A administração Valmir Mariano ultrapassou todos os limites
da irresponsabilidade. Há muito o governo vem atacando os programas sociais do
município que já são deficitários. A SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência
Social) vem sendo usada acintosamente como objeto de barganha política e só não
faliu completamente devido ao empenho dos servidores comprometidos com as
causas sociais que vem segurando a peteca.
No início dessa semana tomamos conhecimento da carta de exoneração do secretário Judson. Ele
assumia aquela pasta sob as bênçãos do Odilon, mas com a sua prisão, ficou
enfraquecido e sua saída já era esperada . O negócio anda tão confuso que até
agora o prefeito não indicou outro titular, e como a secretária interina (filha
do vereador Odilon) já tinha pulado fora, a SEMAS ficou à deriva, sem nenhum
comando.
Com todas as dificuldades, a secretaria vinha mantendo
alguns programas de inclusão social em alguns bairros e atendia um considerável
número de jovens em situação de vulnerabilidade. Como destaque citamos o Programa de Inclusão
Digital do Bairro da Paz que estava funcionando na rua Afonso Arinos, 64-A e o
Inclusão Digital do Bairro Altamira, rua Bartolomeu, 455. Ambos foram criados
na gestão do Darci Lermen e só em 2014 atenderam mais de 630 jovens com cursos
de Informática Básica e Avançada. No primeiro semestre desse ano os programas
já atingiram 542 pessoas e para agosto já tem 380 jovens inscritos.
Exatamente esses dois programas estão correndo risco de
serem extintos. Com a saída do Judson, chegou a ordem a todos os coordenadores
de desocuparem os dois prédios (que são alugados) imediatamente, com a alegação
de falta de dinheiro para continuar pagando o aluguel. A orientação é que
peguem todo o material e levem para uma sala do Centro de Inclusão Produtiva
localizado na rua 4, número 106 no Bairro Primavera. O detalhe é que esse
centro foi inaugurado em maio de 2014 e uma das três salas de aula está
interditada devido infiltrações e goteiras. É exatamente nessa sala onde os computadores e
demais equipamentos serão amontoados. Além dos dois Programas de Inclusão
Digital que estão sendo desativados, o Centro de Inclusão Produtiva está
comprometido pois será transformado em depósito.
No dia 03 de agosto os alunos matriculados nos cursos
ofertados pelos programas darão com as caras nas portas e ficarão desamparados.
Isso é muita maldade, muita irresponsabilidade com essas famílias que já
enfrentam tantos problemas.
E o mais grave é que a ordem de desocupação foi dada de
maneira informal. Como a secretaria está sem comando, nenhum memorando foi
expedido e os funcionários contratados estão recebendo ordens de terceiros e
sendo pressionados a cumprirem imediatamente. Esses funcionários poderão ser
acusados de infração administrativa grave por mudar de lugar material patrimoniado
sem uma ordem por escrito e sem a devida documentação legal. Ou seja, os chefes
estão fazendo um ato ilegal e usando funcionários contratados para assumirem a
culpa.
A desativação dos dois espaços está prevista para acontecer
hoje e amanhã (22 e 23). Os servidores pedem socorro para não deixar que mais
esse absurdo aconteça. Alô Ministério Público! Dê mais uma ajudinha aí para
essas comunidades carentes que ficarão sem esses serviços importantíssimo para
evitar que os jovens caiam na marginalidade.
É muito triste ver a situação dessa Secretaria...o pior é que tem gente tentando afundar mais e mais!!! Judson só piorou a situação da Semas, ele está iludido achando que vai ganhar como "Vereador" ....rsrsrs faz-me rir Sr. Nem aqui, nem em lugar nenhum vc ganha....
ResponderExcluirJudson, q afundou a Semas? Kkkkkkkk
ExcluirSeria bacana ver os documentos da gestão passada, E ter a prova com assinaturas e tudo mais um. Pouco. Bonito falar e o melhor ainda é provar com documentos. Kkkkkkk
Ei Vieira, Cadê a matéria sobre o dono da voz que apareceu na globo pedindo nota fiscal para o Baratão? Tô achando que tu tá blefando.
ResponderExcluira assistência social no governo Darci teve entre seus secretários, o nosso saudoso Altamiro Borba,que hoje completa dois anos de sua morte. Com um orçamento de 7 milhões e 900 mil reais por ano,manteve todos estes programas atendendo centenas de famílias e milhares de jovens. Hoje nos causa tristeza saber desta noticia de encerramento destes programas sociais, justamente por ter a atual gestão mais de 30 milhões anuais destinados no orçamento do município para esta secretaria,não se justifica a explicação de falta de recursos. É realmente um retrocesso esta administração no que refere-se causas sociais.
ResponderExcluirÉ aquela velha história: o que já era ruim está ficando pior. Ninguém merece!
ResponderExcluirSe fosse só na Assistencia Social amigo, aqui no Morro dos Ventos tá uma bagunça geral, ninguém sabe quem manda e ninguém quer obedecer, povo chama aqui de Torre de Babel.
ResponderExcluirUma. Grande verdade a ta um horror. Nem. Queira imaginar rindo pra n. Chorar. Isso falando dos servidores de um. Nível menor pq a nossa gestora está bombando.
Excluirem todas as secretarias o dinheiro sumiu; na secretaria de meio ambiente estão pagando milhões por serviços só para cortar grama e nas medições colocam pagamento de um monte de coisa que não existem. e ainda tem varias pessoas e equipamentos que estão sem receber, já cortaram ate o almoço do pessoal por falta de pagamento ,estao devendo R$100 mil só de bandeco
ResponderExcluirMeu caríssimo é raro encontrar meios de comunicação que contribui com a ética e transparência, repassando informações fidedignas, contribuindo no combate ao caos...A politica de Assistência Social é o tripé da seguridade social, determinada na carta magna, mas muitos políticos, ignorantes de belíssimas politicas, utilizam esta pasta para preservar conceitos que há tempos combatemos:clientelismo, primeiro-damismo, assistencialismo.. Como combater estes eufemISMOS ...Através da seriedade de técnicos , através de denuncias acerca de atos insanos como estes (fechar programas sem explicações), através de levantes populares. Finalizar programas sem explicação, com a desculpa de contenção de custos é no minimo, descabido. Se faz necessário saber que há quase dois meses os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos não funcionam conforme preconiza as orientações do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) e não é desculpa a falta de recursos, pois estes programas que funcionam nos CRAS recebem verba significativa do governo federal.Não dá para ficar inerte a estes atos, pois são atos como estes que fazem pensar que a assistencia social é "doação de cestas básicas e bolsa -família". Prestar assistência social é garantir programas de qualificação profissional como o Inclusão Digital, é contribuir na emancipação social e econômica como o Inclusão Produtiva, é garantir apoio psicossocial nos CRAS e CREAS, é preciso saber que politica de assistência não é só para os "pobres" como muitos clama, Assistência Social é para quem dela precisar e tem que ser uma politica não contributiva, gratuita, de qualidade e para todos.. Lutamos pela resiliência dos sujeitos sociais porque os vemos como seres humanos dignos e não porque queremos o voto deles..Muitos podem nos considerar loucos, mas as maiores loucuras são as mais sensatas, e seremos eternamente loucos se este for o preço que teremos que pagar pela justiça social...
ResponderExcluirPalmas, palmas. Está certíssimo.
ExcluirRealmente eu concordo com vc nobre colega, pois desde de Outubro de 2014 q eles não funcionam e ficam só no blá blá. E sempre com o mesmo discurso da situação do recurso. Fornecedores sem receber desde 2014 e ai fica complicado manter o padrão de qualidade que o usuário Tem Direito pq ninguém está pedindo favor e sim garantindo um direito constitucional. Revoltante!!!
ExcluirPrestação de contas e na certeza q não é aprovada pq os valores e gastos sem condições de passar de forma legal. As pessoas devem ter seriedade no gasto c dinheiro público. E fora o material q sumiu e muita coisa. Triste realidadem
Luiz, moro no bairro da Paz e fico triste em ver o quanto este governo mariano é irresponsável e negligente com as políticas públicas que tem o objetivo de ajudar a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Há mais de dois anos o prefeito em sua total incompetência juntamente com a insanidade do governador fecharam uma das maiores escolas que atendia alunos da rede pública municipal e estadual do nosso bairro, a Escola Irmã Dulce/ Escola Plácido de Castro, deixando ocioso grande número de alunos. E os alunos alunos que insistiram em continuar seus estudos tiveram de deslocarem-se para bairros distantes correndo riscos de acidentes, insegurança etc.Achando pouco o descaso com nosso bairro, nosso povo, agora o governo fecha as portas do programo de inclusão digital. O mais triste é saber que o bairro tem uma associação que nada faz, nada discute vive fechada em si mesma, representando os interesses do governo e não dos moradores. O bairro tem um vereador eleito mas esse vive preocupado somente com suas particularidades, seus interesses. O caso desta escola já deveria ter sido levado ao ministério público pois todos sabemos que é crime fechar uma escola. Não temos prefeito, não temos vereadores. Em fim o bairro da paz vive o descaso e o isolamento de um governo desorganizado e incompetente.
ResponderExcluirNota ZERO pra esses gestores. E a sensibilidade e a preocupação com o usuário do Inclusão Digital, na hora dessas "decisões", está aonde?
ResponderExcluirACHO q todos os programas devem ser visto como Prioridade, e vejo que ainda existem outros equipamentos fe maior relevância e merecem uma atencao diferenciada. Faça uma análise.
ExcluirNem parecia o mesmo Secretário Judson de gestões anteriores. Parece que ele escolheu a dedo a pior equipe de Gestão que a SEMAS já teve em toda a sua história.
ResponderExcluirTriste essa briga de comadres. Affs q nem. Parecem profissionais de referência. Q vergonha. Vcs devem sentar e conversar pq fica vergonhoso pra quem está chegando. Fútil
ExcluirDiga-se de passagem pessoas de CONFIANÇA dele... Já vão tarde equipe de incompetentes.
ExcluirQuem trabalha na SEMAS sabe que quem mandava mesmo nem era o Secretário. Era a equipe de Gestão dele. E detalhe: ele pediu exoneração mas o povo dele está todinho lá, pintando e bordando, mandando e desmandando, tomando decisões como essa do Inclusão Digital. Esse povo não tinha que pedir exoneração também? Quem sabe assim a SEMAS voltava a funcionar e trabalhar para o usuário como antes?
ResponderExcluirLuiz Vieira ja que seu blog é tão respeitado procure se informar das ações que acontecem na Semas. O Programa Inclusão Digital não será extinto, as unidades será remanejado para o Centro de Inclusão Produtiva que é um prédio público e que tem total condições de acolher os cursos do inclusão digital. Fico lendo alguns comentário que não condizem com a verdade. Pessoas que precisam aparecer de qualquer.
ResponderExcluirDeixa de ser cara de pau anônimo. Eu trabalho aqui e vocês resolveram adiar o fechamento dos programas porque Luiz Vieira denunciou. Ontem depois da matéria do blog chamaram os coordenadores e pediram para não fazer mais a mudança.
ExcluirObrigado Luiz Vieira. Você salvou dois importantes programas de inclusão digital. Deus lhe pague.
Cara de Pau é vc. Seja realista pq viver de sonhos não tem condições.
ExcluirSemas vem de mal a pior, Desde da época da Sra. Leudicy, essa mulher arruinou a secretaria, o Judson só deu um empurãozinho, para terminar de ferrar com os usuários, tirando programa daqui e colocando ali, o que ferrou o Judson, foi a equipe que ele escolheu, Equipe de Gestores...uma vergonha, um fracasso atrás do outro, um grupo que se preocupou só com vingança e mostrar quem era mais amiga do Judson...Ainda bem que isso acabou, dia 03 de agosto muda tudo!!!
ResponderExcluirBriga totalmente fútil, E até já tentei entender só q não consigo.
ExcluirDeixa o velho trabalhar kkkkk
ResponderExcluirdeixa o velho ajudar os amigos dele rapá, só gente pobre kkkk
ExcluirRealmente a prefeitura como um todo está com serios problemas de gestão, Mas analisando a situação da Secretaria de Assistencia Social, penso que sofreremos serias consequencias com a precariedade dos serviços e com a precarização do trabalho dos profissionais que lá se encontram. Não é culpa somente do atual (já exonerado) gestor Judson. Mas ele se mostrou bastante omisso em resolver algumas questões, e nisso, nada tem a ver com briguinhas ou vingancinhas, mas com o funcionamento dos programas mesmo. todos os programas foram prejudicados. O inclusão digital, mesmo funcionando no predio do Inclusão produtiva, não cumpre seu papel no que diz respeito a territorialidade, sabemos que o transporte aqui ainda é muito ruim e as pessoas que mais precisam não terao como se deslocar para fazer o curso. Mas nem é esse o caso: a questão mesmo é acabar com o programa e com outros da SEMAS. Onde está nesse momento o controle social, os conselhos? acho que temos que começar a questionar essa atuação tão enfraquecida dos conselhos, e ao inves de só reclamarmos, fazermos algo para melhorar.
ResponderExcluirE quem assumira essa secretaria com a saida do Sr. Judson? alguem ai sabe? esperamos que seja alguem que entenda das politicas publicas, que apoie o trabalho dos profissionais, que possa contribuir, que pelo menos tenha um pouco de caráter e de sensibilidade.
Anônimo, Hj a realidade que se encontra a. Semas é bem delicada. Eu particularmente não vejo como descaso e sim como uma. Briga de gente grande. Até vc com todo seu potencial, Nada ia fazer. Sem recursos não adianta planejar pq não temos condições de executar. Nada é liberado. Vamos ser realistas e honestos.
ExcluirCaro anônimo, dinheiro não é o problema. Sei disso porque conheco o financeiro da prefeitura. O problema, como falei, é a má gestão, associada aos desvios de recursos que ja estamos careca de saber. Então não me venha falar de falta de recursos, que esta "desculpa" não cola mais, tá?
Excluiroutra coisa, não falei em descaso, falei em omissão do sr. Judson. E isso ninguem pode defender não. ele foi omisso sim.
Sim, pode ser que se eu mesmo estivesse lá, talvez não resolveria, mas isso é motivo para quem estava lá não ter feito?
Nada é liberado? tem certeza??? só rindo mesmo viu?
Briga de gente grande? pois é, pode ser.. mas o que a população tem a ver com isso? é querer defender o indefensável.
o gestor, se está de maos atadas, deve se unir aos profissionais e procurar alternativas, não foi o que ele fez, ele se omitiu. porque com certeza está sem poder fazer nada mesmo, mas por questões de ordem pessoal ou politica ou sei lá o quê..o que temos a ver com isso??? e justamente por tudo isso, cadê a atuação dos conselhos? por acaso apoia e fica com pena do gestor, é isso mesmo??? tinha que ter saido mesmo e já foi beeeeemmmmm tardeeeeee!!!!
Concordo contigo pq a Semas realmemte está dividida em grupos que não estão nem ai para o usuário, e sendo poucos profissionais neutros q ainda tentam trabalhar pq os demais estão ai nessa guerra de besteiras. E infelizmente vc ta incluído nesse bolo. Que tudo melhore e q a Paz reine pq ja faz aproximadamente três anos q estamos só na luta de egos. Bobeira, besteira, tolice. O q importa é realmente os serviços e os usuários que estão pagando um. Preço bem. Alto.
ExcluirAcho engraçado a pessoa dizer "concordo contigo" e falar outra coisa sem nenhum sentido..
Excluirem nenhum momento falamos de grupo opostos. Estamos falando da precariedade dos serviços e da precarização do trabalho dos profissionais. Isso é má gestão. Nada a ver com grupos ou picuinhas. Quem dera fosse.
Infelizmente o Sr. Judson se cercou de "profissionais" sem a menor visão de gestão, a prioridade da PNAS é o usuário e não a retaliação de colegas de trabalho que não gostavam porque em algum momento tiveram desentendimentos, poder pelo poder, sem noção. Entendo que quando a ultima gestão assumiu existiam sim muitas barreiras que necessitavam de um Gestor e equipe comprometidas e não essa equipe de palhaços que assumiu... Não é apenas dizer que os recursos estão bloqueados e cruzar os braços e culpar a gestão anterior (Leudicy, que não estou defendendo), e sim buscar possibilidades junto com os profissionais comprometidos e competentes, que a secretaria tem e muitos, existem varias recursos que o município deixa de receber por falta de projetos e planos de trabalhos que fundamentem a justificativa de utilização no município...ah, mas este recurso é federal, então ficaria mais difícil para desviar para outros fins, então não é interessante aos olhos de algumas gestões, o melhor é viajar com diária da secretaria p resolver assuntos particulares, como a equipe do sr. Judson estava fazendo.
ResponderExcluirQuem teve a infelicidade de trabalhar com essa equipe sem noção pode confirmar o que estou falando, utilização de patrimônio publico para fins pessoais, o que deplorável! carros que poderiam estar sendo utilizados para visitas, sendo usados para ir para pescaria, entre outras coisas mais, sem falar das demissões sem planejamento algum, ligavam para as pessoas e pediam p que elas comparecessem ao DP, realizavam a demissão e dias depois ligavam novamente dizendo que foi um equivoco e pediam para retornar até tal data que esta sim seria a data certa da demissão...Faça me o favor!
Gente!!! Como remanejar um curso q deveria atender ao publico do território do bairro da paz e adjacências??? E os alunos matriculados? Simplesmente tiveram suas matriculas canceladas? Ou terão q se deslocar até o inclusão produtiva se quiserem estudar??? É um absurdo q se diga q não tem dinheiro p pagar aluguel...Pior é ver q ninguém se mobiliza, a transferência já aconteceu... O mês de agosto todo o prédio do ID da paz esteve ocupado, poderia muito bem estar sendo usado pelas turmas q havia sido formadas, já q até agora ainda está sendo mantida a ocupação do tal prédio. Até hoje, os servidores estão indo trabalhar normalmente, embora nem coordenador o curso do Inclusão Digital tenha.
ResponderExcluir