Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O PT (PARTIDO DOS TRABALHADORES) PODERÁ PERDER SUA MAIOR LIDERANÇA EM PARAUAPEBAS

Intriga, traição, boatos, falta de alinhamento ideológico, direção dividida, militância dispersa. Esses são os ingredientes que podem culminar com uma perda histórica para o Partido dos Trabalhadores em Parauapebas. Desde a última eleição em 2014 quando parte da direção do partido e parte importante da bancada flertou com o palácio cinzento com a possibilidade de apoio financeiro em troca de apoio político, o PT não conseguiu ser mais o mesmo. Três secretarias chegaram a ser negociadas: SEMPROR, SEMAD E SEMAS. A SEMAS (Secretaria de Assistência Social) chegou a ser entregue extra-oficialmente e o negócio só não se concretizou porque o Valmir declinou e resolveu brincar com os petistas. 

Além desses ingredientes, dois dos quatro vereadores (Euzébio e Miquinha) sempre deram sustentação e sempre estiveram na base de apoio do Valmir, apesar de não assumirem. Podemos afirmar com responsabilidade que o prefeito ainda não foi afastado graças aos dois vereadores.

No centro desse tiroteio está o ex-prefeito Darci Lermen. Com amplo favoritismo para retornar ao morro dos ventos, vê sua candidatura ser ameaçada por esses problemas internos. Para piorar a situação, três vereadores votaram na famigerada, vergonhosa e imoral bolsa eleitoreira do Valmir. Caso o Ministério Público passe batido, essa bolsa será capaz de causar um sério estrago nas pretensões do Darci.

Como o Darci terá que adotar um discurso forte de oposição ao atual prefeito, poderá cair em contradição na campanha. Como combater um prefeito que teve apoio e sustentação política do PT? Não parece incoerente? Como denunciar a famigerada bolsa eleitoreira se a bancada petista votou a favor? Muitas outras contradições aparecerão.

Em conversa com o Darci, ele falou que não tem intenção de deixar o PT e que essa seria uma decisão muito difícil para ele, visto que sua ideologia não mudou. Falou que tem uma forte ligação e eterna gratidão com a militância, a qual classifica como única. Porém, demonstrou angústia com os últimos acontecimentos do partido. Confidenciou-me que após a votação favorável da tal bolsa, com o apoio da bancada do PT, ficou tão chateado que pensou em desistir da candidatura. É bom lembrar que o PT domina a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Bastaria a comissão dar parecer contrário que o projeto de lei nem entraria em votação. Resumindo: o Valmir deve a bolsa eleitoreira exclusivamente ao Partido dos Trabalhadores.

Vários partidos já procuraram o Darci e propuseram filiação com o sonho de ter em seu quadro o único homem capaz de derrotar o Valmir. Já plantaram boatos e até criaram Fake em seu nome. É natural que qualquer líder partidário agarre a chance de ter o comando do morro dos ventos. Apesar da resistência do Darci em deixar o PT, apesar do seu apego ideológico, talvez essa seja sua única opção para disputar com tranquilidade a eleição 2016. 

Na atual conjuntura, com o posicionamento da bancada do PT, vejo como improvável a permanência do Darci. Caso se confirme, um grande número de filiados deverão acompanhá-lo em sua decisão.

2 comentários:

  1. Luiz vc tá brincando quando diz que Darci é o único que pode derrotar o atual prefeito, qualquer um, digo qualquer um mesmo vence esse prefeito na proxima eleiçao, ele já sabe disso, tanto que nem liga mais pra cidade, fica só curtindo e bebendo com os mais proximos, e te digo mais, depois da eleiçao esse velhote vai ter que procurar outra cidade pra viver... pq aqui ninguem vai bater mais selfie com ele depois não.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir