Oposição a Darci???
No dia 1 de março de 2015 - época em que o prefeito Valmir Mariano estava no poder - escrevi um texto com esse mesmo título - leia aqui. No referido texto, previ muitos raios e trovoadas na política de Parauapebas. E como se eu tivesse o poder de prever o futuro, muita coisa aconteceu que realmente sacudiu Parauapebas como se fosse abalada por um terremoto. Os fatos que se sucederam, rendeu outros textos com o mesmo título (Parte II, III...).
Agora, oito anos depois, escrevo o texto com o mesmo título, porém, dessa vez, prevejo que as águas de março trarão um céu de brigadeiro para os últimos meses da gestão do prefeito Darci.
Calma! Antes de tirar conclusões apressadas, relaxe. Leia o texto até o fim e tire suas conclusões.
Na segunda-feira 13 de março desabou uma forte chuva em Parauapebas. Muitas ruas alagaram, os buracos aumentaram e em alguns trechos houve deslizamento de encostas de morro e aterros cedendo. A cidade ficou um caos. Fortes chuvas em março já são esperadas. Tudo ok. O que não está ok é a repetição dos problemas ano após ano.
A oposição mais do que ligeiro começou a publicar vídeos com a catástrofe nas ruas da cidade e, como se tivesse num profundo orgasmo, criticou a ineficiência da gestão municipal e o PROSAP. Parece que estão vigilantes 24 horas e na torcida para que aquela barragem do lago do complexo turístico estoure e alague toda a cidade. O apocalipse seria o cenário ideal para tais opositores.
O que tem de errado a oposição criticar os problemas oriundos da chuva ou o PROSAP? Nenhum problema. O problema está na imaturidade da nossa oposição e às vezes, até falta de propósito. Não demonstram qualificação para apresentar críticas consistentes e propostas concretas. Fazem uma oposição de ocasião e demonstram claramente que seriam o mesmo do mesmo com uma fachada diferente, travestido de novo. Calma! Continuo explicando a minha linha de argumentação.
Nunca vi ninguém da oposição que critica o PROSAP, criticar ou denunciar o lixão que se formou ao lado da barragem do lago do complexo turístico da Cidade Nova. Basta parar sobre a ponte da barragem e você verá uma APP (Área de Proteção Permanente) sendo aterrada com entulhos e tudo às claras no centro da cidade. Aquilo ali no futuro, se houver qualquer construção, será uma tragédia anunciada.
Também nunca vi ninguém da oposição criticar ou denunciar nos órgãos competentes a supressão da mata ciliar do Igarapé Ilha do Coco ao longo da obra do PROSAP. Também nunca vi ninguém propor que se plante mais árvores nos espaços públicos, que se respeite a Lei Ambiental, que parem de desmontar nossos morros... E vocês reclamam de um alagamento? Para onde vocês acham que essa água vai? Será que acreditam que a natureza não cobra o preço pela supressão de áreas verdes? Vocês acreditam que brejo é só para criar sapo e muriçoca e tem que aterrar mesmo? Então parem de reclamar e providenciem uma barca.
Nunca vi a oposição reclamar do desordenamento urbano da nossa cidade que se transformou num camelódromo. Aqui você pode botar um boteco em qualquer canteiro publico, pode botar uma revenda de automóveis num estacionamento público, uma loja de redes ou de chocolates, um pátio de oficina mecânica nos pontos mais privilegiados das áreas públicas. E se tiver um bar, pode usar a calçada pública ou até fechar a rua que está tudo bem. E mais: se ganhar um quiosque da prefeitura com um contrato que proíbe ampliação ou venda de bebidas alcoólicas, não se preocupe. Pode transformar num boteco, num clube e amplie a vontade para ocupar mais área pública. Ninguém vai te importunar. E porque a oposição nunca entrou com uma representação para fazer com que o Código de Posturas seja cumprido para todos e não para alguns desafetos? Será que é porque parte dessa oposição se beneficie com esse desordenamento?
Alguém pode alegar que já fez muitas denúncias no MP e tem vários processos contra o Darci e seus secretários. Sim, mas só fizeram na época da campanha eleitoral e a maioria sem sentido ou fundamento. Quero ver a ação fora de campanha eleitoral como deve ser feito pela oposição qualificada, com intenções republicanas e legítimas de transformar Parauapebas.
Então, eu digo com toda segurança: Darci governará durante o resto do seu mandato com céu de brigadeiro mesmo que Parauapebas se afunde em tempestade. E se quiser, elegerá o seu sucessor. Digo se quiser, pois talvez ele queira ficar só olhando e "deixar" que um aventureiro sem qualificação assuma o poder por quatro anos e garanta sua volta como aconteceu na época do Valmir Mariano.
Será que vai aparecer uma oposição qualificada que convencerá o eleitorado de Parauapebas que o município precisa de mudanças profundas? Vamos pagar pra ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário