Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de julho de 2013

LIÇÕES DA DERROTA DE ANDERSON SILVA


ANDERSON SILVA X CHRIS WEIDMAN


Na madrugada de 06 de julho muitos brasileiros ficaram acordados para assistirem ao que seria o maior fiasco, a maior decepção do UFC. Até então o lutador Anderson Silva era o nosso herói nacional, símbolo de determinação, de vigor e exemplo para a nova geração. Por sua causa muitos brasileiros que jamais pensariam na hipótese de gostar de algum tipo de luta, passaram a acompanhar esse esporte como se fosse futebol. O fato é que Anderson Silva colocou o Brasil no topo em uma modalidade em que os americanos reinavam absolutos.
A luta foi um balde de gelo para quem ficou acordado na madrugada de sábado, dia 06. Quem não viu também ficou perplexo no domingo quando viu a reprise nos canais de esporte. Anderson Silva fez umas firulas, umas gracinhas e foi nocauteado de forma vergonhosa, humilhante. No chão, agarrou-se aos pés do juiz como se não tivesse acreditando no que acabara de acontecer. Os fãs indignados fizeram todo tipo de julgamento: foi marmelada; Anderson amarelou; foi armação para arrumar uma desculpa para se aposentar; Anderson entregou a luta por alguns milhões; foi uma fraude para beneficiar apostadores. Poucos acreditaram no mérito do americano Chris Weidman que estava concentrado e soube aproveitar o momento de vacilo de Anderson. Sem entrar no mérito da questão e sem emitir juízo, até porque não entendo nada de UFC, essa luta me inspirou a pensar no comportamento humano que prevalece na conjuntura atual. Podemos tirar duas grandes lições que são:
1.       Nunca subestime seu adversário (ou inimigo)
No dia-a-dia temos que conviver com diversos tipos de adversários ou até mesmo inimigos. Um velho sábio já dizia que você pode julgar o caráter de um homem pelos seus inimigos. Não existe essa história do bom moço exemplar que não tem inimizade com ninguém. Isso é falso, é superficial e artificial. Se você pensa, se tem opinião, se tem alguma personalidade, inevitavelmente vai cultivar inimigos, em menor ou em maior grau. A vida é uma batalha diária, uma disputa por espaços, por atenção, por amor, por ideologias, por poder, por um lugar ao sol, etc. O mais importante é fazer dessa batalha um “Bom Combate” e escolher as armas e os inimigos certos. Há quem prefere ser inimigo do traficante ou do político corrupto e há também quem prefere ser inimigo de quem luta por justiça ou do Papa. Por isso é que repito o pensamento “você pode julgar o caráter de um homem pelos seus inimigos”.
O bom homem combate o “Bom Combate”. Assim, torna-se regra primordial respeitar seu adversário. Subjugá-lo pode ser sua ruína, sua derrota. Assim aconteceu com Anderson Silva quando de forma desrespeitosa ficou menosprezando o adversário e foi parar na lona. Lembre-se sempre: seu inimigo é muito importante para seu êxito, sua vitória. Por isso tem que ser respeitado e valorizado.

2.       A sociedade não tolera vítimas, perdedores e fracos que desistem.
Parece cruel, mas essa é a realidade. Seja em qual área for a sociedade não tolera perdedor. Não só a sociedade. A natureza é assim, seletiva e impiedosa com os fracos. Esse comportamento “ninguém me quer”,” ninguém me ama”, “ninguém gosta de mim”, “sou mesmo sem sorte”, “o mundo está contra mim”, ´são típicos desvios intoleráveis que vão sendo descartados naturalmente. Seja no trabalho, no amor, na família, na política, na religião ou em qualquer área, as pessoas determinadas, guerreiras, que correm atrás, que não ficam se lastimando, que acreditam no seu potencial, que pensam positivamente, são as mais valorizadas e estão sempre no topo.
Veja o exemplo de Anderson Silva. Seu estilo de luta sempre foi o mesmo que ele usou na última luta. Ele sempre brincou com o adversário, sempre fez firula, sempre menosprezou o adversário. Veja as demais lutas e você confirmará o que estou falando. A questão é que enquanto ele estava vencendo todo mundo aprovava e aplaudia essa estratégia. Bastou uma derrota para o Anderson Silva cair do céu ao inferno. Antes, brincar com o adversário era bonito. Agora todo mundo critica. Viu como a sociedade é cruel e implacável com quem perde?
A principal lição é essa: você não tem a obrigação de ganhar sempre, mas tem a obrigação de sempre lutar. Vença sempre que possível, mas quando perder perca lutando e, se possível, de pé.

5 comentários:

  1. Como diz a minha mãe: "quem procura acha".

    ResponderExcluir
  2. Achei seu texto sensacional. E ainda diz que não entende nada de UFC. Imagine se entendesse? Sou aficionado nesse esporte e leio tudo que se publica sobre UFC. Sua analise foi a melhor que li até agora. E de quebra ainda nos deixa duas belas lições. Parabéns! Escreva mais sobre outros temas.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Vieira. Mande essa para o Pt. Parece que depois que perderam p Valmir todo mundo se escondeu. Até os vereadores mudaram o Pt

    ResponderExcluir
  4. Por falar em PT será que não vai ter PED esse ano? Até agora não conseguiram fazer nem o seminário de informação. O Nilson esta demonstrando que não tem comando. Talvez um golpe de esquerda do Anderson faria essa turma acordar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk. Pura verdade. Estamos sentindo falta da velha guarda. O PT se perdeu pôs poder

      Excluir