Certeza de
Escuridão nos
Lares
PAraenses
Dona Maria do Rosário mora no Bairro Bela Vista. Mora em uma humilde casa alugada com apenas quatro cômodos. Tem uma geladeira, um ventilador e com muito esforço trocou todas as lâmpadas da casa pelos modelos econômicos. É pobre, tem dois filhos: um com 3 anos e outro com 10 meses. Todos os meses tem que ir numa papelaria e pagar 2,00 para imprimir a conta de energia pois a CELPA não entrega em sua residência. Uma vez ela teve a energia cortada pois como não recebia as contas, não pagava. Foi ao escritório da CELPA que fica na Cidade Nova e depois de perder cinco horas na fila a atendente falou que se ela não recebesse a conta deveria puxar pela internet. Dona Maria muito humilde perguntou: "e o que é internet"? A atendente sorriu de sua cara e disse que ela se informasse em outro lugar pois ela tratava somente sobre problemas relacionados a energia. Dona Maria se informou com uma vizinha que lhe indicou uma papelaria onde imprimiam contas pela internet.
No mês de agosto Dona Maria levou o maior susto. Sua conta que sempre vinha com 50KWh, no valor de 22,71, dessa vez veio com 1.995KWh no valor de 1.010,98. Como achou que era algum engano, não pagou a fatura. Foi surpreendida por um funcionário da CELPA que cortou sua energia. Ela argumentou que tinha dois filhos pequenos e que não poderia ficar no escuro. Implorou, chorou, mas não teve jeito. O desalmado cortou a energia e mandou que ela fosse resolver com a CELPA. Cerca de duas horas depois o funcionário voltou e falou que por 200,00 ele religaria a energia. Desesperada, Dona Maria pegou o dinheiro que havia guardado para pagar a prestação da geladeira no Armazém Paraíba e entregou ao funcionário desonesto.
Mais uma vez Dona Maria enfrentou a fila do escritório da CELPA para tentar corrigir o que achava ser um engano. Após perder várias horas na fila a atendente lhe falou que não tinha nada errado. Aquela fatura era o valor acumulado dos 04 meses, pois como o leiturista não encontrou a casa, enviava a fatura com a taxa mínima e que agora foi corrigido. Dona Maria questionou: "quer dizer que vocês não acharam minha casa para fazer a leitura nem para entregar a conta? Como é que acharam na hora de cortar minha energia? E mesmo que eu tivesse sem pagar nada há 06 meses o meu consumo não chegaria a esse valor", disse indignada. A mocinha que parece que foi adestrada para tratar mal falou que pobre tem a mania de deixar lâmpadas acesas e depois reclama do valor da conta. E encerrou o atendimento gritando: próxima!
Dona Maria deixou a CELPA desnorteada, sem saber o que fazer. Nunca foi tão humilhada em toda a sua vida. Foi aconselhada por uma amiga a procurar o PROCOM mas está sem esperança, pois a últimas vez que fez isso perdeu seu tempo.
Manoel Bonfim é outro consumidor que vem tendo problemas constantemente com a CELPA. As constantes oscilações de energia no seu bairro provocou a queima de equipamentos. Teve uma geladeira e a televisão queimadas e quando reclamou a atendente falou que iria abrir uma ocorrência e que ele deveria aguardar 15 dias. Passado o prazo ele retornou e foi informado que sua reclamação não procede, ou seja, segundo a CELPA não foi a oscilação da energia que provocou a queima dos equipamentos. "Quer dizer que eu fiquei 15 dias sem geladeira e sem televisão para ouvir uma asneira dessa de vocês?" Bradou indignado seu Manoel.
O Sr. Raimundo Santana mora no Bairro Caetanópolis e também procurou a CELPA para tentar resolver um problema. Sua conta que era em média 40,00, nos últimos meses vem subindo sem que ele aumentasse o consumo. Já chegou ao valor absurdo de 250,00. Um amigo seu que é eletricista mediu a tensão na sua rede e constatou o problema. O que era para ser no mínimo 110KW não chegava nem a 80KW. Com essa baixa tensão os equipamentos consumiam muito mais energia. E explicou: "veja a sua bomba do poço. Para encher essa caixa de 500 litros ela levaria 30 minutos. Como a energia é fraca está levando duas horas, e, consequentemente vai gastar mais energia, além do risco de queimar". Seu Raimundo procurou a CELPA para expor esse argumento. Depois de esperar horas na fila, a atendente lhe falou que iria mandar uma equipe técnica em sua residência para verificar. A resposta viria entre 15 a 60 dias. Como não obteve nenhuma resposta em dois meses, Seu Raimundo retornou a CELPA. A atendente informou que sua unidade foi verificada por um técnico e não foi encontrado nenhuma irregularidade, que a energia estava chegando de acordo com os parâmetros definidos pela ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica). Quando ele tentou questionar a mocinha mal educada mandou que ele fosse procurar seus direitos em outro lugar e encerrou o atendimento. Seu Raimundo se sentindo desrespeitado e roubado saiu prometendo voltar com um galão de gasolina para tocar fogo no escritório da CELPA.
Você se identificou com alguma história dessa? Chega a ser aviltante e desrespeitoso a forma como a concessionária trata os consumidores. O que já era ruim agora ficou pior após a compra da CELPA por apenas 1,00 pelo Grupo Equatorial. O Governo do Estado que é o dono da concessão, que deveria exigir a prestação desse serviço essencial com qualidade nada faz.
Aqui em Parauapebas a população sofre com as constantes falta de energia, com a queima de equipamentos e prejuízos de toda ordem. A empresa demonstra incompetência, descaso e irresponsabilidade. A equipe que presta serviço é pequena e não dá conta da alta demanda. Nem a conta de energia que é o básico eles conseguem entregar em todas as residências. O local que a empresa destinou para atender os consumidores é a prova do desprezo que ela sente pelo povo. Um espaço pequeno, sucateado e desconfortável e com uma equipe mal preparada para lhe dar com gente.
Quando o cidadão tem que ir ao escritório da CELPA reclamar tem que perder um dia inteiro. Na maioria das vezes somente duas funcionárias atendem, e bem devagar os consumidores que perdem a paciência e vão embora. São treinadas para enrolar, enrolar e dizer que o consumidor está errado.
E os valores das contas? Os erros são grosseiros. Reclamar para quem? A agência reguladora (ANEEL) mais parece defensora da CELPA.
Está passando da hora da população dar um basta nesse abuso. As autoridades municipais (prefeito, vereadores, secretários) e as entidades de classe como SIPRODUZ, ACIP, CDL e outras devem se unir a população e botar um fim nessa falta de vergonha. Uma ação radical é preciso. Já cansamos de ouvir desculpas e mentiras por parte da CELPA. Pagamos a energia mais cara do Brasil e em troca temos a pior energia do Brasil e com o pior tratamento.
Vai uma dica aos nossos políticos. O ex-prefeito Darci quando trabalhava na EEPP organizou uma manifestação contra a CELPA e foi um sucesso total. Além de resolver os problemas na época e reduzir os abusos, ele virou Prefeito de Parauapebas a partir dessa ação. Quem se habilita a ser o próximo Prefeito de Parauapebas?
Se você já enfrentou problemas com a CELPA mande sua história para nós. Vamos usar esse espaço para dizer aos diretores da empresa que não somos otários.
Como diria o Aderbal da Silva: "É O DIABO MESMO!"
ResponderExcluirSeu Raimundo, tocar fogo é um gesto de desepero e de indignação do cidadão que sente na pele e no bollso o que o senhor e todos nós estamos sentindo, mas não resolve.
Uma dica boa Luiz, e não é para os políticos, porque estes não estão nem aí, é um boicote coletivo. Tem que ser um movimento organizado, com a participação de toda a sociedade; ninguém paga a conta, e venha um engraçadinho cortar a energia prá ver o que vai acontecer com ele!
Gostei da idéia do anonimo das 8:57. Vamos organizar o mês do boicote. Que tal o mês de outubro? Vamos organizar essa proposta.
ResponderExcluir