Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de março de 2017

COLUNA DO LEITOR - AS MULAS E SEUS PRÉSTIMOS


*Por José O. Zelão V. Reis.


A mula, fêmea do burro, é um quadrúpede da família dos muares; é um animal de médio porte, se comparado à égua, fêmea do cavalo; é relativamente dócil e muito utilizada para montaria e transporte de carga por ser resistente e capaz de percorrer longas distâncias por caminhos e trilhas difíceis – daí ser valorizada e festejada pelos seus criadores. Em algumas regiões do sul do Brasil, os criadores de mulas fazem anualmente uma mulaiada (cavalgada com mula), percorrendo várias estâncias, passando por vários municípios e encerram a jornada com uma grande festa em louvor à mula.

Por que algumas pessoas são chamadas de mulas?


Com a expansão do tráfico internacional de drogas ilícitas, cresceu também o cerco aos traficantes. No início, o chefe fazia pessoalmente toda a movimentação, desde a compra até a distribuição do produto, utilizando apenas alguns intermediários de sua confiança, os chamados soldados da droga. Com a empresa crescendo, o comércio se expandindo e o cerco se fechando os chefes, agora empresários do crime, passaram a criar novos mecanismos de auto-proteção e proteção dos seus negócios. Nesse caso o chefe passa a ser uma figura invisível, quase uma incógnita e os seus auxiliares diretos são os seus olhos, suas pernas e seus ouvidos, são os chamados laranjas. O negócio com drogas é rentável (basta ver que os traficantes, mesmo os pé-de-chinelo, andam de carros de luxo, moram em mansões e gostam de ostentar, mas a maioria não tem boa formação escolar, profissão definida e não estão empregados em trabalhos formais), mas tem que ser em grande escala; então, como fazer circular tanta droga no mercado consumidor (vários países) sem correr o risco de ter perda total da carga, no caso de uma apreensão? É aí que entra a inovação do comércio – bem vindas as mulas.

Os sistemas nacionais e internacionais de detecção e apreensão de drogas se modernizam a cada dia, desde a utilização de sofisticados recursos tecnológicos a cães farejadores altamente treinados. Mas o pessoal do crime também se moderniza, fazendo uso da mesma tecnologia, passando pelo processamento químico para modificação do formato e embalagem das drogas à utilização de mulas (ambiciosas e despreparadas) para o perigoso transporte – a carga é explosiva, nesse caso é preferível perder uma mula de cada vez do que perder toda a carga de uma só vez. Se a mula conseguir percorrer o sinuoso caminho e chegar ao destinatário com a carga intacta, ponto para ela (desta vez) e mais vantagens para o chefe. Acontece que de tanto percorrer as mesmas trilhas, a pobre e gananciosa mula acaba se acostumando e nem percebe que com o tempo a trilha vai se modificando e criando obstáculos/armadilhas invisíveis – um dia, e é questão de tempo, ela cai. Mula presa é mula morta, e nesse caso o chefe quase sempre permanece uma incógnita, com perdas materiais pequenas e apenas a mula perdeu... a vida. 

(...Continua amanhã).

Parte II
Por que na política algumas pessoas são chamadas de mulas? 

*O autor é Pedagogo e Educador Ambiental

Um comentário: