Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

HISTÓRIA DE PARAUAPEBAS

Tive o acesso privilegiado à obra do dr. Miguel Reis (oftalmologista) que conta a História de Parauapebas. Foi uma grata surpresa! Trata-se de um registro inédito dos fatores históricos que contribuíram decisivamente para a criação do nosso povoado e da nossa cidade. O autor reúne um importante acervo de pesquisa que nos faz viajar pela exploração da borracha em nossa macro-região, a exploração dos castanhais, dos garimpos, até a descoberta do minério de Carajás. 

A pesquisa nos mostra com riqueza de detalhes a influência dos índios Xikrin na nossa identidade cultural, além de trazer conflitos como a Guerrilha do Araguaia e Guerra dos Perdidos. Poucos sabem, mas tudo isso contribuiu com o início de nossa história. 

Certidão de nascimento X Identidade


Se o Decreto assinado pelo então governador Hélio Gueiros reconhecendo a nossa emancipação é a nossa Certidão de Nascimento, posso afirmar que o livro do dr. Miguel Reis é a Identidade (RG) do nosso município. É uma obra inédita que reúne num só volume várias informações importantes sobre Parauapebas. Até agora essa tem sido a nossa principal dificuldade, pois o que temos escrito sobre o nosso município está fragmentado e com difícil acesso. Sem dúvida nenhuma será uma importante fonte de pesquisa para estudantes, professores e para qualquer um que queira ficar informado sobre nossa terra.

É uma leitura leve, agradável e com muita honestidade. No livro os fatos e os personagens são tratados de forma equitativa sem falsos heróis, sem ufanismo e sem privilegiar personalidades políticas. Destaque para as gravuras inéditas que são verdadeiras obras de arte.

Estamos aguardando ansiosos o lançamento dessa obra inédita em Parauapebas. Vale a pena conferir.

5 comentários:

  1. Boa tarde, onde consigo encontrar esse livro???

    ResponderExcluir
  2. E assim, de escritor e escritor Parauapebas vai mostrando a sua cara. Que venha mais este e outros mais. Estamos aguardando o lançamento.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Luis pela generosa crítica . Devo lançar o livro em março , a data exata ainda a definir , vou tentar vende-lo na livraria do shopping .Grato pela atenção

    ResponderExcluir
  4. Como Historiador que sou e estudioso da História da região, estou ansioso pra conhecer essa obra. Parabéns ao blogger pela iniciativa!! Ressaltando que to de olho em um desses presentes...rsrsrsr!!!

    ResponderExcluir
  5. É com prazer que recebo a noticia de um escritor relatando seus estudos sobre nossa região. Espero que nossas autoridades escolares incluam estes e outros trabalhos sobre a região, para que os alunos que pouco ou quase nada leem, muita das vezes por falta de oportunidade (recursos).
    Lidio José Oliveira

    ResponderExcluir