Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de julho de 2014

De volta a realidade

Depois de uma pequena temporada na Europa o Blogger está de volta com carga total. Apesar de ser uma viagem de férias onde deveria me concentrar exclusivamente nas belezas do Velho Continente, não consegui me desligar da realidade política de Parauapebas. Acompanhei de perto por exemplo (graças aos meus correspondentes direto do ninho no Morro dos Ventos), a mais uma tentativa do governo Valmir de levar o PT para dentro do seu governo.

Tentativa de vender o PT para Valmir é frustrada mais uma vez


Por pouco eu não chego em Parauapebas e encontro uma realidade medonha e caótica. Mais uma vez o ex-petista e atual lacaio do Valmir tentou colocar o PT na vala comum da política e assim jogar uma pá de cal (ou seria um pá?) na sua história em Parauapebas. Dessa vez a negociação avançou bastante e por pouco não se concretiza.

Felizmente os bravos guerreiros petistas não se deixaram seduzir por promessas de cargos e secretarias e resistiram bravamente. Para felicidade de uns e desespero de outros o noivado foi mais uma vez rompido (ou adiado). Felicidade para os verdadeiros petistas que não se sucumbem a negociações espúrias e conchavos secretos; desespero para quem acha que não consegue mais viver na oposição depois de ter passado oito anos no poder ou se beneficiando de alguma forma dele.

A negociação entre outras coisas, estava condicionada ao apoio incondicional a candidatura do Gesmar e a desistência da candidatura da vereadora Eliene Soares a Deputada Estadual. Se concretizada essa seria a negociação mais desastrosa e danosa para Parauapebas e para o Partido dos Trabalhadores. Enterraria de vez sua pretensão de voltar ao governo de Parauapebas.

As vezes o poder cega


Sabe o que é um professor passar um mês inteiro ensinando a uma criança uma simples operação de adição como 2+2 e no final o aluno ainda dar a resposta errada? É tão óbvio que o professor não compreende como o seu aluno não possa aprender uma coisa tão simples assim. Estupidez mesmo! Acontece que esse aluno passou por um grande trauma e não consegue enxergar o óbvio.

É mais ou menos isso o que está acontecendo. As pessoas com algum senso e um mínimo de compreensão se perguntam como é que alguém ligado ao PT ainda cogite a mínima possibilidade de aliança com Valmir diante da atual conjuntura! E antes que me chamem de radical, coloco um ponto de vista que já abordei outras vezes: em política as alianças são possíveis e salutares num regime democrático. O PT não é melhor do que os que comandam atualmente a prefeitura e nem Valmir é pior ou melhor do que a turma do PT. Apenas possuem pontos de vistas diferentes e usam metodologias e ideologias diferenciadas para administrar. Assim, uma aliança política em prol do município seria perfeitamente compreensível. Porém, essa aliança teria que ser pautada na ética, na transparência e nos propósitos mais elevados.

E por que essa aliança da forma como vem sendo construída não pode dar certo? Simplesmente porque está alicerçada na traição, no tirar proveito, na infidelidade e no baixo espírito de civilização. Está claro e tão cristalino que não entendo como alguém ainda é incapaz de ver.

Uma aliança política teria que ser debatida amplarmente, teria que se colocar todos os termos na mesa. O PT precisaria estar convencido de que o projeto do Valmir é de fato o melhor para a sociedade e disposto a abraçar esse projeto com todas as forças. Teria que estar disposto a se comprometer com a reeleição do Valmir. Agora eu pergunto: é isso o que está acontecendo? Como o PT pode embarcar numa aventura dessa se nem o secretariado do Valmir, nem os vereadores de sua base confiam nele? Como é que alguém pode confiar num governo tão instável e construído a base de intrigas? Qual seria o papel do PT diante de tantas denúncias de corrupção e de nepotismo? 

Se alguém tiver uma ideia diferente por favor mande sugestão pela caixa de comentários.

6 comentários:

  1. Seja bem vindo meu Capitão. Já estava sentindo falta de uma boa leitura. concordo com sua análise, só nao gostei de você não ter citado o nome do lacaio pois o governo Valmir está entulhado de ex petistas.
    Realmente essa aliança seria uma vergonha. Parabéns a vereadora Eliene que não caiu nesse golpe.

    ResponderExcluir
  2. O PT deveria ter aceitado ir p o governo. Assim, esculhambaria tudo de uma vez

    ResponderExcluir
  3. se eu pudesse dizer o que sei...resumo da opera : entre mortos e feridos salvaram-se todos.

    ResponderExcluir
  4. sou ante PT, mas parabéns para ver ELINE, não se aliando a esse bandido Gesmar, esse cara e formador de grupos políticos pra depois ele vender o grupo, fala quem conhece esse malandro. olhe a cara dele e veja. e o retrato do barbicha Jatene o contra o nosso povo de ser feliz.

    ResponderExcluir
  5. Olá professor Luiz Vieira; agora dono de escola? Eu sempre dou uma olhada com muita atenção no que você escreve e dentro deste tema quero da minha opinião também.
    As negociações entre o Governo Valmir (PSD) com o PT ou com os quatros vereadores ou ainda com deputado Milton (presidente do PT estadual) parecem ter atingido um beco sem saída, e mais a cada dia se estreita mais, não só pela as divergências essencial de programas ou plataformas de governo, mais sim pelo os interesses pessoais que cada um tem nesse jogo vejamos;
    a) O PT de Parauapebas estar sofrendo de depressão com a ausência do seu marujo Darci, desta forma o desse mal não ver nos seus lideres atuais condições para lidera o partido/coletivo, todos! Incluindo os ex-secretários que se enveredaram nas suas careiras pessoais e capitalistas, dessa forma o PT encontra-se sem um líder com leitura e compreensão da conjuntura política do município e do próprio PT, esse correndo o risco de se apequenar-se nas eleições seguintes.
    b) Neste mar turbulento da política local brota os espertalhões, os mais sabidos, os iluminados, os engenheiros políticos que pra tudo dar-se um jeitinho quem são eles, do grupo dos espertalhões estão os vereadores do PT, os mesmos aparentam ser da oposição para ganhar algum do governo de Valmir, o fato é suas atuações no parlamento.
    c) Os mais sabidos, em um pensamento, vontade e desejo de ganhar algo ($) também neste momento age de forma traiçoeira e gananciosa, se atira ao mar (eleições), colocando seu coletivo em risco em detrimento de um acordo detendo se viabilizar em outra eleição.
    d) Já dizia o dito popular não pode colocar raposa para vigia o galinheiro, vejamos os engenheiros políticos Milton/Berto presidente do PT estadual, Deputado e candidato a deputado federal, esse não titubeou com as oportunidades apresentada pelo o Gemar, abocanhou tudo, numa construção maluca de uma aliança do PT e PSD em 2020, esse moço colocou no bolso o PT do município e os vereadores, há Darci...
    Certo que de óculos, ou com binóculos, vamos ficando preocupados com o governo da mudança, pois, parece que um dos núcleos do governo Valmir comandado por Queroga, não quer o PT no governo da mudança, já outro liderado pelo o candidato quer mesmo é neutralizar o PT nesta eleição, assim 2016 o PT não teria se recuperado da sua infecção política interna assim não teria condições de disputar os rumos de Parauapebas.
    Portanto senhores petistas; Quem com porcos se mistura, farelos come. Na melhor das hipóteses, a referência às más companhias é Dize-me com quem andas e eu te direi quem és. Fico triste porque os esforços de muitos militantes em investir no PT e na política local e agora tudo vão pelo ralo da ganância dos políticos espertalhões que golpeiam a quem não se alia às suas práticas injuriosas, mas dão a mão a quem é corrupto e quer passar a vida no bem bom, às custas da miséria do povo que lhes dá confiança.

    Realida

    ResponderExcluir
  6. Essa tentativa espúria de barganha, é a paga que recebemos dos "nossos" anti-líderes por termos ajudado a criar o PT neste município. Como não diriam os adolescentes: "eu mereço!"

    ResponderExcluir