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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

CICLISMO E CIDADANIA

Concentração próximo ao Hipersena
Aconteceu ontem, quarta-feira (8) mais uma edição da Quarta Bike Night. Uma iniciativa do empresário Valdir, proprietário da Bike Show, essa prática está se tornando cada vez mais popular em Parauapebas e ampliando o numero de adeptos. 
De mãos dadas, a equipe faz uma oração para iniciar

Pedalar, além de ser uma prazerosa atividade física, é uma prática cidadã. Os praticantes desse esporte aprendem regras importantes de convivência coletiva no trânsito, além de despertar para as boas práticas ecológicas e o respeito pelo próximo. Sem contar que desperta o senso crítico ao deparar com problemas como vias mal sinalizadas, ruas esburacadas, motoristas mal educados, falta de ciclovias, etc. É comum, durante as pedaladas, os participantes trocarem idéias sobre os problemas da cidade. Ontem, quando passávamos pelo trecho da PA que foi construído recentemente pela administração municipal (sentido shopping - Hipersena), uma moça me acompanhou e comentou: "que absurdo, esse asfalto acabou de ser inaugurado, custou uma fortuna e já está todo esburacado". 

Há uma tendência de crescimento desse movimento ciclista e que a equipe comece a cobrar das autoridades a construção de ciclovias que interliguem a cidade. Afinal, podemos medir o grau de desenvolvimento de uma cidade pelo numero de ciclovias e passeios para pedestres. Uma outra demanda importante é a conscientização dos motoristas para garantir a segurança de todos. 

Dicas para ciclistas iniciantes




Como pedalar em segurança nas ruas? Um ciclista iniciante, muitas vezes, não conhece os pontos principais da Lei e, por isso, também desconhece seus deveres e direitos.

Queremos que você ocupe a sua cidade de maneira segura para si próprio, outros ciclistas, pedestres e carros. Já começamos, então, puxando a orelha de quem faz errado. O Código de Trânsito Brasileiro tem algumas regras valiosas para os motoristas que também valem para os ciclistas.

O ideal, ao pedalar, é ficar à direita – e, em caso de trânsito intenso, pode sim ultrapassar (Art. 211). Jamais pedale sobre a faixa de pedestres; não vá na contramão das ruas – o Art. 58 define que a bike deve ir no mesmo sentido dos carros. “Muitos acham que duas coisas são melhores: pedalar na contramão e ficar muito próximo à guia. Na contramão, você vai no contra fluxo de trânsito, e o motorista não espera um objeto na contramão”, explica JP, idealizador do Bike Anjo.

E vale insistir na lembrança sobre o posicionamento na faixa: Pedimos para cobrir metade da faixa para o motorista não pressionar ultrapassagem.

Vale lembrar também pequenos detalhes essenciais aos iniciantes. “O caminho do ciclista não é igual ao do carro ou ônibus, na maioria dos casos. Aí quem está começando nos pergunta como andar numa avenida muito movimentada, e explicamos que há caminhos alternativos, muito mais agradáveis e com tráfego de carro menos intenso”, explica JP da Bike anjo.

Outro ponto ressaltado pelo experiente ciclista é a comunicação e visibilidade no trânsito. “É você insinuar o que vai fazer no trânsito. Eu, por exemplo, tenho menos problemas com motoristas e mais com buracos. Se tenho que desviar, preciso sinalizar com as mãos que estou desviando para direita ou esquerda. Isso é muito importante para o ciclista não correr nenhum risco”, alerta JP.
Parada para descanso

E você, que pensa ou está começando a pedalar nas cidades, saiba que é mesmo traumático começar a ser ciclista sozinho. “Não temos cultura de pedalar sozinhos. A melhor coisa é não começar diretamente na rua. Pedale na Ciclo Faixa ou participe de grupos de pedal, como a ONG Bike Show”, “É um ótimo exercício, você conhece pessoas e torna o começo muito mais agradável do que ir direto para a rua no trânsito”. 


Fonte: Movimentoconviva.com.br

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