Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

SESSÃO DE 09 DE DEZEMBRO - FELIZ ANO VELHO. ADEUS ANO NOVO!

Ontem aconteceu a última sessão ordinária do ano 2014. Com plenário quase que completamente vazio, os vereadores discursaram para os poucos assessores que estavam por lá. Foi uma sessão triste, sem grandes revelações, sem motivos para comemorar. Nunca tinha presenciado uma despedida tão melancólica como aquela. Pelo andar da carruagem não vai haver clima nem para uma festinha de confraternização.

Fiquei prestando atenção nos discursos dos vereadores que usaram a tribuna ou que falaram somente nas explicações finais. Vi um filme repetido de dezembro de 2013, só com uma diferença: naquela época os vereadores (principalmente os de oposição) falaram que foram tolerantes com o prefeito por se tratar do primeiro ano de mandato, mas que em 2014 botariam para quebrar e não dariam refresco ao Valmir. Teve vereador que até usou a expressão "agora acabou a brincadeira" insinuando que em 2013 foi uma grande brincadeira. Em 2014 não só deram refresco, mas deram champanhe e caviar e fizeram de tudo para participar do banquete.

Tirando esse detalhe da tolerância do primeiro ano em 2013, o resto foi um replay. Quase todos falaram que 2014 não foi um ano bom, que não sabem onde o Prefeito torrou dois bilhões, que a cidade estava sem obras, suja e às escuras, que a saúde está um caos, que o Prefeito não dá a mínima para os vereadores, que suas emendas e requerimentos foram ignorados, etc. etc... Reclamaram, reclamaram e prometeram que em 2015 será diferente, que vão cobrar do Prefeito, que não vão mais tolerar tanto desrespeito. Alguns pediram a Deus para iluminar a cabeça do Valmir para operar a mudança esperada, pediram as bênçãos divinas para a nova Mesa Diretora e repetiram outros jargões religiosos. Tudo exatamente igual a dezembro de 2013, exceto na falta de empolgação. Quem duvidar ou não se lembrar peça para ver a gravação das duas sessões.

O Vereador Zé Arenes durante seu discurso demonstrou preocupação com a drástica redução do orçamento para 2015. Disse que a situação é caótica, pois o "Prefeito não fez nem uma obra importante com o super orçamento de 2014, imagina como será em tempos de crise!" Já nas explicações finais disse que não "serve para ser o puxa saco calado que o Prefeito precisa e nem o aliado calado", falou olhando para o vereador Euzébio.

Juíza quebrou as pernas da CPI


Durante o seu discurso o vereador Bruno Soares visivelmente abatido disse ter ficado desanimado com a atitude inexplicável da Juíza da Comarca de Parauapebas. A Comissão Especial de Investigação da Saúde entrou na justiça solicitando apreensão e busca de documentos e o afastamento imediato do Prefeito Valmir por estar obstruindo de forma acintosa os trabalhos da Comissão. A Juíza devolveu o processo e mandou emendar. Argumentou que a Comissão não poderia ser autora do processo e que precisaria da assinatura da Mesa da Câmara. Como assim? Realmente o Bruno tem motivos para estar desanimado. A coisa é tão escandalosa que dá a impressão que realmente, como disse o vereador "está tudo dominado". Primeiro que a Comissão tem legitimidade e independência para acionar o Prefeito judicialmente. Depois, a juíza deu um tiro de misericórdia ao indicar que o pedido deveria ser feito pela direção da Câmara. Isso é impossível, pois o Presidente da casa já havia tentado impedir a CPI por duas vezes na justiça. Perdeu aqui e recorreu para Belém onde também perdeu. Como é que iria agora pedir intervenção na justiça a favor da CPI e contra o Prefeito? Dá para entender? O Vereador Bruno explicou que o G-5 não vai desanimar e nem desistir. Já entrou com um processo de agravante em Belém contra a decisão da Juíza de Parauapebas.

Tá dominado, tá tudo dominado


Bruno Soares mais uma vez criticou duramente o Prefeito Valmir. Citou como exemplo o orçamento destinado às obras da PA-160 que foi apenas de $150 mil e a obra já consumiu $38 milhões. Segundo o vereador "isso demonstra o despreparo desse governo e a forma como trata a Câmara demonstra que está tudo dominado", repudiou Bruno Soares.

Envergonhado


O vereador Josineto que estava se despedindo do seu mandato de Presidente da Câmara disse o seguinte: "de certa forma me sinto envergonhado. Quando saio de minha casa vejo lama e buracos pra todo lado, ruas sujas, escuras. Não foi para isso que nos elegemos. Tenho pena do meu amigo Judson (Secretário de Urbanismo) que está com as mãos amarradas sem poder fazer nada", disse o vereador governista. Josineto falou que a partir do ano que vem vai poder desempenhar seu papel de vereador, pois o cargo de presidente lhe tirou essa oportunidade. É esperar para ver. Minha bola de cristal indica que o Josineto embarcará na oposição em 2015 e voltará a fazer o que fazia como líder comunitário, e o que levou a sua vitória.

Odilom elogia Darci


No seu discurso o vereador Odilom que é líder do governo fez rasgados elogios ao ex-prefeito Darci. Disse que Darci deixou uma grande obra que foi o exemplo de humildade. "Ele conversava com todos e dizia o porquê do sim e o porquê do não. Além do mais, deixou a prefeitura saneada", destacou Odilom enquanto os demais vereadores reclamavam da falta de diálogo e de respeito do Prefeito Valmir.

Miquinha encerrou fazendo um questionamento. Disse que todos estão preocupados porque o orçamento de 2015 será só de $1 bilhão. "Agora me diga: qual é o município que vocês conhecem que tem $1 bilhão para gastar em um ano?"


7 comentários:

  1. ... Vou emendar! "Eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades"... O tempo não pára... (Cazuza)

    ResponderExcluir
  2. Nssa casa de tramóias 2015 repetirá 2014 passado hostil, covarde, corrupção na cara de pau, o cala boca (dinheiro) é em grande quantias por isso que ninguém literalmente falando ninguém faz nada para coibir essa sangria q assola parauapebas.

    ResponderExcluir
  3. O Darci realmente voltou a morar na cidade?

    ResponderExcluir
  4. Odilon é esperto demais. DARCI voltou, com chances de virar prefeito e o velho lobo, ja sabe o lado que tem que agradar

    ResponderExcluir
  5. Tá tudo dominado porque tá tudo errado. E a brincadeira continua - em 2015 será o mesmo filme, os mesmos atores, os mesmos coadjuvantes, os mesmos, os mesmos, os mesmos... e a história se repete. E como sempre nós pagamos a conta porque todos (eu disse todos) os vereadores deram um cheque em branco para o chefe da quadrilha e agora vêm chorar lágrimas de Madalena arrependida. Tem problema não, a gente paga até outubro de 2016, depois a gente recebe com juros e correções - quer dizer, a gente dá o troco, inclusive nesses vereadores sem-vergonha. Adeus Ano Novo, você já nascerá fadado ao fracasso!

    ResponderExcluir
  6. Onde está o dinheiro, onde está o dinheiro! O gato comeu,o gato comeu! E ninguém viu! O gato sumiu, o gato sumiu! E ninguém viu!
    Brincadeira de criança, como é bom! Como é bom!
    Essa é a nossa paixão, essa é a nossa bandeira é por amor à um bilhão de reais que levantamos bandeira. Onde estão QUINZE VEREADORES eleitos? Ah, esqueci talvez estão no grande conto de fada: Branca de Neve e os sete anôes, digo Branco de Neve e os Quinze anões.

    ResponderExcluir
  7. é de grandiosa importância a gente guardar tudo o que está acontecendo nas duas casas de tramóias para em 2016 que diga-se de passagem não está tão longe assim nós enquanto cidadãos e eleitores passar na cara de todos eles prefeito e vereadores.. o que hoje eles pensam que esqueceremos então nas próximas eleições vamos dá o troco.

    ResponderExcluir