Pesquisar este blog

sábado, 13 de abril de 2013

CASTANHA DO BRASIL???

Ontem no Globo Repórter a Rede Globo exibiu uma matéria sobre os alimentos milagrosos que existem, principalmente no Brasil, dentre eles a Castanha-do-Pará. Porém, apresentou nosso alimento como Castanha-do-Brasil. Do Brasil?
Engraçado que a grande mídia sempre desdenhou a Região Norte, em especial o Pará. Sempre ressaltou nossas mazelas, nossos problemas e deu destaque principalmente para a violência. Apesar do nosso Estado ser um paraíso tropical que está atraindo cada vez mais gente do mundo inteiro, recentemente a Globo exibiu uma novelinha que nos mostrou de forma deturpada: um bando de caboclos ignorantes e mesmo assim, as cenas daqui foram as menores possíveis. Diferente de quando mostrou outros Estados nas suas telenovelas.
Agora inventam essa de Castanha-do-Brasil. Do Brasil? O cacete. É Castanha-do-Pará, do PARÁ. Pode ser do Brasil, porque esse é o nosso país, mas nada de esconder seu nome original.
Espero que as autoridades paraenses reajam contra essa palhaçada. Alô Jatene, você não fez tanta questão de exaltar o Pará para destruir o nosso sonho de construirmos o Estado do Carajás? E agora? Vê se bota pra quebrar e enquadre esses lunáticos.
Outro dia os japoneses tentaram nos roubar a patente do açaí. Agora o Pará não pode perder mais essa. A Castanha é nossa!!!
Povo Paraense, vamos à luta!

9 comentários:

  1. Eu vi aquela palhaçada e fiquei indignado. Realmente o povo do Pará tem que levantar sua auto-estima e aprender a se valorizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, é verdade que o Japão já patenteou a nossa Castanha-do-Pará como deles? Eu também estou indignada. Isso não pode ficar assim. Eu fui comprar castanhas e vi no rótulo: Castanha do Brasil. Paraenses vamos à luta!!!

      Excluir
  2. Belíssimo texto! Concordo com você. Há tantas belezas no Pará que o Brasil não conhece. Eu só conheci porque já morei aí. Saudades!

    ResponderExcluir
  3. verdade! concordo plenamente com tudo isso q vc falou

    ResponderExcluir
  4. Inventam essa de Castanha do Brasil??? Com todo respeito Sr. Luiz Vieira. Mas a Castanha do Brasil é assim chamada, oficialmente, pelo menos desde 1967, de acordo com o Ministério da Agricultura. que histórioa é essa de dizer que o nome original é "Castanha do Pará??? No Acre ela é chamada de Castanha do Acre. Alias, para informação, historicamente o Acre foi o maior produtor desta castanha, e desde 2009 vem perdendo o 1º lugar para o estado do Amazonas. Por tanto, o Pará sequer é o maior produtor desta castanha. diga-se de passagem que, o Pará pouco faz para melhorar sua produção, ao contrário do Amazonas e Acre que investem bastante nesse setor. e digo mais, o maior exportador dessa castanha é a Bolivia, onde a chamam de "nuez del Brasil" e "almendra del beni". No Peru a chamam de castaño de madre de dios. Porque não lanças uma discusão em seu blog a respeito da falta de incentivo na produção da "CASTANHA DO BRASIL", ao invez de ficar revindicando apenas o nome, como se o nome fosse melhorar em alguma coisa a situação do nosso povo paraense.
    Engraçado que o Acre não revindica o nome "Castanha do Acre" já que é assim que é chamada a castanha. Mas eles não estão preocupados com coisas pequenas, pois estão trabalhando duro na produção, competindo de igual a igual com o estado do Amazonas. E o Pará??? está fazendo o que mesmo??? revindicando o nome?? só isso??? ahahahaha faz-me rir..
    Abraços respeitosos
    Patricia Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo das 11:32. Seu texto é uma verdadeira fonte de pesquisa. Muito bem elaborado. Merecia ser assinado. Concordo com sua sugestão, mas popularmente a castanha é conhecida como do Pará. A etmologia não tira o nosso mérito nem desmerece a nossa pretensão. Agora estou na Espanha e trouxe um pote com 500 g. Sempre ofereço aos peregrinos gringos e eles reconhecem como castanha-do-Pará.
      Obrigado pelo seu comentário. Continue nos prestigiando com suas idéias e informações.

      Excluir
    2. Olá Luiz perdão por voltar apenas agora. Bem, primeiro gostaria de dizer que apesar de ter sido possível me identificar ao inicio, pois avesso a minha vontade fui identificada como anônimo, após meus abraços respeitosos eu me identifiquei como Patricia Pereira, mas se prefere nome todo , me chamo Patricia Freitas Pereira. bem...Eu também gostaria que o mundo todo a chama-se de castanha do Pará. É assim que eu a chamo desde pequena, mas tento ter bom senso, pois quando falamos em popularmente, devemos nos atentar para "onde". No Acre sempre foi chamada de "Castanha do Acre" popularmente. Fora do Brasil ela é chamada de vários nomes. Na Itália a chamam de "Castanha das Américas" e também como "Castanha do Brasil". Ela não é nativa só do Pará. existe em outros estados e países. Você encontrará em todo o mundo pessoas que a reconhecem como castanha do Pará e também com outros nomes. Orazio Cattani, chefe de cozinha, Italiano, que já trabalhou em vários lugares da Europa, sempre a conheceu como castanha das Américas.Assim a chamam no setor da culinária. Apenas a dois anos ele vem a chamando de castanha do Pará, isso porque ele hoje vive no norte do Brasil, e eu sempre o incentivei a chamar a castanha como se chama por aqui. Eu sempre a chamarei de castanha do Pará, apenas reflito sobre o nosso direito de impor aos outros algo tão regional como o nome de algo. assim como chamamos o taperebá aqui no norte, mas o picolé da Kibon diz que é Cajá. Vou te contar uma historinha. Eu nasci no Sul do Brasil, vim pro Norte com meu pai, mãe e mais 5 irmãos a muitos e muitos anos. No sul minha mãe fazia um prato doce que a chamávamos de "canjica". Mas ao chegar no Norte esse prato era chamado de "mingau de milho" A receita é exatamente a mesma. Minha mãe me ensinou a respeitar a região Norte e passei a chamar o prato de "mingau de milho" apesar de estar escrito em letras grandes na embalagem da matéria-prima principal: "CANJICA". E esta matéria- prima, certamente não era produzida no Pará, pelo menos não a 35 anos atrás. Agora!, Que tal voltarmos a ser o primeiro produtor desta castanha??, e se não é sonhar muito, pelo menos o segundo exportar mundial (que hoje é o EUA)?? como disse anteriormente, daqui a pouco não teremos um pé de castanha em nosso estado. Um "nome" é muito pouco diante do que o Pará pode alcançar em relação a esta castanha, desde que queira e tome as medias necessárias. Abraços respeitosos, sempre.
      Patricia Freitas Pereira patriciafreitasp@yahoo.com.br

      Excluir
    3. Oi Patricia Freitas Pereira, prazer em tê-la aqui novamente. Mais uma vez gostei muito da sua abordagem e do seu espírito de pesquisadora. Realmente me empolguei com a história da castanha-do-Pará que nem me dei ao trabalho de investigar. Fui tomado pelo senso comum. Valeu pelo "puxão de orelha". Que tal aparecer aqui mais vezes? Que tal participar desse Blog com algumas matérias? Para mim seria um privilégio.
      Prazer em conhecê-la virtualmente.

      Excluir
  5. Ola sr. Luiz Vieira, fiquei indignado com a Falta de ação, desse povo paraense, estão dominando tudo no Pará, inclusive a Castanha, que É, Foi e Sempre será do Pará, ppos em 1568, um padre chamado Joaquim dd Jacobima identificou no Estado DO PARÁ a primeira e specie de arvore que produzia uma "BOLA", na qual se abriu com um Facão e se retirou uma especie de Amêndoa, que se denominou Castanha, do Estado do Pará, logo em seguida retiraram mudas e adistribuiram por outros estados do Norte, então lhe dou Congratulações por te expressado tão meticulozamente bem... Sou seu Fan!!!

    ResponderExcluir