Aconteceu hoje (18) no CDC importante evento em alusão ao dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o encontro abre o calendário de grandes mobilizações que acontecerão em nossa cidade em diversos bairros, visando chamar a atenção da sociedade para esse crime que é tão hediondo e ainda aparece em segundo lugar na estatística da vergonha, perdendo apenas para a prática do trabalho infantil.
Como surgiu o 18 de maio?
Na capital Vitória - ES, no dia 18 de maio de 1973, uma menina chamada Araceli de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, carbonizado e os seus assassinos nunca foram punidos. Devido a grande comoção popular e a repercussão em todo o Brasil, essa data - 18 de maio - foi instituída oficialmente no país através da lei número 9.970 de 17 de maio de 2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
CDC lotado
Mobilizado e organizado pela competente Suely Guilherme - secretária adjunta da SEMAS - o encontro foi sucesso total, lotando todas as dependências do Centro de Desenvolvimento Cultural - CDC. Eu diria que foi até aqui o evento mais importante da programação de aniversário de Parauapebas. Na abertura, o público foi brindado com belíssimas apresentações
musicais feitas pelos próprios usuários do sistema social. Grande destaque para o CRAS do Bairro da Paz que apresentou uma paródia da música Dona Maria.
CRAS do B. da Paz deu show |
Seria o início da reação do governo Darci?
Mesa de abertura |
Conferi a presença do secretário de Assistência Social Jorge Guerreiro, a adjunta Suely Guilherme, o secretario de Cultura Popó, o secretário adjunto de Educação Antonino Brito, o assessor de comunicação Laércio de Castro, a interina da Secretaria de Saúde Terezinha Guimarães, o secretário adjunto do Planejamento Rômulo, o vice-prefeito Sérgio Balduíno, além do próprio prefeito Darci. Do poder legislativo só tinha a vereadora Eliene Soares (MDB) e o Parceirinho (PSC) apareceu depois.
Essa presença de autoridades nesse importante evento ainda é muito tímida mas já pode ser um começo.
Confira a programação da Semana de Caminhadas contra a violência em Parauapebas:
22 de maio: Bairro da Paz, às 8:30h saindo da Escola Irmã Dulce;
23 de maio: Bairro Altamira às 8:00h saindo do CAP;
23 de maio: Palmares às 15h saindo da av. Tancredo Neves;
24 de maio: Rio Verde às 8:30h saindo da Praça do Cidadão;
24 de maio: Bairro dos Minérios às 16:h saindo do início da avenida 01;
26 de maio: Partage Shopping - Culminância Culturas às 17h no estacionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário