Quem faz o Caminho de Santiago não volta a mesma pessoa. Isso é completamente impossível. Como já citei aqui, você é tomado pelo "espírito do Caminho" e vai sendo transformado aos poucos ao longo do percurso.
Para quem tem muita fé e determinação, os quase 800 quilômetros que separam Saint Jean Pierre de Port na França até Santiago de Compostela na Espanha passa a ser muito mais que uma caminhada. É uma maratona onde você compete consigo mesmo, onde o maior desafio é conhecer e ultrapassar seus limites. Nessa maratona você tem que descobrir o seu tempo de caminhada: nem devagar nem muito rápido. O importante é caminhar observando tudo a sua volta e assim aprender e perceber o que a natureza tem a lhe mostrar.
Para quem quiser encarar esse desafio, não precisa ser atleta e nem estar acostumado a longas caminhadas. Basta estar com a saúde em dia e conseguir uns 05 dias a mais de suas férias pois toda a caminhada mais a viagem ida e volta vai lhe consumir 35 dias. Se você é um bom funcionário e tem um patrão cuca fria isso não vai ser difícil, mas encontrei peregrinos que deixaram o emprego que não estava lhe realizando e resolveu dar um tempo para reflexão justamente no Caminho de Santiago. Seja qual for sua realidade vai valer muito a pena.
Na próxima terça abordarei sobre as mudanças que o Caminho lhe proporciona.
Boa viagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário