Hoje, 26 de abril, feriado de Corpus Christi, infelizmente temos que lembrar do aniversário de um ano da famosa "Operação Filisteus". Quem não se lembra do terremoto que sacudiu nossa cidade! Um ano depois, o povo já esfria as esperanças de ver a justiça sendo feita aqui no nosso município. O município vizinho - Marabá - teve o prefeito afastado por um juiz de primeira instância por uma dívida ao Instituto dos Servidores que chegou a $14 milhões. Aqui, o procurador Nelson Medrado fala em desvio de mais de $1 bilhão e nada acontece. Assim, fica no ar a sensação de impunidade e a desconfiança de que o dinheiro compra tudo. O prefeito e sua equipe continua agindo como se estivessem acima da lei e sambando na cara da justiça.
Sobrou para a oposição
O procurador Nelson Medrado falou na época que o que descobriram na câmara era brincadeira de criança em relação ao que tinha na prefeitura. Mas até agora, só as crianças perderam parte do pirulito. Coincidentemente, os vereadores que denunciaram o prefeito Valmir e que atraíram o MP com o GAECO para cá foram os que pagaram o pato. Josineto e Zé Arenes foram presos e perderam o mandato. Os outros que também assinaram a denúncia contra o prefeito ficaram tão amedrontados que resolveram "fumar o cachimbo da paz" e aceitaram a proteção do Valmir. Quando viram que a corda arrebentou do lado deles e nada aconteceu com o prefeito, decidiram buscar guarida no palácio cinzento para terminar o mandato e, quem sabe, conseguir a reeleição.
A justiça tardia é irmã da impunidade
Nem tudo está perdido. Alguns analistas afirmam que as provas recolhidas aqui contra o prefeito, são tão graves, que mesmo com a interferência do governador ou de algum poderoso do tribunal, seria impossível acabar em pizza. Outros afirmam que tudo vai ficar no esquecimento, pois forças poderosas estariam protegendo o velho prefeito. Essa ação, segundo esse pensamento, só seria levada adiante quando o Valmir não fosse mais prefeito.
O que nos intriga é que em outros municípios pobres, a justiça agiu com extrema rapidez e rigor. Por que, justamente aqui as coisas não acontecem? Será que se o prefeito Valmir fosse de um partido de oposição ao governador ainda estaria no poder?
Portanto, depois de um ano da tal "Operação Filisteus", fica para a população a frustração, a desconfiança, o descrédito nas instituições e, acima de tudo o medo. Assistimos o mal e a iniquidade prosperarem. Diante desse cenário, os que lutam pela justiça, ou se escondem, ou se aliam ao mal.
Não comeremos desse bolo macabro que tem gosto de sangue, e como disse um amigo, pode ser muito indigesto. Mas continuaremos torcendo para que a justiça prove para esse povo que o bem sempre vence. A esperança é sempre a última que morre.
Como diria o chico:
ResponderExcluirO que será que será
Que andam suspirando
Pelas alcovas?
Que andam sussurrando
Em versos e trovas?
Que andam combinando
No breu das tocas?
Tá dominado, tá tudo dominado. Nada acontecerá com o velhote e ele ainda será reeleito com voto comprado a preço de ouro. Ele tem 30 milhões guardado para gastar na campanha e a justiça eleitoral fechará os olhos. Infelizmente essa é a realidade do Pebinha de Açúcar.
ResponderExcluirTá dominado, tá tudo dominado. Nada acontecerá com o velhote e ele ainda será reeleito com voto comprado a preço de ouro. Ele tem 30 milhões guardado para gastar na campanha e a justiça eleitoral fechará os olhos. Infelizmente essa é a realidade do Pebinha de Açúcar.
ResponderExcluir35 Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo Evangelho salva-la-á! 36 Portanto, de que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 37 Ou ainda, o que uma pessoa poderia dar em troca de sua alma? … espero que os vereadores "pseudos evangélicos" estejam cocientes quanto a esses versículos, e lembrem que para cada aspirina que falta na saúde pública dessa miserável cidade, vcs são responsáveis.
ResponderExcluirEsses parabéns vão ser cantados por muitos e muitos anos.. Kkkkk
ResponderExcluir"Quem, quiser venha veer, mas venham todos, de uma só vez..." "Se em terra de cego, quem tem um olho é rei, imagina quem tem os dois" (Zé Ramalho). O jeito é brincar, fazer paródia e salvar a pele, porque justiça mesmo, é só para quem rouba galinha. Ladrão graúdo é como cachorro grande, sai sempre por cima - só cobra peçonhenta pra dar jeito. Será que nós estamos no mundo certo? Ou, o que mesmo estamos fazendo aqui. Acho que este lugar não nos pertence. Parabéns senhores e senhoras corruptos e corruptas, vocês venceram. Com dinheiro, mesmo que seja alheio, a justiça está do vosso lado. Parabéns mesmo. Perdemos.
ResponderExcluir