Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de julho de 2013

MANIFESTO DA VEREADORA ELIENE SOARES-PT

PODER LEGISLATIVO
CÂMARA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
GABINETE DA VEREADORA ELIENE SOARES – PT


            Caros cidadãos e cidadãs de Parauapebas,

Vereadora Eliene Soares-Líder da Bancada do PT
Dirijo-me a vocês para fazer alguns esclarecimentos e falar sobre a minha indignação diante do ocorrido no dia 29 de junho, às 9h, durante a Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Parauapebas, na qual foi votado o Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, solicitando abertura de crédito adicional especial. Durante todos esses meses, desde que assumi meu mandato naquela Casa, o Regimento Interno nunca foi cumprido, de forma que todas as sessões só começam com no mínimo uma hora de atraso. Mas na referida sessão, estranhamente, além da pontualidade, anteciparam o horário em uma hora. A sessão que fora marcada para começar às 10 horas iniciou às 9 horas. Pior ainda foi a duração de 13 minutos para votar e discutir um projeto de lei tão importante. Tratava-se da aprovação de um credito adicional especial de mais de 200 milhões para o prefeito gastar. O que era para ser uma sessão de muito debate onde nós poderíamos apresentar ao povo os prós e os contras desse projeto, acabou sendo uma sessão fictícia que durou apenas 13 minutos.
A referida manobra teve como objetivo afastar o povo da sessão e evitar a nossa participação no debate. Não é preciso ser um especialista em orçamento para perceber que o projeto era cheio de falhas, grosseiro e prejudicial à sociedade, pois nem sequer detalhava onde e como o dinheiro seria gasto. Os vereadores a favor da aprovação do projeto sabiam que com os argumentos que apresentaríamos, no mínimo esse projeto voltaria para que o prefeito fizesse as devidas correções. Por isso, o projeto foi votado às escondidas sem a presença do povo e, principalmente sem a presença dos vereadores de oposição.
Como Vereadora de oposição, comprometida com a transparência e com a responsabilidade na aplicação das verbas públicas não sou contra a autorização do crédito especial, pois se trata de excesso de arrecadação gerada pelo nosso município. Sou contra a forma como ele foi apresentado e votado. Um projeto de tamanha importância deveria ser levado ao conhecimento da população e debatido exaustivamente. O Prefeito Municipal deveria ter apresentando o referido projeto após uma discussão com os vereadores para demonstrar a real necessidade de crédito adicional, tendo em vista que não foram apresentados os gastos e licitações realizados com o orçamento inicial. Sabemos que existe um orçamento grandioso em nosso município (1 bilhão e 14 milhões de reais). Até agora, apesar do dinheiro estar sobrando, não vimos nenhuma obra iniciada ou mesmo licitada. Até as obras iniciadas no governo anterior e com dotação orçamentária para serem concluídas estão quase paradas. Por isso a nossa preocupação e contrariedade em relação à aprovação do Projeto de Lei.
Venho pedir o apoio e a mobilização de todos para que possamos barrar esse desrespeito para com a sociedade. Só os Vereadores de oposição pouco poderão fazer, pois são a minoria. Mas com o apoio de todos, seremos fortes e venceremos essa batalha para o bem do nosso município.


Vereadora Eliene Soares - PT

5 comentários:

  1. Parabéns vereadora Eliene. Enquanto os demais estão de férias passeando nas praias ou em suas fazendas, você está aqui trabalhando e prestando esclarecimentos ao povo. Vamos organizar uma manifestação para balançar a primeira sessão de agosto. Conte comigo!

    ResponderExcluir
  2. Realmente foi uma vergonha. Os vereadores acham que o povo é idiota e burro. Eles que nos aguardem em agosto. Já botei os ovos para gorarem. Cambada de trapaceiros

    ResponderExcluir
  3. Cadê os vereadores do PT que não falam nada? Será que estão esperando uma boquinha do Valmir? Eliene se você quer um conselho não faca como Miquinha e Euzebio. Seja oposição de verdade a esse velhote. Você ainda vai brilhar muito. Parabens

    ResponderExcluir
  4. Político é tudo igual. Parece que essa vereadora é diferente. Quero saber quanto tempo vai durar.

    ResponderExcluir
  5. Companheira, fico feliz em saber que você está atenta às aberrações desta câmara e deste governo caloteiro. Não tenha medo, fiscalize e denuncie tudo que estiver errado, confiamos em você. Parabéns

    ResponderExcluir