Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de julho de 2014

Análise política das eleições 2014

Como prometi ontem, hoje farei uma pequena análise do cenário político de Parauapebas e de alguns candidatos. Mas antes atenderei ao pedido de um leitor e colocarei os partidos de todos.

Para Deputado Federal:

  • Afonso Vidinha- PRTB
  • Charles Borges- SDD
  • Célia Oliveira- PEN
  • Faisal Salmen - PPS
  • Marcelo Catalão - DEM
  • Milton Zimmer - PT
  • Zé Roberto - PSC
Para Deputado Estadual:

  • Adelson - PSC
  • Ângela - PTB
  • Chico das Cortinas - PHS
  • Coutinho - PMDB
  • Eliene Soares - PT
  • Flávio Veras - PRB
  • Gesmar - PSD
  • Luzinete - PV
  • Zezinho- PSOL
  • Zé Rinaldo - PSDB

Governo Valmir rachado


Desde o início do seu governo o Prefeito Valmir nunca conseguiu unificar a sua base. Essa realidade salta aos olhos de forma escancarada nessas eleições. No início havia uma briga por candidaturas governistas entre Horácio da SEMPROR e Gesmar do SAAEP. Até os 48 minutos do segundo tempo o Valmir apresentava o Horácio como o seu candidato. No apito final anunciou o Gesmar como seu candidato a Deputado Estadual. Isso gerou uma grande insatisfação na base governista que achava o nome do Horácio com mais consistência e mais experiência para o cargo. 

Como se não bastasse essa confusão, a Vereadora Luzinete do PV que mantém como "SUAS" as Secretarias de Meio Ambiente e da Mulher resolveu se lançar candidata. Para completar a família Veras que é "DONA" da Secretaria Municipal de Cultura lançou o Flávio Veras na disputa estadual. Temos ainda o Zé Rinaldo que foi a principal liderança na campanha do Valmir e Secretário de Finanças no começo da gestão. Esse se desentendeu com o prefeito por se sentir fritado e isolado. Como tinha força junto ao Governador Jatene, mesmo deixando a SEFAZ, permaneceu no comando de duas secretarias municipais sob a batuta do seu partido PSDB: SEFAZ E SEMAD. Zé Rinaldo é um forte candidato a Deputado Estadual e deve atrapalhar muito os planos do Prefeito Valmir de eleger seu pupilo Gesmar.

E só para colocar a cereja no bolo dessa confusão em que o prefeito se meteu, a vice-prefeita Ângela do PTB se sentiu traída e abandonada pelo prefeito. Seu marido Massud foi o responsável por bater pesado em seu antigo aliado -Darci- durante a campanha. Por conta disso,  não se reelegeu vereador mas contribuiu muito com a eleição do atual prefeito. Resultado: foi abandonado e agora lançou sua esposa, a vice-prefeita Ângela que vem prometendo vingança.

Em síntese, mesmo derramando muito dinheiro a candidatura oficial do Prefeito Valmir representada por Gesmar pode dar água. Mas, caso dê certo o Prefeito Valmir sairá bem fortalecido, aí eu vou tirar o chapéu para ele.

Estado de Carajás


Outro obstáculo que os candidatos ligados ao Prefeito Valmir terão é o discurso quanto ao Estado de Carajás. O povo dessa região tende a votar em quem se comprometer verdadeiramente com esse projeto. Todos defenderam à época a sua emancipação, porém, hoje estão na coligação do maior carrasco do sonho carajaense que é Simão Jatene. Portanto, mesmo que algum fale que será a favor, não passará de demagogia e discurso vago para enganar trouxa, pois em política o que vale mesmo é a ideia do comando, do grupo majoritário ou do cacique. Isso seria o mesmo que um elemento falar que defende a Reforma Agrária e se candidatar num partido de latifundiários. Portanto, muito cuidado com os discursos.

A grande surpresa dessa eleição

A Vereadora Eliene Soares do PT poderá ser a grande surpresa nesse processo eleitoral. Com a saída do Deputado Estadual Miltom Zimmer para disputar uma vaga de Federal, o PT de Parauapebas ficou com esse vácuo. Entre as várias lideranças do partido a vereadora foi convidada para assumir essa missão. Eliene que nunca pensou nessa possibilidade e priorizou seu mandato popular como vereadora foi apanhada de surpresa juntamente com todo o seu grupo de apoio. Após uma avaliação, após botar na balança os prós e contras aceitou o desafio. Está ciente que uma candidatura a Deputada Estadual não se constrói às vésperas de uma campanha, mas por outro lado o compromisso partidário falou mais alto. Como o eleitorado petista em Parauapebas é muito fiel, como a militância é forte, a Vereadora Eliene poderá ser a grande surpresa nessa eleição. Sem contar que o grupo político do Milton Zimmer apadrinhado pelo Deputado Federal Beto Faro é muito forte e tem votos em todos os municípios do Pará. Assim, Eliene -a exemplo do Milton- poderá ser bem votada em outros municípios.

8 comentários:

  1. Como eleição é um poço sem fundo vamos ver em que dá toda essa gentalha.
    Em duas coisas concordo com o blog:
    A estampa da gata influencia... e, o Zé Rinaldo é o mais preparado para representar Parauapebas e Região na Assembléia Legislativa do Pará.
    Quanto ao Jatene não tenhamos dúvida vai ser reeleito, porque a turma do aliBarbalhos e mensaleiros o povo paraense detesta.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a vereadora Eliene, será a melhor opção. Tem muita garra e força de vontade. (JS)

    ResponderExcluir
  3. Que as pretensões do Gesmar podem dar água, ou com os burros n'água, para mim são favas contadas, venha o dinheiro que vier. O que não entendi da sua análise é que, ao dar certo, o Valmir vai sair fortalecido. Ora, o Darci elegeu o Milton Zimmer e saiu enfraquecido na campanha do Coutinho; qual seria a novidade desta vez. Quanto ao Zé Rinaldo e à Eliene, penso o seguinte: o Zé sabe ser empresário, mas durante o seu período na SEFAZ não apresentou nada de novo que interessasse ao povo; já a Eliene, mesmo votando a favor de uma vergonhosa suplementação orçamentária que só beneficiou ao prefeito, o povo a tem como uma boa vereadora. Aí valerá a militância, porque o povo não quer mais saber de partido e sim da pessoa em si.

    ResponderExcluir
  4. A vereadora Eliene tem grandes possibilidades,é batalhadora e tem feito um bom trabalho frente a sociedade com honestidade e competência,votei nela para vereadora e não me arrependi e como tal tem meu total apoio.tenho certeza que teremos uma grande representante para nossa cidade.

    ResponderExcluir
  5. Meu Caro Luiz, você esqueceu que a secretaria de Educação, também é administrada pelo grupo do Zé Rinaldo, embora seja o mau educado do Major da Mactra, que grita e manda em tudo lá.
    Com relação aos candidatos ao governo, que opção temos? os dois defenderam a permanência do estado como está, nenhum deles foi a favor. Agora o que mais me deixou recepcionado foi a união do PT com os Barbalhos, isso foi de uma trairagem sem tamanho. quem defende a ética e moral na política, deve está muito decepcionado com essa união. mais o que podemos fazer a ganancia fala mais alto que os princípios.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de não ter sido citado o nome quero destacar o Coutinho como um candidato de grande potencial eleitoral com quase trinta mil votos na eleição anterior e certamente agora no PMDB um partido forte será bem votado, se não for eleito permanecerá vivíssimo para a disputa municipal em 2016.

    ResponderExcluir
  7. Eliene é boa em todos os sentidos

    ResponderExcluir