Pesquisar este blog

domingo, 7 de outubro de 2018

O OVO DA SERPENTE

No início, era só uma pequena possibilidade, uma distração de alguns desavisados. 
A serpente está morta e bem lacrada no seu túmulo negro, restando somente uma triste lembrança - pensávamos. Mas desprezamos o seu ovo que repousava com segurança no velho pântano de lama negra. Abandonado desde os tempos de horror, jazia latente, pronto para eclodir, bastando para isso uma grande dose de veneno.
O veneno foi surgindo aos poucos, sem que déssemos a devida importância. No início, apenas alguns tolos, desprovidos de conhecimento, de consciência ou mesmo de vergonha. Aqui, acolá, outros foram se juntando e ampliando esse cortejo fétido disfarçado de marcha redentora. "O mito, o salvador da pátria, Deus, pátria, família..." - elementos de sedução espalhados pela chuva despretensiosa de fim de tarde disfarçavam o cheiro de putrefação que pairava no ar, confundindo com o cheiro de primavera. Agora já não era somente os desprovidos de idéias, pobres inocentes. Sem nenhum pudor, foi se juntando a madame, o doutor, o ateu, o reverendo e o pastor. Quem defendia a vida, de repente passou a defender a morte; quem pregava a paz agora balbucia frases desconexas de rancor; quem propalava a esperança, agora ataca com fúria seus semelhantes; quem oferecia uma flor, um livro, agora deseja um fuzil. 
Numa espécie de transe frenético, um torpor, uma histeria coletiva, a procissão vai seguindo como onda, arrastando outros desavisados. Marcham como zumbis, repetem frases vazias como mantras, confiam cegamente no líder vazio e falastrão que vocifera enquanto expele bílis pela boca e sangra sob a lâmina fria do seu próprio pensamento.
Aos poucos, uma nuvem negra foi surgindo no horizonte, tornando-se uma ameaça real. O que era uma possibilidade ridícula, foi se transformando em pesadelo real. O ovo está pronto para eclodir. Foi chocado pela intolerância, pelo preconceito, pelo ódio, pela ganância e por todo tipo de mal.
Eis que surge a cabeça da serpente, que nem saiu do ovo e já ameaça devorar o séquito de seguidores que lhes deu a vida para depois vomitar impiedosamente. Um grito abafado, um clamor ecoa no horizonte da razão: e agora, quem será capaz de cortar a cabeça da serpente antes que se torne um dragão?

2 comentários:

  1. lhe os comentários que vocês fizeram, fico impressionado de ver que vocês acham que só vocês são inteligente o resto é lixo,querem subestimar a inteligência do povo brasileiro,democracia é isso, o povo coloca o povo tira e pronto,a opinião de vocês quando o povo decide mudar não nem um valor e vocês te que aprender conviver com isso daqui pra frente vai ser assim, porque a mudança já estar estalada, e ninguém vai impedir

    ResponderExcluir
  2. Eita pai. Pelo jeito que esse pastor escreve imagine o que prega para os fiéis. Pastor que apóia torturador é hipócrita. Se lesse a bíblia sob o olhar do Espírito Santo saberia identificar o anticristo disfarçado de ovelha.

    ResponderExcluir