Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de março de 2016

UM TESOURO ESCONDIDO

Nesse fim de semana tive acesso a obra da escritora de Parauapebas Carmem Garuzzi. Lançado em 2012 pela editora Amazônia, o livro "Amazônia: eu conto e me encontro" no estilo literatura juvenil, se apresenta como uma grande surpresa aos amantes de uma boa leitura e, principalmente aos que buscam conhecer os encantos e mistérios desse magnífico espaço chamado Amazônia.

Os amantes da música popular brasileira consideram que o cantor que melhor decifrou e traduziu São Paulo foi o baiano Caetano Veloso através da música Sampa.  Nem um paulista conseguiu até hoje falar de São Paulo tão bem quanto ele. Após ler o livro Amazônia, me atrevo a dizer o seguinte: ninguém decifrou e traduziu tão bem a Amazônia como a capixaba Carmem Garuzzi. Exagero? então leia a sua obra e vai entender o que estou falando.

A obra de Garuzzi reúne deliciosos contos que trazem para a nossa rotina os mistérios, as lendas, os mitos, os encantamentos, os rituais, as magias e, principalmente a vivência desse admirável povo nativo. Carmem consegue dar um toque de romantismo e descreve poeticamente sobre esses personagens, fazendo o leitor ficar hipnotizado do começo ao fim com as maravilhosas aventuras.

Não vou me aprofundar nos contos aqui para não estragar a surpresa que aguarda o leitor. São 77 páginas para se degustar numa sentada. A escritora Carmem Garuzzi é daquelas que merecem lugar de destaque na galeria dos consagrados da literatura. Consegue de forma mágica encantar o leitor com a naturalidade e leveza típicas dos grandes escritores. Sua obra é sobre contos amazônicos, mas poderia ser poesia, romance, história ou qualquer gênero literário. Foi escrita como literatura juvenil, mas é adequada para crianças dos 6 aos 90 anos. Leia e encante-se você também!

9 comentários:

  1. Se é sobre a Amazônia me interessa. Onde encontrá-lo? Como consegui-lo? É que não pude ir ao evento de lançamento da "nossa" imortal no sábado. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a própria escritora vai te responder.

      Excluir
    2. Olá. Pode encontrar comigo mesma rsrs Tel: 94 981994228. Abracao!Carmem Garuzzi

      Excluir
    3. Luiz, obrigada pelas lindas palavras.
      Sinto-me de fato, honrada por tão graciosas palavras!
      Escrever sobre a Amazônia, para quem a conhece e a ama... não é tarefa tão difícil!
      Difícil mesmo é ter o prazer indescritível de conhecê-la, vivê-la... amá-la!
      Porque só se ama... o que se conhece!!
      O que os olhos vêem... a alma sente.. assim é a relação do homem com a floresta!

      Excluir
  2. É uma obra encantadora tanto quanto a escritora que é linda por dentro e por fora..linda pessoa do meu agrado..

    ResponderExcluir
  3. Puxa! Rapaz, você deveria se tornar crítico literário. Alias, ja é. Só falta ser descoberto. Fiquei morrendo de vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Carmen Garuzzi pela bela obra . Luiz muito boa sua crítica literária com uma percepção ímpar , logo se tornará referencia regional para esse tipo de trabalho . Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Miguel! Concordo com você, Luiz tem um olhar refinado e aguçado para a literatura!

      Excluir