Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

OPERAÇÃO FILISTEU - AS CONFISSÕES DO DELATOR

Ontem (13) a TV Liberal mostrou uma reportagem sobre a Operação Filisteu que reacendeu o debate sobre o esquema de corrupção na Câmara de Vereadores de Parauapebas que culminou com o afastamento de seis vereadores. Na reportagem de José Neves, a emissora traz a público a delação premiada do tesoureiro da Câmara, sr. Pedro. 

Pedro esclarece em sua delação como era feito o esquema de desvio de dinheiro da Câmara. Até aí, nenhuma novidade. Todo mundo já sabia que era desviado dinheiro e o funcionário entregava ao presidente ou ao diretor administrativo da Câmara. O que ele não falou foi para onde ia o dinheiro após entregar ao presidente. Provavelmente ele nem saiba disso. Outra coisa que ficou oculta foi o esquema nos outros contratos da Câmara. O Ministério Público investigou ou trouxe a tona apenas os contratos feitos com o Edmar (Boi de ouro do Baratão).

Quem são os vilões?


Nesse momento, todos estão julgando e condenando alguns personagens desse episódio. Os que estão na berlinda (ou no mármore do inferno) são: Josineto (ex-presidente), Edmar Baratão (empresário), Pedro (ex-tesoureiro) e os vereadores afastados. Até que se prove o contrário, o Pedro é um homem honrado, um pai de família e um funcionário que apenas foi obrigado a cumprir ordens dos superiores. Quando a casa caiu ele fez a coisa certa. Se colocou a disposição da justiça para falar o que sabia.

O vereador Josineto (ex-presidente), até onde sei, também está de "gaiato" nessa história. Como ele bem disse: "aqui nessa casa não existe santo nem no sobrenome". Porém, temos que analisar com frieza a realidade e a conjuntura. O Josineto virou presidente numa armação arquitetada por alguns vereadores que na época, queriam barrar o domínio do prefeito Valmir no poder legislativo. Portanto, ele virou presidente sem autonomia e com o compromisso de não atrapalhar o esquema do grupo. No máximo, o Josineto foi um gerente da "Senzala" comandada pelos donos da "Casa Grande" e pelos "Capitães do Mato". Falta ao Josineto criar coragem e fazer como o Pedro fez. Falta ele colaborar com a justiça e dizer para onde foi o dinheiro que arrecadou no esquema dos contratos superfaturados e dar uma forcinha à justiça, falando também sobre os demais contratos. Enquanto não fizer isso, ficará como o grande corrupto e único beneficiário do esquema. 

Um amigo próximo me confidenciou que o Josineto não está gastando um centavo com sua defesa e que tudo está sendo bancado pelo sistema para evitar mais quedas. Até quando ele continuará sendo o boi de piranha? 

Um milhão e trezentos mil é esmola - o homem bomba


Acontece que se o Josineto abrir o bico, vão descobrir que esse valor que o Ministério Público está cobrando é uma gorjeta de garçom. O contrato do Baratão nem era o principal onde se desviava dinheiro. Aliás, mesmo com as prisões e afastamento de vereadores o esquema continua, só que de forma mais sofisticada.

Josineto hoje é um homem bomba que pode explodir e não deixar ninguém de pé na casa legislativa.

Promotores de Parauapebas de parabéns


A sociedade critica a morosidade com que esse processo vem se arrastando. Muitos falam em impunidade e interferência do Estado para que a Operação Filisteu acabe em pizza. Mas é bom ressaltar que a Operação foi dividida em dois núcleos: o núcleo coordenado pelo Promotor Hélio Rubens ficou com a investigação do Legislativo; o núcleo coordenado pelo procurador Nelson Medrado ficou com a investigação da turma do Valmir Mariano. Segundo o próprio Medrado, o esquema da Câmara é brincadeira de criança diante do que foi encontrado na prefeitura.

O núcleo do Hélio Rubens está dando uma resposta a sociedade e apresentando resultados. Seis vereadores já foram afastados, algumas prisões foram efetuadas e, agora apresenta uma delação premiada e fecha o cerco. Apesar de investigar apenas os contratos de um empresário, pelo menos está dando um retorno a sociedade.

Já as investigações feitas pelo Nelson Medrado, ninguém sabe onde foi parar. A turma do Palácio Cinzento jura que nada acontecerá, pois o homem de cabeça branca está blindado e forte mais do que nunca. Só nos resta aguardar e ver se a sabedoria popular se confirma.

Você sabe quem foi o grande mentor desse velho esquema que funciona hoje na Câmara? Só uma dica: hoje ele assume um importante cargo no governo Mariano e seu parceiro continua vereador.

9 comentários:

  1. Sobre o palácio cinzento não se espera nada além de mais falcatruas, lá estão os peixes grandes e seus protegidos, além de outros carecas homônimos de tamanduás. Sobre o palácio azulado, penso que se o Josineto não ficar esperto ele é que será explodido e será mais um na estatística de crimes sem solução. Abre o olho boi de piranha, a máfia não perdoa, elimina e pronto.

    ResponderExcluir
  2. Pra falar a verdade Luiz, esse papo de ser preso todo mundo sabe que é só conversa, eles passam uns 30 dias na cadeia e depois são soltos (veja o Odilom), o que eu quero saber é onde está o dinheiro? e quando vão devolver? mas eu te respondo: ninguem sabe ninguem viu...(e domingo vão todos pra igreja pq Deus é bom!)

    ResponderExcluir
  3. Luis a corrupção esta corroendo nosso país e em Parauapebas não é diferente, aqui é pior, essa corja rouba de cara limpa pra quiser ver. Espero que os órgãos fiscalizadores e punitivos não ficam inertes.
    Luis, se puder fazer uma matéria sobre a não posse dos guardas municipais, seria interessantr, essas pessoas estudaram, treinaram, largaram empregos, cargos publicos para se dedicarem ao curso de formação e agora depois de tanto sacrifício e espera o prefeito diz que só vai convocar 50 agentes e nem siquer deu previsão para os demais. O fato é que as vagas foram criadas, cadê o dinheiro que estava previsto desde 2014????.

    ResponderExcluir
  4. se eu fosse o Jozineto, entregava todo mundo logo, para poupar a própria vida

    ResponderExcluir
  5. Luiz, se o Josineto continuar no silêncio quem sabe não terá oportunidade de falar o que sabe ,pois a cidade do silêncio já acolheu o Dr. Jakson e espera por mais gente...

    ResponderExcluir
  6. O dinheiro pra pagar os guardas municipais serão realocados pra pagar os 2500 contratos de temporarios. É isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente anônimo das 10:34. O prefeito vai cantar aos quatros cantos da cidade que cumpriu um promessa de campanha com a implantação da GUARDA MUNICIPAL. No entanto, a GUARDA não é composta apenas por 50 agentes e sim 142 agentes que prestaram concurso público, foram aprovados em diversas fases e deixaram para trás seus lares em outras cidades, seus empregos e alguns até cargos públicos, para se dedicarem ao curso de formação que tinha por exigência dedicação exclusiva. O prefeito, ex-secretário e comandante durante os 6 meses de curso, nunca falaram que empossaria parcialmente. Fomos enganados por todos, somente no último momento (depois de 3 meses de curso finalizado) foi noticiado essa pequena quantidade. Uma verdadeira falta de respeito para com os aprovados desse concurso e com a sociedade de Parauapebas.

      Excluir
  7. Josineto é inocente. O Boi também... o Odilon, o Al Capone, o Adolph Hitler. Todos são. Culpado somos eu, tu, nós e vós que, honestos, não pagamos propina, não nos apoderamos de dinheiro que não nos pertence e cremos como cegos no que o pastor fala domingo: pra não julgar nossos semelhantes.

    ResponderExcluir
  8. SERIA INTELIGENTE POR PARTE DO PREFEITO VALMIR ERA FAZER CONCURSO PÚBLICO, AO INVES DE FAZER CONTRATAÇOES A REVELIA. CONTRATAÇOES SÓ VAI LHE TRAZER MAIS DOR DE CABEÇA, POIS ASSIM QUE A CÂMARA APROVOU A REFERIDA CONTRATAÇÃO VEREADORES JÁ COMEÇARAM A FAZER SUAS LISTAS DE CONTRATADOS (CABO ELEITORAIS) E JÁ IRÃO PRESSIONAR O PREFEITO PARA FAZEREREM AS INDICAÇÕES. ASSIM AS PO PORTAS DOS VEREADORES FICARÃO CHEIAS DE PESSOAS QUERENDO UMA "BOQUINHA" ONDE AS VAGAS NÃO SERAO SUFICIENTES NEM PRA ATENDEREM OS ANSEIOS DOS VEREADORES E DO PREFEITO.

    ResponderExcluir