Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de agosto de 2014

COLUNA DO LEITOR

                          Domingo a tarde: Fumaça e Placas 

 Por Antonino Brito



     Duas coisas me  chamaram a atenção no ultimo domingo a tarde ao sair de casa após o almoço, por volta das 14h. Fui dar uma volta por Parauapebas sem roteiro ou destino pre-definidos, como não raro faço,  indo aos vários bairros ver quais as novidades da nossa cidade. 

      Em pouco mais de 2h fui do COMPLEXO ALTAMIRA  ao  CIDADE JARDIM passando por Cidade Nova, União, Liberdade 1 e 2,  Rio Verde, B. Da paz e Guanabara onde parei para tomar um sorvete. Detalhe: ao preço de cinquenta centavos a bola, não ficou  nada a dever em sabor aos de $3 ou mais  por ai. Em outras oportunidades fiz este trajeto no COMPLEXO IPIRANGA e VS 10 incluindo o São Lucas.

        O que chamou minha atenção foi o grande numero de FOCOS de INCÊNDIO na zona urbana do município, o que é facilmente percebido ao vermos as muitas colunas de fumaça em vários bairros da cidade com uma concentração maior  no complexo Cidade Jardim. Outro fator que demonstra o avanço das queimadas é a mudança da paisagem dos morros que, além de serem arrancados por força da ação dos empreendimentos imobiliários, os restantes apresentam uma cor cinza devido aos incêndios, deixando a cidade menos verde.  

          Ainda falando da fumaça, vê-se a olho nu a falta  de fiscalização que coíba tais ações ou se há, é no minimo insuficiente tal a ineficácia apresentada.

           Quanto a outra questão que mereceu atenção de minha parte, é o grande numero de PLACAS DE VENDE-SE e  ALUGA-SE encontradas nos diversos bairros com destaque novamente ao Cidade Jardim, que concentra a grande maioria destas placas. As causas podem ser diversas incluindo ai o alto preço das parcelas dos lotes como também o  reflexo da economia local. Fato é que toda cidade tem seu período de expansão  e retração imobiliária, e estamos no período de leve retração, o que significa a quebra financeira de alguns e a oportunidade de ganhar dinheiro para outros.

          Não sou o primeiro a falar destes assuntos e vou ater-me somente as constatações, mas deixo aqui a sugestão que façamos todos nós cidadãos, uma reflexão quanto ao nosso posicionamento frente a tais questões.

Observação: Se você leitor tem algum texto e gostaria de ver publicado aqui, mande por e-mail para luizvieira2006@yahoo.com.br 






                                                                       

Um comentário:

  1. importante para mim inaugurar esta coluna com este artigo,um artigo leve,mas que trás constatações relevantes a nós munícipes.

    ResponderExcluir