Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

"Veja" tenta explicar nota zero de Aécio


Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Em algum momento do ano, a Veja tinha que publicar alguma coisa verdadeira, pela lei das estatísticas jornalísticas.

Isso aconteceu em sua última edição do ano, numa lista com o desempenho dos parlamentares brasileiros em 2014.

É um levantamento que a revista faz desde 2011, e que leva o pomposo nome de “Ranking do Progresso”.

Segundo a Veja, “critérios objetivos” são usados para a classificação: não se trata apenas de assiduidade, mas da qualidade dos projetos apresentados.

Na lista de 2014, entre os senadores, Aécio apareceu na última colocação. A nota que ele mereceu da revista foi, simplesmente, zero. A escala ia até dez.

Ainda ontem, quando a informação viralizou na internet, alguns tentaram explicar a posição de Aécio.

Um colunista do Globo, no Twitter, sugeriu que a posição de Aécio podia dever-se à campanha presidencial.

Os internautas não engoliram a justificativa. Alguém lembrou que o senador Lindbergh Farias também esteve em campanha em 2014, e ficou na segunda colocação.

Diante do clamor da internet, a Veja decidiu, no domingo, o impossível: justificar a posição de Aécio.

O caminho foi exatamente o do colunista do Globo: a campanha.

Era melhor a revista ficar em silêncio fúnebre. Ou será que a campanha explica também a nota 3,8 – de zero a dez – que Aécio levou em 2013?

Na primeira lista, a de 2011, Aécio sequer foi citado. Apenas 22 senadores apareceram nela, e entre eles não figurava Aécio.

Há, como se vê, uma coerência no Ranking do Progresso, pelo menos no que diz respeito a Aécio Neves.

Jornalisticamente, ficam algumas perguntas.

A primeira é: por que a Veja não utilizou seu “Ranking do Progresso” em nenhum perfil que fez sobre Aécio?

A seus leitores foi subtraída uma informação essencial.

Nenhum dos blogueiros também jamais mencionou uma lista destinada, segundo a Veja, a empurrar o país “rumo ao futuro”.

A Veja tratou seu próprio material como trata as notícias de um modo geral: se são desfavoráveis aos amigos, esconde-as. Mostrou assim a natureza do jornalismo que pratica.

Você pode perguntar: mas por que então ela deu a relação em que Aécio aparece em último lugar?

Boa questão.

Minha desconfiança é que, se não desse, ela vazaria de qualquer forma da internet, e o embaraço seria não só de Aécio mas da Veja.

Um instituto, mediante as diretrizes da Veja, avalia os parlamentares e os enumera. O “Ranking do Progresso” de 2014 fatalmente apareceria em algum site, e de lá viralizaria.

Na internet, é bem mais difícil você manipular as informações.

Por fim, fora as gargalhadas inevitáveis no reconhecimento involuntário que a Veja fez do trabalho de Aécio em Brasília, fica a constatação: a revista se bateu furiosamente para eleger o pior senador do Brasil.

4 comentários:

  1. "TIRO NO PÉ".

    Para os menos cegos, isto é apenas o reconhecimento tardio do óbvio. Pena que ainda persiste um movimento deletério de "Fora Dilma!" Com certeza este grupo de anões não leem nem manchetes garrafais de jornais sensacionalistas - preferem acreditar e desejar que o Brasil vai voltar aos tempos da escravidão.
    Diante da matéria estarrecedora - para os que amam a Veja & Cia -, vêm-me à cabeça algumas questões:
    1° - será que a Veja está querendo tirar o dela da reta e pular fora do PIG? (Tipo: juntar os cacos e tentar salvar o que restou - se é que restou alguma coisa?);
    2° - o Aécio ainda tem moral para encabeçar o grupo de oposição ao governo Dilma? (Aliás será que ele achava que tinha moral para alguma coisa?);
    3° - o que o clube dos play boys acharam da notícia - nem é preciso terem lido a matéria, simplesmente tomaram conhecimento. Será que vão dizer que a revista mentiu?;
    4° - o que o próprio Aécio achou da "brincadeira"? Simplesmente ignorou, juntou os "mano" e foi pra balada curtir uma bela night com muito whisky e muita morena gostosa como é do seu estilo?;
    5º - e os leitores Fidélix caninos de Veja, será que ainda vão jogar dinheiro fora já que a revista endoideceu e agora está desdizendo o que sempre disse?;
    6° - e se (se...) a brincadeira da Veja tivesse dado certo, com fez a Globo na era Lula X Collor? Aí sim, é que a vaca ia pro brejo mesmo; porque na era da comunicação via internet, nada fica incólume, nada fica impune. O Brasil e o mundo iam ficar sabendo de qualquer jeito e o bicho ia pegar;
    7° - finalmente: e os aliados do presidenciável senador nota ZEEERO - Marina's, Fidélix's, Everaldos & Cia, Junte-se a este clube de "notáveis" o misterioso clube de oficiais e os coleguinhas do Aecim no Senado: vão fazer o quê? Vão continuar do lado do mocinho? Vão fazer um manifesto de desagravo à revista Veja por ter publicado uma "mentira" sem tamanho? Ou vão ter a dignidade de fazer um pronunciamento público pedindo desculpas ao povo brasileiro pelo seu "engano" e apoiar o desenvolvimento do Brasil através do governo da Presidenta Dilma?
    De uma coisa eu estou certo: a revista Veja deu um verdadeiro tiro no pé; e para os menos informados, o mundo mudou, o Brasil mudou e o brasileiro
    já não se deixa mais se enganar como alguns ainda preferem acreditar.
    Por favor, por favor... avisem isto para o Senhor senil Ary Fontoura.

    ResponderExcluir
  2. Os Zé's Mané's que se limitam a comentar uma notícia não menos hipócrita deviam se dar conta de que não valem um vintém, diante de um político que enfrentou em condições de igualdade os PTralhas...
    Mais ainda, fazer apologia de um governo que está levando o País ao retrocesso, que desmoralizou nossa empresa símbolo, que responde aos maiores escândalos de corrupção "já mais visto neste país..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo Zé Mane, pelo conteudo do seu comentário e pela linha de raciocinio pobre e cheia de cliche não é difícil deduzir que você é um ex petista daquele que queria se dar bem e se lascou porque foi desmascarado. Agora está infeliz, magoado a ponto de ficar cego e acéfalo.

      Excluir
  3. Rapaz, Luiz tu ainda bota no seu blog comentário como esse aí do anônimo das 21:08? Esse deve ter fumado cocô de cavalo. Tem que ser muito doidão para dizer um monte de besteira dessa. "Levando o país ao retrocesso, que desmoralizou nossa empresa símbolo..." Ora, vá catar macacos elemento. Essa empresa a que você se refere (Petrobrás) vem sendo desmoralizada desde o período dos governos militares e teve seu maior rombo no período FHC. Somente a Dilma teve peito de proporcionar o campo para as denúncias e apurações. Do jeito que esse país é corrupto, se a Dilma não quisesse, continuaria tudo debaixo do tapete. Ou você acha que o judiciário corrupto que soltou o banqueiro Daniel Dantas levaria isso a frente? Esse anônimo além de apaixonado por um bico de tucano é retardado. será que foi as bicadas que levou?

    ResponderExcluir