Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

COLUNA DO LEITOR - 2015: O ANO QUE ENFIM,TERMINOU.

Por antonino Brito

O apagar das luzes de 2015 trará para muitos lembranças de um ano em que a ordem natural das coisas sofreu alguns solavancos. Na área econômica o país conheceu a força de crise internacional, e com a ajuda e incompetência de setores específicos do governo federal, viu a crise dar sinais claros e sofremos um ano de economia com crescimento negativo. Na área esportiva vimos nossos maiores representantes do esporte mais amado dos Brasileiros, o futebol, serem presos e denunciados no maior esquema de corrupção do futebol mundial. Na questão ambiental fomos atingidos de morte com a destruição do Rio Doce, e a consequente extinção de suas centenas de animais que tiravam de suas águas a vida, levando ainda esse desastre ao mar e provocando danos irreparáveis, que está causando e causará no futuro, uma mudança radical na vida das pessoas que viviam as margens dos longos quinhentos quilômetros do rio de lama.

Ainda na esfera nacional, tivemos um ingrediente novo que foi o prolongamento da disputa eleitoral, trazendo para a ordem do dia politico as mesmas táticas aplicadas na campanha. Com o posicionamento do Supremo de colocar ordem na casa (já na ultima semana de trabalhos do ano), trazendo pra si a responsabilidade de guardião da constituição, este aditamento eleitoral iniciado logo após as eleições de 2014, termina enfim em 2015. Claro que a questão do impeachment está colocada e entrará em 2016, mas o fato é que agora o trâmite não se dará mais ao bel prazer dos auto-intitulados arautos da ética e da moral, e sim, pelas regras legais que devem balizar decisões de tamanha envergadura.

Muitos assuntos vieram a baila nos noticiários e resenhas politicas este ano, mas no fundo o que norteou todas as discussões em 2015 foram as denuncias de corrupção. Em tempo algum tivemos tão grande número de ações dos órgãos de controle no combate a corrupção quanto agora. Em 2015 todas as esferas de poder foram atingidas palas denúncias de corrupção ativa ou passiva e tivemos um sem numero de vereadores, deputados estaduais e federais, governadores, senadores, juízes e desembargadores citados, intimados ou presos por envolvimento em escândalos diversos, todos tendo como pano de fundo a corrupção.

Em Parauapebas tivemos um ano ímpar na administração pública. Os fatos ocorridos com os até agora desdobramentos das operações da policia federal , ministério publico , GAECO, foram de deixar de queixo caído o parauapebense mais desavisado ao acordar. Vejamos alguns fatos interessantes: o ano politico começou com a formação do grupo de oposição que se intitulou G5, depois chegou a G8 e protagonizou um momento que hoje é visto com ressalvas por muitos cientistas políticos contemporâneos. Em Maio a operação filisteu sacudiu a cidade e trouxe outros desdobramentos nos meses seguintes. A câmara finda o ano com 21 vereadores, sem contar com a renúncia do vereador ate então mais experiente da casa. Como assim 21 vereadores? É simples de explicar: Temos 15 vereadores efetivos, pois mesmo os suplentes estão empossados e tem todas as prerrogativas dos empossados em primeiro de janeiro de 2013; temos 5 afastados por medida judicial e estão recorrendo em instâncias superiores para retornarem ao mandato e por fim, temos uma primeira suplente que assumiu a cadeira e foi também por mandado judicial afastada do cargo sendo assim a sexta vereadora afastada buscando voltar judicialmente. A prefeitura foi diversas vezes invadida por policias que vasculharam todas as dependências do prédio e em tais ações recolheram grandes volumes de documentos. A operação Filisteu fez busca e apreensão nas casas de diversas autoridades municipais como prefeito, vereadores, secretários municipais e também de empresários denunciados. Secretários municipais presos, vereadores presos, vereadores afastados, troca troca de secretários. Realmente o ano de 2015 entrou para a historia como o ano mais turbulento da politica municipal. Muitos gostariam de acordar em primeiro de janeiro de 2016 e olhar para traz como se fosse só um sonho (ou pesadelo).

Eu acredito em um 2016 melhor. Um 2016 em que as pessoas possam olhar mais para o futuro e que tracem seus objetivos nos bons exemplos aprendidos ao longo da vida. Que as questões politicas sejam resolvidas com sabedoria e paz, buscando sempre o bem comum, que é no final de tudo a base de uma sociedade democrática.



Que tenhamos um abençoado 2016.

2 comentários:

  1. Eu acredito que a partir de 02 de outubro voltaremos a sonhar com 2017 melhor para Parauapebas. Até lá parabéns pela retrospectiva 2015.

    ResponderExcluir
  2. Leitura clara e objetiva... Parabéns.
    Em 2016 a população terá a oportunidade de mudar a Base da Política nacional.
    Cada Prefeito e cada Veredor eleito serão fruto da escolha só dito povo.
    Sonho com o fim da imbelizacao e com escolhas motivadas pelo bem comum.

    ResponderExcluir