Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

O CANDIDATO DA INCLUSÃO - EDIVALDO LIMA 65.100

Sou Edivaldo Ribeiro de Lima, tenho 36 anos, nasci no estado do Maranhão, moro em Parauapebas desde 1985. Aos 12 anos de idade comecei perder a visão devido à catarata e glaucoma. Minha família muito simples, não tinha os recursos necessários para fazer um tratamento de qualidade fora do estado, e por falta de tratamento certo na hora certa, aos 20 anos fiquei completamente cego. Perdi a visão, porém, não perdi a coragem, força de vontade e a fé em Deus. Aprendi a enxergar com o coração e com a alma.

Em meio às mazelas e as dificuldades, o preconceito e a discriminação são os que mais doem! A falta dos serviços públicos vem em segundo lugar. 

Sou de luta! Continuo na luta! Jamais irei desistir. No percurso dessas lutas conclui o ensino médio; estou concluindo serviço social; passei no concurso público do município em 2015; sou funcionário público, atualmente estou na Secretária de Assistência Social- SEMAS. Atuei também há 7 anos na Unidade de Atendimento ao Deficiente Visual Jonas Pereira de Melo, como revisor de texto Braile. Com o apoio de alguns professores criamos a Associação dos Deficientes Visuais de Parauapebas (ADVP). Temos participado de competições no Futebol de cinco, Golbool e judô. As pessoas com deficiência visual têm representado o município, o estado e o país em várias modalidades. Temos participado das Conferências a nível Municipal, Estadual e Federal, com propostas na área da saúde, educação, moradia, saneamento básico, emprego, qualificação para a pessoa com deficiência, para que ela possa ter autonomia, emprego e sua própria renda.

Em busca de melhores condições de vida para nós, juntei-me aos outros que também lutam por garantia de direitos como, APAE, SORRI, NAPP, juntos criamos o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Parauapebas - CMDPDP, através da Lei nº4. 486 de 21 de março de 2012, do qual sou presidente, também conseguimos assento no Conselho Estadual pelos Direitos da Pessoa com Deficiência - CEDPD-PA, podendo assim discutir e propor junto com os outros municípios as políticas públicas para as pessoas com deficiência a nível Municipal, Estadual e Federal. Trabalhamos também na criação da Lei de passe livre.

Conseguimos também através do CMDPDP, junto com a APAE, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Parauapebas - COMDCAP, Conselho Municipal de Saúde de Parauapebas a criação do Centro Municipal de Reabilitação Infantil em 2016.

Entendo que estou preparado para ocupar uma vaga na Câmara Municipal. Nosso objetivo como candidato, além de cumprir o papel que cabe ao vereador de acordo com a legislação, é desenvolver projetos que beneficiem as pessoas com deficiência, as pessoas idosas e os jovens. Mas em especial atuar na execução de politicas públicas para esse seguimento, mostrar para sociedade nossa capacidade e despertar nas pessoas com deficiência seu potencial. Que elas possam ser vistas, respeitadas, valorizadas como um cidadão de direito.

Todas as minhas conquistas posso agradecer principalmente a minha família, em especial minha mãe, que nunca desistiu de apoiar e acreditar que eu iria conseguir vencer a cada dia os obstáculos da vida. No momento estou com o coração partido, por ela ter falecido há um mês, vitima de câncer no fígado. Ao mesmo tempo sua partida me fortaleceu para continuar na luta. 

Como vereador quero exercer minha função com dedicação, pois sinto na pele a consequência do descaso em relação aos nossos direitos.

“O verdadeiro cego é aquele que não quer enxergar”. O meu nº 65.100, para quem acredita na mudança e no inicio de um grande trabalho de inclusão social.

Parauapebas um novo olhar!!

Um comentário:

  1. Gostei desse moço. Quem enxerga com o coração enxerga melhor e é capaz de ver com maior profundidade. Firmeza, porque com certeza você será um bom representante do seu segmento e terá respaldo na luta por mais inclusão social e profissional.

    ResponderExcluir