solidarizar com o ele pelo ocorrido e reafirmo minha tese de que ele é inocente. “Como assim Luiz Vieira? Tu só pode estar de sacanagem!” 

     Não estou e explico mais uma vez.

    Em primeiro lugar, o Leal tem responsabilidade pelo que acontece na SEMED pelo simples fato de ser o gestor legalmente nomeado. Porém, como já falei antes, há um esquema de centralização de poder na área financeira da prefeitura que o secretário vira um mero expectador no que diz respeito a gestão financeira. E isso é uma bomba que, mais cedo ou mais tarde vai explodir. Apesar do secretário ser “obrigado” a assinar tudo, não é ele quem define as regras do jogo. Eu mesmo quando estive lá, botei o pé na parede, briguei com o diabo, fiz um escarcéu e, mesmo assim, alguma coisa conseguiu escapar. Imagine o Leal que é totalmente submisso e não tem condições de brigar com ninguém!

    Em segundo lugar, o Leal assume o cargo fictício de secretário de educação. A vereadora Eliene Soares – “dona da secretaria” – precisava de um ser dócil, obediente e incapaz de se rebelar. Encontrou no Leal a figura perfeita para seu projeto de poder. Como ela previu, o Leal seria incapaz de calcular ou até mesmo de perceber o risco que corria. Amigos que trabalham na SEMED, comentam que uma assessora próxima à vereadora manda mais do que ele.

    Por esses dois motivos eu afirmo que estão procurando no lugar errado e, talvez não encontre nada além de papéis não comprometedores. O buraco é mais em cima. Quem quiser encontrar o esquema, tem que utilizar o serviço de inteligência do Estado ou até mesmo se infiltrar no meio.

    Posso até estar sendo ingênuo, mas acredito na inocência do Leal. E torço para que ele acorde e não fique pagando o pato sozinho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário