Uma pequena contribuição aos professores
Professor Luiz Vieira
Antes de
entrar no tema propriamente dito vamos ver como está nossa vida como seres
humanos. Sim, pois por incrível que pareça somos seres humanos, e muito
especiais por sinal.
Como anda
nossa vida? Como anda nosso trabalho? Como anda nossa saúde? E o nosso humor?
Na maioria
das vezes, nos deixamos levar pela onda do pessimismo, do negativismo. O grande
problema é que o mundo está cheio de pessimistas e acabamos por nos contaminar.
A rotina do dia-a-dia, os problemas familiares, os tombos que levamos vai nos
deixando murchos e contaminados. A própria sociedade com suas mazelas vai nos
tirando nossa energia criadora.
Mas o que
podemos fazer? TUDO. A primeira decisão inteligente é não aceitar que a
negatividade tome conta de nossa vida. O controle está em nossas mãos.
Gente negativa atrai
desgraça
Você se
lembra de quando era criança? De como era encantadora sua vida? Mesmo para as
crianças mais pobres a vida costumava ser um conto de fadas. A criança é um
verdadeiro filósofo. Ela se encanta com tudo, quer descobrir tudo a sua volta,
se alegra com as mais simples conquistas.
Depois ela
vai crescendo e aprendendo a ser tolhida, limitada. Começa a ser submetida a uma
série de regras e convenções. O tempo todo ouvimos os adultos falarem: “isso
não pode, isso não deve, um rapazinho não
pode fazer isso, uma mocinha não pode fazer aquilo”. “Cuidado minha
filha. As pessoas são más! O mundo é perverso! Não fale com estranhos. Não
confie em ninguém”.
Tudo isso
vai matando o filósofo encantador que existe em cada um de nós. Tem pessoas que
se contaminam tanto que viram um poço de negatividade. O que mais conhecemos
hoje em dia é gente negativa, gente que se alegra com a desgraça, que acha que
o mundo está contra ele. Ele já acorda dizendo que tudo vai dar errado,
amaldiçoa o dia. Quando você dá um bom dia a esse tipo de pessoa ela responde:
“só se for para você. Para mim está péssimo”. Se você pergunta como vai, aí é o
caos. Ele vai te contar toda sua vida destacando com ênfase os pontos negativos. Tem gente tão
negativa que se alimenta da própria desgraça e da desgraça alheia. Vive
disputando quem é mais miserável. Quando encontra um amigo é incapaz de falar
coisas boas. Ressalta suas doenças, suas crises e desenrola um rosário de
lamentações. Se um fala que tem úlcera ela responde: “a sua sangra? Pois a
minha sangra que é uma beleza”. E fala com ar de satisfação.
Afaste-se
urgente de pessoas negativas. Não tente se aproximar, não tente ajudar. No
geral elas são contagiosas e querem aumentar o exército dos humanos negativos.
Se for alguém muito importante, alguém muito próximo que você precise ajudar, o
melhor a fazer é ignorar. Apenas dê um sorriso e se afaste ou mude de assunto
rapidamente. Não sinta pena e não demonstre piedade, não dê vazão as suas
lamentações.
O mundo é realmente
dominado pela maldade?
A resposta é
NÃO. Apesar de crescermos ouvindo esse absurdo, pensando bem, a coisa não é bem assim. Lembre
de uma gargalhada de criança. Tente imitar. Agora veja fotos de adultos na sua
rotina de trabalho. São carrancudos, rostos tesos, cheios de rugas e sinais de
preocupação.
O que nos
deixa assim? Certamente a falta de conhecimento, a falta de boas energias. A
falta de entusiasmo. Etimologicamente a palavra entusiasmo vem do grego
(em+theos). Literalmente significa em Deus.
Deus criou o
mundo com infinitas riquezas e nos entregou. Se dividíssemos toda a riqueza que
existe na natureza para os 7 bilhões de habitantes do planeta, sobraria
infinitos tesouros. Quando Deus disse que somos a sua imagem e semelhança Ele
não estava brincando. Somos todos filhos e pela lógica temos a divindade dentro
de nós. Assim, cabe a cada um buscar o seu tesouro e usufruir da melhor maneira
possível.
Você é um campeão
vencedor
Se você está
vivo é porque venceu o concurso mais difícil, mais improvável que existe na
humanidade. Vencer esse concurso é muito mais difícil do que acertar sozinho os
números da mega sena acumulada há vários anos. Pense bem: para um
espermatozoide fecundar o óvulo teve que vencer uma luta com mais de 300
milhões de espermatozoides. E só você conseguiu chegar lá nessa disputa. Isso
não te parece fantástico? E aqui nem vou por na conta os teus antecessores que
escaparam das guerras, da peste negra, do dilúvio, etc. A sua vida é uma
estatística quase improvável.
Você chegou
até aqui. Tem forças para trabalhar, tem inteligência, conseguiu gerar filhos,
está respirando normalmente sem a ajuda de aparelhos. Ainda acha que o mundo é
negativo e que não tem sorte?
Pare e
observe tudo a sua volta. Você vai descobrir que o bem predomina. As coisas
boas estão acontecendo a todo instante.
A justiça está sendo feita (talvez não como gostaríamos e ao nosso tempo). A felicidade
e o bem são regras. A infelicidade e o mal são exceções. Se você acha que estou sendo excessivamente
otimista, procure mudar a maneira de enxergar o mundo e as pessoas. Se
concentre naquilo que você tem de mais valioso: sua saúde, sua família, seus
olhos, seus braços, etc. Faça uma caminhada a pés e vá observando o movimento
da natureza e das pessoas. Observe uma área que foi devastada no ano passado e
como ela já se recuperou. Por mais que o homem continue devastando com força
voraz, a vida sempre dá um jeito surpreendente de se regenerar.
Professor, qual a sua
missão?
Por algum
motivo nos tornamos professores. Essa é sem dúvida alguma a profissão mais
apaixonante e também a mais difícil de toda humanidade. São poucos os que se
arriscam a se tornar professores. Muito menos ainda os que abandonam a
profissão. Se a nossa missão é especial, isso quer dizer que somos seres
especiais. (Apesar de que alguns nos acham seres espaciais).
Se somos
seres especiais, indispensáveis para a construção de uma sociedade civilizada,
por que não somos tratados como tal? O que estamos fazendo no dia-a-dia para
merecermos o respeito, a admiração e a valorização da sociedade?
Historicamente
o professor foi desvalorizado financeiramente. Por outro lado, era detentor de
admiração, de respeito de todos. Professor era simplesmente autoridade e
pronto. O que ele falava era ouvido e levado em conta por todos. Atualmente os
professores tem conquistado uma certa valorização financeira (ainda longe do
ideal) e, ao mesmo tempo tem perdido
respeito, autoridade e liderança.
Nós professores
que somos líderes, formadores de opinião, educadores de gerações não poderíamos
fazer algo para alterar esse estado de desvalorização?
Como o professor se vê?
Você se vê como um líder, como um educador? Você se assume
como um formador de opinião? Que opiniões você tem a respeito dos
acontecimentos sociais? Como você está formando essa opinião? Você é um
estudante nato? Um pesquisador? Quantos livros lê por ano? Assiste bons
programas de televisão ou é um noveleiro incorrigível? Lê jornais e revistas?
Ao longo dos
anos fomos reproduzindo clichês baratos que deturpam a nossa profissão. Muitas
vezes nos colocamos como vítimas da sociedade, como coitadinhos e aceitamos
passivamente esses rótulos. Quantas vezes não reproduzimos essas ideias tipo:
“não me sequestre, sou professor”; hei de vencer, apesar de ser professor”;
“sou sofressor...”
É
extremamente urgente, pelo nosso bem e pelo bem de toda a sociedade
que resgatemos o nosso verdadeiro papel de líderes.
Quebrando paradigmas
Em primeiro
lugar temos que refletir e repensar toda a nossa prática. O que estou fazendo
para me valorizar enquanto profissional? O respeito, a valorização tem que
partir de nós. Ninguém respeita maus profissionais. Ninguém valoriza quem não
se valoriza, seja em qual for a profissão. Por isso temos que investir em nós,
em nossa carreira. Se queremos colher bons frutos, temos que escolher boas
sementes antes de plantar.
O professor
que quer ter seu trabalho valorizado e reconhecido tem que buscar as
ferramentas certas. Tenho que ter paixão, amor, motivação, entusiasmo, emoção,
ousadia e determinação. É preciso renovar sempre: renovar a paixão pela vida,
pelas pessoas e pela profissão. “Se você se apaixonar pelo seu trabalho,
nunca mais terá que trabalhar”.
A primeira
mudança que devemos buscar para melhorar a nossa profissão é fora da sala de
aula. Nosso comportamento, nossas ações, nossos princípios, nossa ética, nosso
senso de justiça, nossa postura no meio social é quem definem nosso trabalho
como educadores. Nós professores estamos sempre preocupados com tudo e com
todos. E qual o nível de preocupação que temos conosco?
Lições para construir
seu equilíbrio pessoal e profissional
Sete vidas do professor
1-Saúde e esporte
Pelo que
observo, o professor é o profissional que menos cuida de sua saúde. Praticar
esporte então, o que é isso? Sempre damos a desculpa de que não temos tempo.
Nos matamos de trabalhar e nem sequer investimos na nossa alimentação. Comemos
mal, somos sedentários, estressados. Resultado: saúde em frangalhos e gasto de
energia desnecessária. Qual foi a última vez que fez uma revisão no seu carro?
E qual a última vez que foi ao médico fazer um check-up?
2-Família e afetividade
Cuidamos com
dedicação dos filhos dos outros. Educamos, ensinamos conceitos, preparamos para
a vida. Nos dedicamos tanto que nem sobra tempo para nossa família, nossos
filhos. Se o professor anda sempre estressado como vai ter afetividade com a
família? Aí vem a contradição: se eu não tenho bons exemplos e afetividade
dentro de minha família, como vou estar preparado para educar os outros? Isso
não pode dar certo. Nosso lar tem que ser uma fortaleza, um porto seguro onde
nos abastecemos de boas energias, bons exemplos para desempenhar bem o nosso
papel como profissionais.
3-Carreira e vocação
O maior
investimento que podemos fazer a nosso favor é investir em nossa carreira. O
professor que acha que já é formado, que já sabe de tudo está fadado ao
fracasso. Será que você escolheu sua carreira de acordo com sua vocação? Se não
foi, ainda é tempo de desistir.
O bom
professor tem que investir em conhecimento, em formação contínua. Deve se
manter constantemente atualizado e focado nas novas tendências. Além disso deve
dar exemplo de profissional comprometido, necessário e eficaz. Tem profissional
que se faz tão desnecessário que só fica empregado pela falta de um substituto,
e isso depõe contra a nossa profissão.
Nossa
profissão é a mais dinâmica que existe. Tudo está em constante processo de
mudança. O próprio professor vive falando que o aluno de hoje não é o mais o
mesmo, que antigamente era diferente, etc.,
etc. Tudo mudou. Só o professor que não muda? Como é que eu espero que
meus alunos aprendam se eu continuo ensinando no passado?
Invista em
sua carreira. Busque o domínio dos meios tecnológicos que são utilizados pelos
seus alunos. Lembre-se que seu aluno não sabe nem o que é vídeo cassete mas
domina um computador como um gênio.
4-Cultura e lazer
Nem só de trabalho vive o homem. Um
professor não pode ser uma máquina, um alienado. Deve se interessar por novos
conhecimentos, deve se alimentar de cultura e encontrar tempo para o lazer.
Muitas vezes
o professor reclama que seus alunos não leem, que só gostam de músicas
duvidosas, etc. E ele próprio, (o professor) o que anda lendo? Qual sua bagagem
cultural?
5-Sociedade e cultura
Lembre-se: não vivemos isolados no
mundo. Vivemos em comunidade, num complexo sistema social. Como lideranças
influentes que somos temos que dar bons exemplos, e acima de tudo praticar. Se
convivemos em sociedade, temos que conhecer suas regras, seus princípios e
participar enquanto cidadãos ativos.
Se a sociedade
está pervertida, se está corrupta, se está sem limites, se está violenta, quem
é que forma essa sociedade? Não teríamos certa responsabilidade sobre esses
fatores? Que tipo de aluno estamos formando para essa sociedade?
Não estou
atribuindo a culpa pelas mazelas sociais aos professores. Longe disso. Mas se
educamos essa sociedade, muito poderemos fazer para melhorá-la. Não podemos
abrir mão do nosso papel de líder. Devemos ter resiliência, mas também devemos
ter congruência e espírito inovador. Muito
podemos fazer.
6-Vida material
Dizem que
nossa profissão é um sacerdócio. Se isso é verdade, mas não somos sacerdotes,
não fizemos votos de pobreza.
Precisamos
aprender a planejar a nossa vida financeira para não bagunçar nosso trabalho.
Ninguém consegue desempenhar bem um trabalho se vive como um miserável
contraindo dívidas e passando necessidades. Ganhar pouco não precisa ser
sinônimo de viver mal. Assim, um bom planejamento financeiro se faz necessário
para ajustar nossa vida. Sem esse planejamento poderemos ganhar 50 mil por mês
e ainda assim viveremos com privações.
Lembre-se:
professor não é sinônimo de pobreza.
7-Mente e espírito
Por fim,
precisamos alimentar bem nossa mente. Nosso cérebro é como um HD de um
computador que precisa de boa programação e boas vacinas antivírus. Não podemos
ser pessoas complexadas e mal resolvidas se pretendemos trabalhar o equilíbrio
das pessoas.
Como não
somos só matéria, devemos alimentar também o nosso espírito. É importante
fazermos parte de algum grupo que trabalhe o lado transcendental. Independente
de religião e crença, o professor deve buscar algo fora do material, um vínculo
especial com Deus.
Ensaie para fazer seu
show (o planejamento)
A sala de
aula, a escola é um grande palco, uma grande vitrine. É na escola o seu templo
sagrado, o seu teatro da vida. É lá que tudo acontece. É na sala de aula que
acontece a magia da transformação, e isso não pode acontecer de qualquer jeito.
Para não
queimar o seu filme, ensaie todos os dias, ou seja: planeje, planeje e planeje.
Incrível como ainda temos professores hoje que acha que não precisa planejar,
que isso é invenção de pedagogo. Como exemplo citamos Roberto Carlos, que mesmo
com mais de cinquenta anos de carreira jamais sobe num palco sem ensaiar exaustivamente.
E olhe que Roberto é rei! E você professor(a)? Quer ser rei? Quer ser rainha?
Planeje. Atualize seus conhecimentos. Aprenda com seus alunos.
Qual o seu marketing
pessoal?
Nossa
profissão é considerada uma profissão de massa, ao contrário das profissões de
elite como médico, advogado, engenheiro, etc. Mesmo com a escassez de
professores no mercado, ainda somos muitos. Por mais que consigamos conquistar
melhorias salariais, dificilmente vamos receber o que de fato merecemos pela
grandeza da nossa profissão.
Mas e daí?
Precisamos ser pobres? Claro que não. Devemos sim é buscar fazer um trabalho
diferenciado, nos valorizar e nos destacar no meio da multidão. Não se trata de
querer ser melhor do que ninguém, mas buscar a excelência, nos distanciar dos
mortais que insistem em permanecerem estacionados no comodismo, na mesmice.
Trabalhar o
marketing pessoal é ressaltar aquilo que você tem de melhor. É acima de tudo
dar bons exemplos, ser natural, ser espirituoso, bem humorado. Apresentar-se
bem, falar bem, escrever bem, acompanhar as novas tendências (sem cair em
modismos artificiais), saber ouvir com entusiasmo, saber se comunicar com
segurança, ser assertivo, flexível, vão reforçar sua personalidade de professor
vencedor.
Atenção:
busque ser o mais natural possível. A mudança deve acontecer de dentro para
fora. Não adianta nada começar a falar palavras bonitas para impressionar que
todos vão perceber que aquele não é o seu vocabulário e você vai passar por
ridículo. Já viu aqueles vendedores de livros que parecem um papagaio? É mais
ou menos assim.
Fora do
ambiente de trabalho você demonstra mais o que é na sua profissão. Não existe
essa de ser uma coisa no trabalho e outra fora. Por isso muito cuidado com suas
atitudes. Cada detalhe de sua vida reforça o seu marketing pessoal. Desde a
maneira como você se veste, como você atende o celular, até a maneira como você
trata seus colaboradores definem sua personalidade.
Lembretes importantes
- · Nossos alunos levam da gente aquilo que somos, e não aquilo que ensinamos.
- · Se um aluno gosta de você, ele aprenderá com facilidade. Se não, ele vai te boicotar.
- · Autoridade se constrói com respeito e exemplos. Não se exige, se conquista.
- · Devemos manter uma relação de confiança e comprometimento com nossos alunos. Educar é acima de tudo um ato de responsabilidade.
- · Temos a responsabilidade de ensinar e nossos alunos nem sempre estão disponíveis e interessados na aprendizagem. Cabe a nós conquistá-los.
- · O aprendizado dos alunos a nós confiados é de responsabilidade nossa. Assim como um engenheiro é responsável pelo resultado da obra que ele assina, nós somos responsáveis pelo resultado da aprendizagem.
Grande Professor Luiz Vieira. Seu texto me ajudou muito. Deveria virar leitura obrigatória para todos os professores. (Professor João Pedro-Marabá)
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