Pesquisar este blog

sábado, 11 de maio de 2013

LIÇOES DE SANTIAGO (DIÁRIO DE UM PEREGRINO)

Vamos ser Francos


(Esse teclado nao tem o til. Vai sem til mesmo)
Aqui deveria ter a foto do seu Franco mas nao consegui colar. Veja na outra página intitulada um sorriso franco.
   Lembram que eu falei do italiano de 78 anos que encontrei no caminho? Seu nome é Franco. Andava devagarzinho sem pressa. Todos que passavam ele dava um sorriso e dizia: bueno caminho. Quando passei, me chamou a atençao seus cabelos brancos e seu jeito de andar. Nao resisti, voltei e andei bem devagar por um tempo para conhecer melhor esse italiano. Quisera eu ter tempo para lhe acompanhar por todo o caminho. Com certeza iria ficar muito mais rico.
Seu Franco tem um sorriso encantador. Uma maneira de falar suave que nos envolve como se tivesse algo de hipnótico. Fala espanhol melhor do que eu (claro) e o tempo em que caminhamos juntos aprendi algumas liçoes que quero compartilhar com vocês. A primeira é que nao devemos ter pressa na vida. Tudo se encaminhará no seu rítimo normal e independente da nossa correria o mundo segue tal e qual. Muito sábio seu Franco. Fiquei pensando como nossa vida é corrida! Como vivemos sempre correndo atrás de coisas que parecem intangíveis e sempre queremos mais e mais. Quando escalamos uma montanha, chegamos ao topo cansados e já nos sentimos na obrigaçao de buscar outra montanha. Para que? Qual o objetivo de tanta correria? O que isso está acrescentando em nossa vida. Muitas vezes nessa correria, nessa pressa, deixamos para trás família, amigos, e outras coisas importantes que só nos damos conta quando já ficaram para trás, muito para trás que nao tem mais como alcancarmos. Um passo de cada vez, sem pressa. Nao importa como anda, mas como chegar. Falou e disse seu Franco. (Nesse momento escrevo com os olhos marejados).
Outra liçao muito importante que aprendi com seu Franco é que devemos sempre ver o lado bom da vida, apreciar as coisas boas que a natureza nos oferece. Aí me lembrei do texto que escrevi recentemente chamado "O Tesouro". Disse ele: se você encontrar fezes no seu caminho, nao veja como fezes. Veja estrumes que vao adubar a terra e ajudar a produzir alimentos que vao te alimentar ou produzir flores que vao enfeitar sua vida. Nós temos a péssima mania de nos ater às coisas negativas da vida que na maioria das vezes somos nós que as criamos. Nos concentramos tanto nessas coisas que esquecemos de apreciar e aproveitas as coisas boas. Com certeze seu Franco sabe apreciar muito bem a vida. No caminho ele observava com entusiasmo as flores, as borboletas e os pássaros. Vez por outra parava e fazia um comentário sobre um desses elementos.
Perguntei ao seu Franco onde ele encontrava tanta força e disposiçao para chegar aos 78 anos com essa vitalidade, com essa alegria? Com simpatia me disse: sorria sempre meu rapaz. Mantenha seu bom humor. Quando achar algo difícil, sorria. Quando encontrar alguém mau humorado, sorria. O sorriso é o antídoto para tudo nessa vida. Veja sempre o lado bom das pessoas e procure contaminá-las com boas atitudes. Ninguém é tao mal que nao seja capaz de se sensibilizar com algo bom. Nao leve tudo tao a sério e viva com leveza. Concordo com seu Franco em número, gênero e grau.
Notei que a mochila do seu Franco era pequena e leve. Perguntei se tinha outra bagagem no carro de apoio. É que muitos no caminho contratam esse serviço para carregar suas bagagens. Ele me respondeu que tudo o que precisava para seguir no caminho estava naquela mochila. Duas mudas de roupa, material de higiene, e tres frutas. Lembrou que comer pouco ajuda a caminhar bem e a viver melhor. Pensei: na próxima parada vou deixar a metade das coisas que carrego no albergue. Servirá a outro peregrino.
Andei mais um pouco com seu Franco até que ele disse que daria uma pausa para descansar e que eu poderia seguir adiante. Pedi para tirar uma foto, me despedi emocionado e segui o meu caminho. Deus queira que eu encontre outros francos nessa minha caminhada.

2 comentários:

  1. Também gostaria de conhecer o Seu Franco!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, né??? Não deu prioridade pro inglês.... rsrsr .. Boa caminhada! Vá se esforçando e lembrando nossas aulas que vc consegue! Alípio

    ResponderExcluir