Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Parauapebas: PT aposta em Eliene Soares e Milton Zimmer

Do Blog Sol do Carajás





O PT de Parauapebas, à unanimidade, indicou Eliene Soares e Milton Zimmer para representar o município nas eleições de outubro.

PT unido


A vereadora Eliene ganhou destaque pela sua atuação política em Parauapebas, ela mesmo foi surpreendida pela indicação para disputar uma vaga de deputada estadual pelo PT, foi uma escolha de todos, independente da tendência partidária a que pertença, um reconhecimento do trabalho realizado.

O nome da vereadora é avaliado pelo PT como muito promissor, várias lideranças do PT apostaram no nome de Eliene e acreditam na eleição para a Assembléia estadual.

Milton Zimmer

Milton Zimmer é um dos deputados estaduais mais influente do Pará, conseguiu uma vaga na Assembléia paraense numa disputa muito difícil, mas não parou, hoje é presidente estadual do PT e foi indicado para concorrer a deputado federal, com chances reais de eleição, devendo ser o deputado do PT mais bem votado na região do Estado do Carajás.

Mudança de Postura

Ficou claro que a indicação de Eliene Soares e Milton Zimmer é pra valer, foi escolhido os dois melhores nomes do PT de Parauapebas.

Com os dois nomes, o PT sinaliza uma mudança da postura política do partido no município, principalmente na relação com o corrupto e desgastado governo do empresário Valmir da Integral.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Você fala mal da sua casa!

*Alípio Ribeiro


edifique_sua_casa
Chamou-me a atenção um comercial da Hyundai “Agora mais brasileiro que nunca”, do Ix35. O comercial afirma que o SUV foi adaptado para as estradas brasileiras e mostra o veículo rodando em uma rodovia cheia de buracos e ondulações! Polêmica ou realidade? O comercial é veiculado em horário nobre nas tvs e está nas principais revistas do país!
É tão comum o brasileiro falar mal do Brasil, que não fico surpreso. E, não só do país! Frases como: “o brasileiro é corrupto”, “o brasileiro é analfabeto e não sabe votar”, “o brasileiro é desonesto” fazem parte do nosso cotidiano. Será que somos suecos, suíços? Você fala mal de sua casa? “Minha casa é uma merda! Chove mais dentro que fora!” “Meus irmãos são corruptos, meus pais são desonestos”! “Odeio minha casa, ela é tão suja que me dá nojo”!
Não, meu amigo! O brasileiro não é corrupto. Eu não sou corrupto! Você também não!
Por mais que não pareça, menos de 2% dos brasileiros são corruptos ou desonestos. Só que o brasileiro não gosta de participar. Foram tantos anos de dominação e colonização que ficamos submissos ao sistema. Ficamos inertes, apáticos. Sabe por quê?
O Brasil possui 142 milhões de eleitores aptos a votar. Destes, 15 milhões são filiados a partidos políticos e a metade participa ativamente da escolha dos candidatos nas convenções partidárias. 40 milhões anulam os votos ou votam em branco, algo que considero absurdo! Então você diz: “Mas não tenho em quem votar! Nenhum candidato presta”!
Você quer mudar isto? Primeiro, filie-se a um partido. Leve os vizinhos, a família, os amigos. Participe da convenção do partido que indicará o candidato para participar das eleições. Se não conhecê-lo, se não confiar nele, trabalhe, indique-se. Não se omita. Descarte todo e qualquer candidato que tenha um passado obscuro e ficha suja! Saia do sofá, da rua. Vá para a urna com a certeza do dever cumprido!
E vamos parar (me incluo) de falar mal do país. Falemos mal dos maus, dos corruptos. O brasileiro é bom, é trabalhador. O Brasil é ótimo, é nossa casa!
E mandemos os maus políticos, os sanguessugas, os corruptos, ladrões e enganadores do povo para aquele lugar!
* Professor efetivo de inglês/português da SEDUC/PA. Bacharel em direito.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Sessão de 24 de junho

Viva São João


Lembro-me com saudade do meu tempo de criança. Dia de São João era feriado obrigatório. A festa começava de véspera. Dia 23 era dia de fogueira, dia de quermesse, dia de quentão (para os adultos). A maioria da população do meu pacato povoado enfeitava a sua casa com bandeirolas e palha de coqueiro. Quem não acendia fogueira dia de São João ou era evangélico ou viúvo. Essa segunda alternativa acendia obrigatoriamente dia de São Pedro. Minha infância foi assim. E tome batata assada, pula fogueira, pé de moleque, quadrilha na escola, estoura bombinhas e estalos de salão...

Hoje isso não existe mais, pelo menos por aqui. Ninguém nem lembra de São João. Muitas mulheres ainda se lembram de Santo Antonio. Mesmo sem ser lembrado, São João fez um grande milagre aqui em Parauapebas, e fez justamente onde precisa de muitos milagres: a Câmara Municipal.

Tentativa de golpe


Ontem na sessão por pouco não acontece o maior golpe da história. O prefeito Valmir mandou a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) e dia 24 de junho entrou em votação após passar pelas comissões de praxe. Dizem que aqui no Pebinha acontece de tudo. E acontece mesmo. Boi voar já virou coisa do passado por aqui. Imagine você que o Projeto da LDO encaminhado pelo prefeito continha um grande golpe que quase passou despercebido pelos vereadores. Um não, dois. Primeiro: estava previsto que a LDO poderia ser suplementada sem a necessidade de autorização da Câmara. Segundo: o prefeito poderia remanejar orçamento a seu bel prazer sem nenhum pitaco de vereador. Você acha que isso é pouco? Para entender melhor seria a mesma coisa de você ter 2 bilhões em sua conta e me dar um talão de cheques assinados e em branco. Moleza não! Pois é. Contando isso fora do Pebas ninguém acreditaria e ainda dariam risadas em nossa cara.

Sansão X Dalila


E o tal golpe seria aprovado com facilidade. Já havia até tramitado na Comissão de Constituição e Justiça. Mas onde está o tal milagre? Imagine que de onde menos se esperava São João usou seus poderes para evitar tamanho golpe. O Vereador Euzébio imbuído com o espírito do mártir João Batista enfrentou o vereador Odilon num embate inédito que durou quase duas horas. Sério! No final do debate o vereador Odilom Sansão pela primeira vez na sua história política teve que voltar atrás  e até recomendou o voto contrário. Me pareceu muito com a história de Sansão e Dalila. Dalila era frágil, mas no fim corta o cabelo de Sansão lhe tirando toda a força e poder. Não me entendam mal. Não estou fazendo nenhuma comparação, só demonstrando simbolicamente que as vezes o lado frágil se supera e vence batalhas que pareciam perdidas.

Para quem não se liga muito em política isso parece coisa pequena. Mas é bom o cidadão se ligar mais. Se não fosse o vereador Euzébio, teríamos o maior golpe político da história com consequências desastrosas para todos os cidadãos. Agora não sei o que passou pela cabeça dos vereadores que votaram contra essa tentativa de golpe convencidos pelo Euzébio. Talvez seja pelo espírito republicano e democrático, ou talvez seja porque cada suplementação orçamentária que tem que passar pela Câmara gera uma possibilidade de grandes "negociações". O que você acha disso? Envie o seu pitaco.




Deputado Milton Zimmer vai concorrer à Câmara Federal

 Pedro Peloso -Blog do Deputado Beto Faro



Após uma longa reunião, realizada ontem (23/06) em Marabá, entre a Assessoria do deputado Beto Faro e a Assessoria do deputado Milton Zimmer, "o martelo foi batido": MILTON ZIMMER vai concorrer a uma vaga na Câmara Federal nas eleições de outubro.


A reunião de Marabá analisou cuidadosamente os prós e os contras da referida decisão e concluiu que se faz necessário e é imprescindível que a Região do Sul e Sudeste do Pará conte com uma candidatura a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, já nas eleições de outubro próximo, visando fortalecer as lutas pelo desenvolvimento sócio-econômico da região.


"As potencialidades e as possibilidades para uma vitória eleitoral à Câmara Federal de um candidato próprio da região, pelo PT, existem e são palpáveis", afirmou Milton Zimmer, em determinado momento da reunião. "Temos que dizer para nós mesmos nesse momento, se temos vontade política suficiente para abraçar esta causa. Eu digo que estou disposto e confiante", concluiu.


Tomada a decisão local, os Assessores do deputado federal Beto Faro, presentes na reunião, comunicaram a disposição do deputado Beto, de apoiar decisivamente a iniciativa da região, em lançar a candidatura de Milton Zimmer a deputado federal.


A reunião de Marabá foi concluída com um planejamento das atividades a serem implementadas de imediato, no sentido de concretizar a decisão tomada. Depois disso, o grupo saboreou a vitória do Brasil, na COPA DAS COPAS, por 4 X 1, sobre a já eliminada Seleção de Camarões. (Pedro Peloso - Colaborador do Blog).

Nota do Blogger

Com a decisão da "AS" (Articulação Socialista) em lançar Milton para Federal, o grupo escolheu a vereadora Eliene para assumir a candidatura a Deputada Estadual em Parauapebas representando toda a região onde o Deputado Milton tem votos cativos. Após ampla discussão, o grupo avaliou que Parauapebas não poderá ficar sem uma representação petista na Assembléia Legislativa. Vários nomes da região foram avaliados, inclusive o do ex-prefeito Darci. Foi batido o martelo com o nome da Eliene por ser uma liderança em ascensão e com chances reais para uma disputa, além de representar bem o partido. Falta agora a Vereadora Eliene responder se topa esse desafio.

terça-feira, 24 de junho de 2014

A FIFA É RACISTA


"Nós não somos macacos" (Daniel Alves)


Sim, somos negros e o nosso sangue é vermelho!
José Orlando Vieira Reis (Zelão)
Nesta copa do mundo (não da FIFA, como diz a imprensa) estamos vendo cada coisa! Primeiro foi a imprensa golpista, que é patrocinada por uma burguesia arcaica e escravagista, dizendo que não vai ter copa. Depois, vendo os estádios superlotados de turistas estrangeiros e brasileiros ricos, entraram de cara na publicidade massiva divulgando os eventos da copa. Alguns idiotas com espírito fascista insistem em ir pras ruas fazer baderna em nome de uma pseudomanifestação – manifestar contra a copa? Perguntem se os estádios estão lhes dando ouvidos!
A FIFA bem que tentou fazer uma campanha para amenizar o racismo nos estádios de futebol – tentou. Mas o racismo não é uma questão cultural, como muitos querem nos fazer acreditar, racismo é uma questão de caráter. Quem é racista é mau caráter (e isto o europeu o é por excelência) e mau caráter é qualquer sistema que não combata, com firmeza, o racismo. Um exemplo claro foi no jogo entre Alemanha X Gana no sábado, dia 20.06, em que um (possivelmente) alemão invadiu o campo, tirou a camisa e ostentou no corpo inscrições exaltando o nazismo, como Heil Hitler, CC e SS. Só que, como o direito de imagem é da FIFA, isto ninguém viu pela televisão. Mas do que adiantou esconder se existem outras opções de imagens que circulam livre e imediatamente na internet? A FIFA deixou claro que é racista sim senhores. Querem mais exemplos? Darei.
Por questão de tempo e de gosto, não estou assistindo (pela TV, é claro!) a todos os jogos da copa – tinha que ter muito saco. Mas de todos os que eu pude ver até aqui, uma coisa muito séria tem chamado à minha atenção (e aí, por favor, me corrijam, porque como não sou não quero cometer injustiça): Juízes, bandeirinhas, assistentes, gandulas e outros trabalhadores a serviço da FIFA, todos brancos; no máximo meio, meio, meio moreno – caso raro de alguns de fora da Europa. Nenhum negro. Negro que eu falo é negão mesmo – zulu, cor de tição (como dizia o sinhorzinho Malta). E aí me respondam: a FIFA é ou não é racista? Ou não existe no mundo do futebol um negão bom de apito? Eu digo: existe; nós mesmos temos um que é porreta e bastante respeitado, inclusive pelos jogadores – e por que não está lá??? Fato.
Vou me reportar mais uma vez ao jogo entre Alemanha X Gana – aquele em que um nazista invadiu o gramado sem ser incomodado pela FIFA e fez a sua demonstração até ser contido por um ganês. A seleção de Gana virou o placar adverso para 2 X 1 e num azar daqueles acabou cedendo o empate para a adversária. No final do jogo, num lance acidental, ganês e alemão trocaram cabeçada. Resultado: o ganês ficou com dor de cabeça e o alemão ficou sangrando. Naquela imagem (que a Alemanha talvez quisesse que a FIFA escondesse), o óbvio foi exposto para o mundo inteiro: ELES NÃO TÊM SANGUE AZUL!  
 
 
Parauapebas, Pará. 23.06.14.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

O fim da Câmara de Vereadores

Nesse sábado, 21 o ex-vereador Faisal Salmen foi entrevistado na Rádio Arara Azul no programa do Arimateia.Tudo transcorria normalmente até que ele proferiu a seguinte frase: "acho que Câmara de Vereadores tem que acabar aqui em Parauapebas e em todo lugar do Brasil". Seria uma frase normal se não fosse dita por um ex-prefeito, ex-deputado e ex-vereador. Faisal foi vereador na última legislatura e conhece como ninguém a estrutura daquela casa de leis. Então, independente de concordarmos ou não, isso merece no mínimo uma reflexão.

Após lançar a frase bombástica, Faisal discorreu sobre o assunto. Disse que não teria uma proposta de como substituir o atual poder legislativo, mas que teria que mudar esse modelo. Da forma como está é inútil e está longe de cumprir seu papel. O povo exige do vereador um papel que não é o dele. Exige que ele faça o papel do executivo, ressalta Faisal. Ele (o povo) cobra do vereador que lhe arrume emprego. O vereador por sua vez vai cobrar do prefeito o emprego para o povo. O prefeito dá uma secretaria ao vereador em troca de sua fidelidade. Como é que esse vereador terá independência para fiscalizar o prefeito? -questiona o ex-vereador. Da forma como está fica impossível que haja oposição e ambos (prefeito e vereadores) são reféns uns dos outros.

Faisal lança uma questão polêmica, indigesta e que poucos tem coragem de abordar publicamente. Fala que tem que mudar o paradigma e, principalmente a compreensão do eleitor sobre o papel do vereador.  Mais uma vez coloca o eleitor na berlinda. A coisa funciona assim: o eleitor busca um vereador que atenda suas necessidades individuais. Para isso o vereador tem que se aliar ao prefeito e conseguir vagas de emprego e dinheiro, muito dinheiro. Assim, ele fica nas mãos do executivo e perde sua autonomia e papel de legislador. O vereador nessa condição tem que correr contra o tempo e conseguir mais recurso para fazer caixa para garantir sua reeleição. O vereador que não entra nesse esquema fica isolado, de mãos amarradas e não se reelege. Quer dizer que o vereador é refém do mal eleitor? O vereador tem que ser corrupto para conseguir os votos para a próxima eleição?

Essa é uma questão difícil de ser decifrada. Por um lado temos o eleitor que vive nas portas dos gabinetes exigindo todo tipo de coisa dos vereadores: material de construção, dinheiro, emprego para si e para os parentes, dentadura para a sogra, passagens, etc. etc. Por outro lado temos o político que faz de tudo para chegar ao poder e manter esse poder. Em época de campanha distribui dinheiro e compra votos e acaba se elegendo as custas de muita grana e muitas promessas. Segundo o Faisal o Judiciário não tem condições de coibir essa prática. Infelizmente é verdade. A cada ano uma eleição se torna mais cara em Parauapebas e a prática da boca de urna corre solta nas barbas do juiz. A conta é a seguinte: o candidato contrata mil bocas de urna a cem reais cada para o dia da eleição. Ele sabe que o cara não vai fazer boca de urna devido a fiscalização do judiciário. Nem precisa. Com cem reais no bolso a metade desses eleitores tem um surto de falsa honestidade e vota no tal candidato. Desses 500 cabos eleitorais "honestos" metade consegue pelo menos mais um voto. Resultado: mil pessoas contratadas no dia da eleição por cem mil reais renderá ao candidato no mínimo 750 votos.

Mas afinal, o eleitor é o vilão? Seria ele o culpado pela eleição e reeleição dos corruptos? Do outro lado dessa polêmica está o corruptor, o político. Ao longo dos anos o povo foi educado a agir assim e agora os políticos reclamam desse comportamento. Esse dilema tão cedo será resolvido e se parece com aquela duvida eterna:  quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?  E você leitor inteligente que acompanha esse Blog, o que acha? Não sei quem nasceu primeiro mas de uma coisa tenho certeza: enquanto perdurar essa dúvida o "fiofó" da galinha é quem paga a conta.

Me custa muito assumir isso. Quem me conhece sabe que Faisal Salmen foi meu grande inimigo político desde a minha juventude. Mas reconheçamos: ele foi corajoso ao abordar publicamente essa questão e tem razão em muitos aspectos principalmente quando diz que tem que mudar o paradigma do legislativo e a forma como o povo vê o vereador.

sábado, 21 de junho de 2014

Faisal disse: câmara de vereadores tem que acabar.

Nesse sábado o ex-vereador Faisal Salmen deu uma entrevista na Arara Azul onde discorreu sobre o papel do vereador e da oposição.  Achei no mínimo inusitada pra não dizer polêmica.
Segunda feira escreverei sobre essa bomba que é nitroglicerina pura. Vale a pena conferir.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

A carapuça de FHC foi comprada


Por Altamiro Borges

A última pesquisa Datafolha confirmou que FHC é o político mais destetado do país – 57% dos entrevistados garantiram que não votariam em um candidato indicado por ele “de jeito nenhum”. Mesmo assim, vaidoso, ele não consegue ficar quietinho no seu canto, mesmo sabendo que isto pode prejudicar Aécio Neves, o cambaleante presidenciável do PSDB. Citado por Lula num evento no final de semana, FHC­ se sentiu provocado e reagiu nesta segunda-feira (16). “Lamento que o ex-presidente Lula tenha levado a campanha eleitoral para níveis tão baixos. Na convenção do PSDB não acusei ninguém; disse que queria ver os corruptos longe de nós. Não era preciso vestir a carapuça”, escreveu no Facebook.

Mas quem vestiu a carapuça, de fato, foi o próprio tucano. O que irritou FHC foi uma crítica que até hoje não teve respostas. “Vi o ex-presidente falar com a maior desfaçatez: ‘É preciso acabar com a corrupção'. Ele devia dizer quem é que estabeleceu a maior promiscuidade entre Executivo e Congresso quando ele começou a comprar voto para ser aprovada a reeleição”, afirmou Lula na convenção que homologou a candidatura de Alexandre Padilha ao governo de São Paulo. O petista apenas se referiu a uma denúncia publicada pela própria Folha tucana em 1997 e que, recentemente, ganhou provas mais contundentes com o excelente livro “O príncipe da privataria”, do jornalista Palmério Dória.

A retrucar a alfinetada de Lula, o grão-tucano inclusive forçou a Folha – que, por razões óbvias, nunca mais tratou do assunto e até escondeu o livro de Palmério Dória, um sucesso de vendas – a relembrar o velho escândalo político. O jornal até tenta aliviar a barra de FHC ao dizer que ele “sempre negou o episódio”, mas confirma que “o caso nunca foi investigado nem pelo Congresso, nem pela Procuradoria-Geral da República”. A Folha poderia acrescentar ainda que mídia amiga também arquivou a maracutaia – mas ai já seria pedir demais. Em seu blog, o jornalista Fernando Rodrigues, o primeiro a denunciar o caso, contou um pouco desta história sinistra. Vale conferir:

*****

Conheça a história da compra de votos a favor da emenda da reeleição

Fernando Rodrigues

16/06/2014

O mais importante a respeito desse episódio de 1997 é que nada foi investigado como deveria. Dessa forma, restam apenas os fatos em torno da revelação do fato – trata-se de fato, pois houve provas materiais periciadas a respeito.

Tento evitar escrever sobre assunto tão antigo porque agora é ocioso especular sobre certos detalhes do episódio. Mas como FHC e Lula trocaram chumbo a respeito, é útil fazer aqui, sem juízo de valor, uma cronologia dos acontecimentos:

1) 28.janeiro.1997 – a Câmara aprova a emenda constitucional da reeleição: dispositivo passa a permitir que prefeitos, governadores e presidente disputem um segundo mandato consecutivo.

2) 13.maio.1997: Folha publica reportagem da compra de votos para aprovação da emenda da reeleição. Manchete no alto da primeira página, em duas linhas: “Deputado conta que votou pela reeleição por R$ 200 mil”.

3) O que disse FHC, então presidente da República: sempre negou o esquema. Dez anos depois, em sabatina na Folha, em 2007, o tucano não negou que tenha ocorrido a compra de votos. Alegou que a operação não foi comandada pelo governo federal nem pelo PSDB: “O Senado votou [a reeleição] em junho [de 1997] e 80% aprovou. Que compra de voto? (…) Houve compra de votos? Provavelmente. Foi feita pelo governo federal? Não foi. Pelo PSDB: não foi. Por mim, muito menos”.

4) Provas: confissão gravada de 2 deputados federais do Acre que diziam ter votado a favor da emenda da reeleição em troca de R$ 200 mil recebidos em dinheiro. Outros três deputados eram citados de maneira explícita e dezenas de congressistas teriam participado do esquema. Nenhum foi investigado pelo Congresso nem punido.

5) CPI: PT e partidos de oposição tentam aprovar requerimento de CPI. Sem sucesso

6) Operação abafa 1: em 21.maio.1997, apenas 8 dias depois de o caso ter sido publicado pela Folha, os dois deputados gravados renunciam ao mandato (Ronivon Santiago e João Maia, ambos eleitos pelo PFL – hoje DEM – do Acre). Eles enviaram ofícios idênticos ao então presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). Ambos alegaram “motivos de foro íntimo’”. Em comentário irônico à época, o então deputado federal Delfim Netto disse: “Nunca vi ganhar um boi para entrar e uma boiada para sair”.

Reportagem de 21.maio.1997 relata procedimentos utilizados na reportagem sobre a compra de votos.

7) Operação abafa 2: em 22.maio.1997, só 9 dias depois de a Folha ter revelado o caso, tomam posse como ministros Eliseu Padilha (Transportes) e Iris Rezende (Justiça). Ambos eram do PMDB, partido que mais ajudou a impedir a instalação da CPI para apurar a compra de votos.

8) Operação abafa 3: apesar da fartura de provas documentais, o então procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, não acolhe nenhuma representação que pedia a ele o envio de uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal.

Em 27.junho.1997, indicado por FHC, Geraldo Brindeiro toma posse para iniciar o seu segundo mandato como procurador-geral da República. Sempre reconduzido por FHC, Brindeiro ficou oito anos na função, de julho de 1995 a junho de 2003.

9) Fim do caso: em junho de 1997, o Senado aprova, em segundo turno, a emenda da reeleição, que é promulgada. No ano seguinte, FHC se candidata a mais um mandato e é reeleito.

A Polícia Federal não investigou? De maneira quase surrealista, sim. O repórter responsável pela reportagem foi intimado a dizer o que sabia a respeito do caso em… 4 de junho de 2001. O inquérito era apenas protocolar. Não deu em absolutamente nada.

*****

Leia também:

Livro bomba: O príncipe da privataria

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Festa de abertura da copa - pastelão

O Brasil inteiro ficou estupefato diante da cerimônia de abertura da copa do mundo. Ninguém acreditou no que os olhos viam ao vivo no Itaquerão ou pela tela da tv. Um monte de dancinha sem ritmo, umas coreografias desengonçadas e uns figurinos de mal gosto. Apenas 660 integrantes deixavam um enorme vazio no gramado do estádio. Para coroar o espetáculo  aparece a Cláudia Leite fantasiada de galinha pintadinha azul se requebrando e se abaixando até o chão diante da maravilhosa Jennifer Lopez como se quisesse fazer a dança do acasalamento. Enquanto isso o rapper Pitbull com seu figurino de barril cantava de costas para as duas na maior parte do tempo. Ok. A música era mais ou menos.

Quem foi a mente brilhante responsável por esse espetáculo?


Todos estavam se perguntando como é que um país como o Brasil, terra do samba, do frevo, do axé, país que tem o maior espetáculo carnavalesco do planeta, que tem Ana Botafogo, Carlinho de Jesus, que tem um gênio carnavalesco como Paulo Barros, entre outros, organizou um espetáculo tão pobre como esse? Um país que já fez homem voar em plena sapucaí, que encanta o mundo com o festival de Parintins seria capaz de organizar um espetáculo que encantaria o mundo.

Aí é que está o mico. Os brasileiros não tiveram nada a ver com isso. A poderosa FIFA é a grande responsável por tudo e não abre mão de nem um detalhe, seja aqui ou em qualquer país que ela organiza uma copa. A Team Spirit foi a empresa contratada pela FIFA para fazer o espetáculo de abertura. A coreografia ficou por conta da belga Daphne Cornez.


O grande destaque foi escondido


O brasileiro médico e pesquisador Miguel Nicolelis prometeu em 2009 fazer uma pessoa adulta paraplégica dar um chute em direção ao gol usando uma espécie de roupa chamada exoesqueleto. O projeto batizado "Andar de Novo" foi a grande sensação na comunidade científica internacional que aguardava ansiosa por esse momento. Seria o maior espetáculo da história da ciência humana desde a conquista da Lua em 1969. Seria! Realmente Nicolelis cumpriu o prometido. Um homem usando o exoesqueleto usando apenas o poder da mente deu um chute na brazuca. Porém esse fenômeno foi solenemente ignorado pela imprensa e pela FIFA. Em menos de sete segundo as câmeras mostraram o chute em um canto do campo e pronto.

Espetáculo verdadeiro o Brasil deu dentro de campo. E esperamos que assim seja até o final da competição.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

A torcida organizada anti-Dilma




Do site Vermelho:


O que aconteceu de realmente importante nesta quinta-feira (12), além, é claro, da vitória de 3 a 1 da seleção brasileira contra a Croácia? Segundo os jornais da grande imprensa, o fato de um grupo de torcedores ter xingado a presidenta Dilma no estádio da abertura da Copa do Mundo em São Paulo, foi muito relevante e é destaque dos principais jornais impressos do Brasil, inflando assim, a torcida anti-Dilma no Brasil.


É evidente que muitos, mas não a maioria, ainda torcem pelo fracasso da Copa do Mundo no Brasil. E a grande imprensa tem demostrado que faz parte dessa torcida derrotista. Mesmo não ocorrendo grandes problemas na abertura da Copa que pudessem, sim, apagar o brilho da vitória da seleção brasileira, a grande imprensa tratou de chamar o ato de xingamento à presidenta como algo fenomenal.

Sem problemas
O Estádio do Corinthians, que despertava grande temor, passou bem pelo teste de fogo. Além disso, não houve problemas de deslocamento e os torcedores chegaram e saíram com facilidade, utilizando o transporte público. Para completar, não houve a temida greve dos metroviários e os protestos foram realizados por grupos minoritários, de apenas dezenas de pessoas. Em resumo, uma grande festa, onde a esperança venceu o medo de um eventual fracasso.

No entanto, o que mais foi destacado pelos jornais, na manhã seguinte, ou pelos telejornais desta sexta-feira (13) foi a “vaia” da ala Vip do estádio e, em alguns momentos, foi dirigida à presidenta Dilma, num grosseiro xingamento. E o que significou isso, para além da expressão da falta de educação e o comportamento de "manada" típico dos estádios de futebol, quando um pequeno grupo começa a gritar palavras de ordem, que rapidamente se alastram.

O xingamento, em si, foi um evento banal. A cobertura dos jornais e telejornais, nem tanto. Significa que Folha, Estado de S. Paulo e Globo, cujos colunistas falavam em "Copa do Medo" e "chuteiras sem pátria", fazem parte da torcida organizada anti-Dilma. E os torcedores que ali gritavam, gritavam por eles. Os Frias, os Mesquita e os Marinho.

Foi um ato de covardia de um grupo de torcedores. É esse tipo de gente que desrespeita uma autoridade, uma senhora ao lado de sua filha, e principalmente com o seu povo que vem sendo o mais beneficiado com os projetos sociais no Brasil nos últimos anos.

Resposta
A presidenta Dilma Rousseff comentou nesta sexta-feira (13) sobre as hostilidades que sofreu. Ela afirmou que não se deixará abater por esse tipo de agressão. “Não vou me deixar aterrorizar por ofensas verbais”. “Não vou me deixar aterrorizar por xingamentos que não podem ser ouvidos nem por crianças”, enfatizou Dilma.

Alguns jornalistas e comentaristas registraram o fato, como foi o caso do jornalista Juca Kfouri, que ataca frequentemente o governo, classificou, porém, o episódio como “uma vergonha”, um ato deplorável por parte de uma elite branca que entrou no estádio com ingresso Vip. Segundo ele, 95% dos torcedores presentes acharam o ato muito ruim para a imagem do Brasil.

Foi um ato de covardia, vergonhoso, mas essa ação partiu de poucos e não merece essa relevância dada aos editores dos jornais. Com certeza, foi algo que o PIG de plantão encontrou para a campanha anti-Dilma no Brasil.

* Com informações do site Brasil-247

A Copa do Mundo é Nossa

FIFA X Brasil X Política


É comum na história das copas do mundo a exploração política do futebol. Aqui no Brasil não seria diferente, ainda mais quando coincide com a reeleição da Presidenta Dilma. Muitos chegam até ao exagero de confirmar que a reeleição dependerá do sucesso da seleção brasileira.

Nessa busca desesperada por atrelar o futebol a política, até aqui só marcamos gol contra. Alguns movimentos sociais resolveram radicalizar e aproveitar o clima da copa para exacerbar suas ações passando para o mundo uma imagem negativa de que aqui só temos baderneiros violentos, saqueadores e vândalos. Parte da classe política que tenta a qualquer custo tomar o poder se aproveitou desse clima e embarcou irresponsavelmente nessa onda. Assim, está valendo tudo. Qualquer movimento que seja contra alguma coisa passa a ser considerado contra a Dilma.

A grande mídia por sua vez, se aproveitou dessa instabilidade para destilar veneno e provocar instabilidade. Observe que os grupos que tem domínio da imprensa brasileira são aliados a velha elite política conservadora, retrógrada e alienada. Só para dar um exemplo cito a velha Rede Globo do finado Roberto Marinho. Marinho se fortaleceu  por dar apoio irrestrito e ajudar no golpe de 1964. A Rede Globo é herança da ditadura militar e não esquece suas origens. Assim, passa por cima de qualquer conceito de ética, de responsabilidade, de honestidade para ajudar os grupos políticos ligados as suas origens. 

Às vésperas da copa, essa aliança composta pela grande imprensa, partidos conservadores e empresários inescrupulosos chegaram ao ridículo de fazer o coro "Não vai ter copa". Mentiras, boatos, e notícias deturpadas e todo o tipo de lixo foi distribuído e amplamente difundido na mídia e nas redes sociais. Comparações desconexas sobre os gastos com a copa foram usadas e tentaram passar aos inocentes de que esse dinheiro poderia ir para a saúde ou para a educação. Publiquei aqui no Blog uma matéria com gráficos que demonstram os investimentos da copa e os investimentos com saúde, educação e mobilidade urbana. É bom frisar que a maioria dos gastos com a copa são de fontes privadas e a parte que o governo federal investiu ficará para o povo brasileiro.

A campanha "Não vai ter copa" começou a perder força quando os grupos econômicos perceberam a burrice e o tiro no pé que estavam dando. Viram que estavam perdendo dinheiro. O fracasso da copa seria o fracasso financeiro para esses grupos. Daí, rapidinho mudaram o discursos e passaram a gritar "Vai ter copa sim". Vocês perceberam como a imprensa mudou a linha editorial em relação a copa?

O governo federal fez bem o seu papel?


Basta observar as últimas copas para ver que o Brasil fez bem o seu papel. Em quase todos os outros países sedes tivemos atrasos no cronograma e metas não cumpridas. É claro que tivemos problemas aqui no Brasil, mas segundo balanço da própria FIFA, essa será a Copa das Copas. Nossos estádios são exemplos para o mundo e ficaram todos prontos a tempo. Para a infelicidade da velha elite que torce contra e dos pobres alienados que se deixam levar por essa elite, não vamos ter apagão, não vamos ter surto de dengue, não vamos ter confusão nos estádios, não vamos ter banho de sangue nos protestos de rua, não vamos ter blecaute e confusão nos aeroportos e nem atos de terrorismo. Ao contrário: mostraremos ao mundo um país de povo alegre, civilizado, criativo, hospitaleiro; mostraremos ao mundo um Brasil que cresceu, um país moderno, com tecnologia e condições para organizar qualquer grande evento.

Demagogia e contradição


Quando a FIFA anunciou que o Brasil sediaria a Copa do Mundo em 2014, o país inteiro vibrou e se emocionou junto com o Presidente Lula. Na época o país inteiro se mobilizou e apoiou a iniciativa de Lula 
em candidatar o Brasil como sede. Esse era um sonho de todo o povo brasileiro. Imagino que se fossemos derrotados, o Lula seria sacrificado e carregaria o peso da derrota para sempre. Fomos vitoriosos, vibramos como se fosse uma vitória na final da copa. E agora? É óbvio que sediar uma copa tem custo, tem investimentos. Por que não fizemos protestos durante a campanha para a escolha do país sede? Por que o povo não foi para a rua dizer que não queria copa aqui para não tirar o dinheiro da saúde e da educação? Isso não lhe parece manipulação política?

Fora FIFA


Até aqui tudo o que não deu certo foi de responsabilidade da FIFA. Essa sim, merece nossos protestos e nossa indignação. Está na hora de destituir aquela velharia mentecapta. Veja alguns exemplos de pastelão da fifa: 

  • A festa de abertura foi uma piada de mal gosto
  • O mascote fuleco deveria se chamar fuleiro. Alguém tem vontade de comprar um bicho medonho desse para guardar de lembrança?
  • E o nome da bola? Brazuca. Fala sério!
  • Os comerciais da copa são todos sem criatividade. É de envergonhar qualquer marqueteiro.

Veja nessa segunda: como foi a festa de abertura da copa e como o povo esperava que deveria ser.





quarta-feira, 11 de junho de 2014

Sessão de 10 de junho

Friboi X Boi de Ouro


Ontem a sessão foi pautada pela matéria veiculada no Blog do Vela Preta e amplamente repercutida na Rádio Arara Azul. Até então o referido Blog só publicava notícias de crimes e só estampava fotos de criminosos em sua página. Nesse dia 09 de junho resolveu fugir da rotina e estampou os rostos dos vereadores Josineto, Luzinete e Odilom com a manchete "Vereadores são acusados de exigir propina a dono de supermercado".

Essa notícia caiu como uma bomba na rotina política de Parauapebas. Em outro município isso seria motivo de rebelião social e grande ebulição na Câmara, além de forte investigação do Ministério Público. Aqui no Pebinha de açúcar essa notícia tende a cair no esquecimento e ser lembrada vagamente por alguns populares.

Muita gente me cobrou repercussão dessa notícia no meu Blog. Decidi não fazer, pois a matéria original do Vela Preta não traz fontes e nem denunciantes. Isso é até normal diante do sistema de violência política em que vivemos. Ninguém quer colocar a cabeça a risco assumindo uma denúncia desse porte. Recebi na caixa de comentários várias mensagens com informações que decidi não publicar dada a gravidade das denúncias anônimas. Mas, infelizmente, caso essa denúncia seja verdadeira não é o fato mais grave que acontece aqui no nosso meio político. Existe mais mistério nesse Pântano Dourado do que nossa vã filosofia possa imaginar.

Como já falei, não vou repercutir essa denúncia aqui. Quem ainda não sabe do que se trata e queira saber, entre no Blog do Vela Preta. Vou me ater as explicações dos vereadores na Arara Azul e na tribuna da Câmara. O resto, fica a critério da imaginação dos nossos leitores.

Logo após a repercussão na rádio Arara Azul o vereador Odilom e vereador Josineto procuraram a emissora para dar explicações. Em sua defesa o Odilom falou que não é agiota e procurou o Edimar Boi de Ouro na companhia do seu filho Fred e do amigo Crispin para tratar de assuntos particulares referente a venda de gado com o dono do supermercado Baratão. Afirmou que encontrou a Vereadora Luzinete no escritório do supermercado e que estava muito exaltada e que chamara a atenção dela para se comportar devidamente. O Josineto por sua vez disse não saber de nada e que iria apurar se alguém estaria cobrando propina dos contratos da Câmara.

Representante de Deus na terra


Segundo o Blog do Vela Preta, a Vereadora Luzinete disse ser a representante de Deus aqui na terra. Essa história de usar Deus na política não me cheira bem. Já vi esse filme em outras épocas e nenhum acaba bem. Na abertura do grande expediente na sessão de ontem que contou com a ilustre presença da Juíza Dra. Eline Vieira, a primeira a se pronunciar, Irmã Luzinete -como gosta de ser tratada- tentou fazer sua defesa mas não conseguiu devido as intensivas vaias e protestos do público presente. O presidente Josineto tentou apaziguar os ânimos da platéia mas não conseguiu. O Pavão pediu um aparte e disse confiar plenamente na seriedade da colega e que ela será sua representante na Assembléia Legislativa.

O que me deixou intrigado no discurso da Luzinete foi o fato dela afirmar categoricamente que nunca esteve no supermercado Baratão e que ninguém nunca o vira em nenhum supermercado da cidade. O vereador Odilom afirmou na rádio que havia encontrado a vereadora exaltada no escritório do supermercado. Quem está falando a verdade e quem está mentindo? Mistério!

Odilom classificou o Blog do Vela Preta como mentiroso e difamador. Disse que o Vela deveria estar sofrendo consequências da andropausa. Porém uma coisa me chamou a atenção: O vereador Odilom disse que dessa vez ia relevar e deixar pra lá. Se bem conheço Odilom (ele já foi líder do governo que participei) ele não é de deixar nada pra lá. Costuma não engolir desaforo e em situação normal processaria o Vela Preta e o deixaria em situação complicada. Por que agora vai relevar? Por que essa mudança repentina de atitude? Esse lado do velho Odilom eu não conhecia, mas deve ser normal a pessoa ficar mais tolerante com a idade. Eu mesmo estou ficando com coração de manteiga a medida que envelheço.

Diante dessa séria denúncia, especulo alguns cenários:

1- Pode ser que seja verdadeira e o Vela Preta vai levar adiante não aceitando qualquer intimidação ou ameaça. Isso provocaria uma catástrofe no nosso Poder Legislativo e não sobraria pedra sobre pedra;

2- Pode ser que seja verdadeira, mas o Vela Preta vai recuar por algum motivo e dizer que se equivocou ou que a fonte mentiu. Publicará um pedido de desculpa e tudo voltará a reinar na mais perfeita paz e harmonia no Pântano Dourado;

3- Pode ser que tudo não passe realmente de um equívoco, de um ato irresponsável de uma mente maldosa que queira prejudicar nossos bravos, honestos e honrados vereadores;

4- Pode ser que tudo não passe realmente de um equívoco e os vereadores não vão deixar barato. Vão abrir para a comunidade todas as contas e os contratos para que não reste nenhuma dúvida. Para defenderem suas honras processarão o Vela Preta por difamação e pelo desaforo de ter colocado caras de homens e mulher honrados numa página policial onde até então só tinha aparecido bandidos e defuntos.

Seja qual for a verdade, uma coisa é certa: os nossos edis estão nesse momento como uma carreira de pedras de dominó enfileirados na vertical. Mais do que nunca terão que permanecer unidos e o espírito corporativo nunca se fez tão necessário. 

Desejo boa sorte aos que estão do lado da verdade e que Deus proteja aos justiceiros nessa terra de injustiças.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Você leitor, é 100!

99.950. Esse é o número de acessos ao blogdoluizvieira. Ainda hoje comemoraremos os cem mil acessos.  Se você for o leitor número cem mil mande uma mensagem na caixa de comentários.
Agradeço a todos que prestigiam esse espaço de debate e informação.  Continuarei com muito esforço e dedicação contribuindo com a formação de idéias e fomentando o debate de forma respeitosa e fraterna.

Luciano Huck faz milagre em Parauapebas

Nova Academia Samurai Zen
O casal Adaias e Edivânia estão realizando um sonho quase improvável hoje. Num universo de milhões de pessoas que sonham em ter seu trabalho reconhecido por uma estrela global ou por uma entidade governamental, eles conseguiram chamar a atenção justamente do apresentador Luciano Huck. E conseguiram naturalmente, de forma espontânea sem que buscassem isso especificamente. Apenas trabalharam com a única pretensão de ajudar o próximo, de melhorar a vida das pessoas no seu bairro. Apenas trabalharam, naturalmente, e, nem em sonho imaginaram ter uma ajuda dessa proporção. Nunca escreveram uma carta para a globo, nunca saíram pedindo ajuda a políticos, nunca ficaram lamentando a falta de ajuda. Apenas fizeram seu trabalho com paixão e dedicação. 

O trabalho voluntário desenvolvido na Academia Samurai Zen num galpão tosco construído com recursos do próprio casal chamou a atenção da Rede Globo. Tudo por acaso a partir do destaque de uma aluna que ganhou uma medalha internacional. Adaias foi o grande felizardo contemplado no quadro "Um por todos, todos por um". Vão receber hoje das mãos do apresentador Luciano Huck uma academia novinha toda equipada com tudo o que há de melhor para o treinamento das crianças. No lugar do barraco humilde onde o casal morava foi construído um lindo apartamento todo mobiliado e decorado onde o casal desfrutará de uma merecida vida digna com seus filhos.

Ontem fui pessoalmente acompanhar tudo de perto. Consegui uma credencial com meu amigo Rone Soares -vizinho da academia- e tive acesso exclusivo as obras de acabamento da Samurai Zen. Uma obra simples, mas de extremo bom gosto. Tenho certeza que as crianças terão um espaço digno dos seus sonhos e conquistarão muitas medalhas.


Rua ganha asfalto e calçadas
A vinda do Luciano Huck em Parauapebas não mudou a vida somente do casal Adaias e Edivânia. Além de centenas de crianças que ganharam uma linda e confortável academia, todos os moradores da rua do casal ganharam uma rua novinha. Obviamente a prefeitura sabendo que a rua seria exibida em rede nacional no dia da entrega tratou de fazer sua parte. Antes a rua tinha um resto de asfalto precário cheio de buracos. Agora foi construído um asfalto de boa qualidade e os moradores ganharam calçadas. A Rua Costa e Silva no Bairro Altamira será apresentada ao Brasil nos próximos programas Caldeirão do Huck. Os telespectadores verão uma rua com casas simples de gente humilde, porém bem tratada com asfalto, calçadas padronizadas, meio fio pintado e limpinha.

Antes a Rua Costa e Silva no Bairro Altamira estava abandonada e esquecida pelo poder público. Era apenas mais uma rua de periferia que não existe para nossos políticos exceto em período de eleição. Após a passagem do Huck tudo mudou. Antes a prefeitura não tinha verba nem para fazer uma operação tapa-buracos ali. Ligeirinho a verba apareceu e fizeram além do que o povo esperava: além do asfalto, todas as calçadas foram construídas. 

Queremos ruas padrão Luciano Huck em toda a periferia


A construção dessa rua pela prefeitura feita a toque de caixa e com uma rapidez nunca jamais vista nos deixa uma lição: se a prefeitura quiser, todas as ruas poderão receber esse benefício. Dinheiro tem para isso, basta fechar um pouco a torneira da corrupção e abrir a torneira da razão. Dinheiro público tem que ser destinado a melhorar as condições de vida do povo, da cidade. O povo que mora na periferia merece viver melhor.

Não podemos ficar esperando que o Luciano Huck ou outro famoso visite nossa rua. O povo tem que tomar consciência dos seus direitos. Tem que exigir ruas "padrão Luciano Huck" nos bairros. Que esse exemplo sirva de lição. Se a prefeitura fez essa rua a toque de caixa, então ela pode. Pode e deve. A capital do minério não pode se contentar com ruas com esgoto a céu aberto. O maior PIB do Brasil não pode pensar pequeno. Temos que nos tornar exemplos de saneamento básico, de saúde, de arquitetura moderna, de engenharia ambiental. A riqueza gerada pelo nosso minério não tem que servir somente para enriquecer executivos da Vale e políticos sem vergonha, mas tem que servir para construir uma cidade humana, civilizada, bonita, moderna e feliz.

Parabéns ao casal Adaias e Edivânia; parabéns aos moradores da Rua Costa e Silva; parabéns aos eleitores que nessa eleição não trocarão votos por dentadura, cesta básica e dinheiro, mas trocarão por ruas asfaltadas, por saneamento, por escolas, por saúde, e trabalho.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Economist e a hegemonia da Globo


Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:
Essa matéria da Economist faz algumas comparações arrepiantes entre o tamanho da Globo no Brasil e o tamanho das principais TVs norte-americanas. Arrepiante por duas razões: 1) eu, que escrevo há anos sobre mídia, nunca tive acesso a essa informação; 2) agora temos noção melhor do papel nocivo da Globo na democracia brasileira.

A parte da reportagem que mais me interessou, como eu disse acima, foi a comparação entre Brasil e EUA, feita nos dois primeiros parágrafos. Eu mesmo traduzo: 

Quando a Copa do Mundo começar no dia 12 de junho, dezenas de milhões de brasileiros irão assistir às festas na TV Globo, o principal canal aberto da televisão do país. Mas para a Globo será apenas mais um dia de grande audiência. Não menos que 91 milhões de pessoas, pouco menos da metade da população, passa pelo canal durante o dia: o tipo de audiência que, nos EUA, acontece apenas uma vez ao ano, e apenas para o canal que ganha o direito, naquele ano, de exibir o Super Bowl, o jogo dos campeões do futebol americano. 

A Globo é certamente a empresa mais poderosa do Brasil, dado o seu alcance em tantos lares. O seu concorrente mais próximo, a Record, tem uma audiência de apenas 13%. O canal de TV mais popular dos Estados Unidos, a CBS, tem apenas 12% da audiência durante o horário nobre, e seus principais concorrentes oscilam em torno de 8%.

(…) 

Em outro trecho da matéria, comenta-se o poder da Globo de moldar comportamentos no Brasil. “Seus programas também moldam a cultura nacional”. Não é assustador que esse poder fique concentrado em mãos de uma só empresa, de uma empresa que, por sua vez, consolidou-se na ditadura e que tem uma postura fortemente partidária e ideologizada? 

A revista comenta que, em outros países latino-americanos, como na Argentina e no México, os governos estão combatendo o excesso de poder da mídia, mas o “governo brasileiro é mais dócil em relação aos proprietários de mídia”. 

Repare que a Economist sequer faz qualquer reparo “antibolivariano”, tanto que ela toma o cuidado de citar um governo de esquerda (Argentina) e um de direita (México). 

E aí, Dilma, agora entende porque precisamos de uma lei para dar fim a esse monopólio? A hegemonia da Globo já está causando estranheza internacional! O mundo está olhando mais para nosso país e uma das coisas que o tem surpreendido negativamente é a concentração midiática, que é uma faceta de nosso atraso cultural e político. 

Afinal, queremos ou não ser um país democrático?

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Fragmentos do Facebook

Comentários do Blogger no Facebook


Engraçado. A direita reacionária sempre se alimentou de mentiras, ameaças, assassinato de 
trabalhadores, torturas e toda forma de violência. Sempre usaram a grande mídia para manipular o povo. Lembram da história de que o Lula iria fechar igrejas, mudar a bandeira do Brasil, bla, bla? A história se repete. Basta um idiota ligado ao PT falar um monte de asneira para a mídia raivosa mentecapta usar como se fosse uma bomba atômica. E o pior é que sempre encontra desavisados para disseminar suas neuroses. Por que nao questionam o fato do Joaquim Barbosa não ter colocado na pauta o mensalão do PSDB e do DEM que é mais antigo? Por que o Vereza não fala do processo que corre contra a Globo por sonegação? Joaquim não é herói. Segundo os maiores juristas do Brasil foi um mau exemplo para o judiciário e um perigo para o sistema democrático. Suas decisões derrubaram princípios juridicos e institucionais. Não fez justiça, e sim vingança com ódio. Mas não desejo-lhe o mal e desejo-lhe vida longa para que possa ser julgado pela história. (Referente a um vídeo do William Paterson onde o autor Carlos Vereza destaca uma matéria da Veja sobre ameaças a Joaquim Barbosa).


O brasileiro tem que parar com essa mania de sair por ai compartilhando bobagens pela rede social. Basta alguém criar uma mentira, inventar um número fictício de lei, divulgar alguns nomes de politico e pedir que compartilhem em nome de uma suposta causa. Pronto. Isso encontra milhares de inocentes disponíveis para espalhar a mentira. Chamamos essas pessoas de cavalo do cão virtual. Outro dia uma pessoa que eu julgava inteligente veio me falar que a Dilma havia criado a bolsa prostituta. Respondi: é verdade. Você quer se cadastrar? (Referente a um boato que circula no Facebook sobre o fim do 13º salário).

05 de junho - dia do Meio Ambiente

Pensei em publicar aqui fotos sobre os crimes ambientais que acontecem em Parauapebas todos os dias. São morros sendo destruídos, igarapés servindo de despejo de esgoto, matas ciliares extintas, aterros de fontes hídricas... Resolvi não mostrar essas fotos para não reforçar uma prática negativa e perniciosa.

O poder público além de fechar os olhos para esses crimes, agora é o próprio criminoso. Basta dar uma voltinha por Parauapebas para ver ao vivo toda forma de desrespeito ao Meio Ambiente por parte da prefeitura. Para disfarçar seus crimes ainda tem a insensatez de comemorar essa data com festas, shows e todo estardalhaço. Tudo para esconder uma política irresponsável que está dizimando toda a nossa riqueza natural e preparando um cenário negro como herança à nossa futura geração.

Hoje deve ter festa na Praça de Eventos. Nada contra. Acho importante para atrair a atenção da comunidade. O grande problema é ficar só na festa durante uma semana e passar o resto do ano degradando o meio ambiente. E quanto custará essa festa? 

E você cidadão, o que está fazendo para deixar para seus filhos um município saudável? Não adianta fazer discursos. É vital que todos nós mudemos os nossos hábitos urgente. Deixo aqui alguns questionamentos para que você teste seu compromisso prático com o meio ambiente.

  • Você apoia quando um supermercado deixa de fornecer sacolas plásticas?
  • Você ainda joga lixo no chão?
  • Você costuma reutilizar materiais e produtos ou descarta tudo?
  • Você ensina seus filhos a economizar energia e água?
  • Você lava calçada ou molha a rua com mangueira?
  • Você cobra das autoridades responsabilidades ambientais?
  • Você denuncia quando vê alguém cometendo uma infração ambiental?
  • Você já plantou alguma árvore?
  • Tem preocupação com o consumo de combustível do seu carro?
  • Já participou de algum ato voluntário em prol do meio ambiente?
  • Você sabe qual a destinação final de baterias e pilhas?
  • Já pensou em reciclar o seu lixo?
  • Sabe para onde seu lixo doméstico é levado e qual a destinação final?
  • Você deixa entulhos na sua calçada e acha que é obrigação da prefeitura recolher?
  • Tem consciência que você é o responsável pelo lixo que produz?
  • Você comerciante ou empresário, tem planejamento ambiental e prática ambiental na sua empresa?



quarta-feira, 4 de junho de 2014

Sessão de 03 de junho – anarriê!!!


A sessão dessa terça feira foi marcada pelo retorno do vereador Odilon Sansão após 03 semanas ausente. O vereador que estava em tratamento de saúde em Teresina-PI voltou com a corda toda e assumiu seu papel de tutor daquele Poder Legislativo.

Era notável que durante as sessões anteriores os vereadores ficavam bem mais a vontade com a ausência do Odilon. Alguns até se atreveram a fazer o seu papel  fazendo intervenções e enquadramento durante o discurso de colegas. Ouvi até comentários do tipo: “acabou a folga, Odilon voltou”. A liderança do Odilon é tão forte que quando os vereadores mandam qualquer requerimento ou projeto, recomendam aos seus assessores que tenham cuidado redobrado para não levar pito do Odilon em caso de alguma falha.
Os vereadores podem até não gostar do Odilon, mas o temem e o respeitam. No 5º mandato ele adquiriu notável experiência sobre as práticas legislativas e dá um banho nos demais. Muitas vezes Odilon age como diz aquele ditado: “em terra de cego quem tem um olho é rei”. A prática dos nossos edis me deixa com a impressão de que ninguém nem ao menos se dá o trabalho de ler o regimento da casa.

Odilon chegou chegando


Os vereadores ficaram na maior saia justa ontem. Um projeto que versava sobre a titularização de área urbana já havia sido aprovado em primeira votação na sessão anterior. O combinado era votar em segunda votação de forma rápida dispensando a discussão. Porém, no meio da votação o vereador Bruno questionou que o mesmo não havia tramitado na sua comissão –Comissão de Terras. Aí foi a gota d’água. O vereador Odilon deu uma aula de parlamento e forçou a retirada do projeto da pauta.

Vereador desinformado


Apesar de já estar no terceiro mandato (isso é incrível) o vereador Euzébio falou que não havia necessidade do tal projeto passar pela comissão de terras. Poderia ser votado para depois ser analisado pela comissão. Inacreditável! Mais uma vez o Odilon deu-lhe uma aula. Isso é o básico do básico. Como é que um projeto pode ser aprovado para depois ser analisado pela comissão?

Esse debate acabou expondo todos os vereadores ao ridículo. Percebeu-se muita desinformação e falta de conhecimento de questões simplórias que até o auxiliar administrativo da Câmara deveria saber. Na exposição do Odilon sobrou para todo mundo: desde o secretário legislativo, procuradores e vereadores, todos levaram puxões de orelhas diplomáticas (puxões de orelhas diplomáticas? Acabei de inventar isso). Para amenizar o constrangimento, Sansão “sugeriu” ao Presidente que submetesse a retirada do projeto da pauta aos vereadores. Sem alternativa, todos (exceto Euzébio que preferiu se manter no erro) votaram pela retirada demonstrando constrangimento em público.

O Presidente Josineto disse que agora antes de entrar em pauta todo projeto “terá que estar bonitinho”. Tai Lobato Bato Bato, dê uma ajudinha aí!
Agora eu pergunto: como ficam os outros projetos que foram aprovados sem passar pelas comissões? Como fica aquele projeto que regulamentou uma extensão de área urbana justamente nas terras do vereador Devanir?

Durante o grande expediente o vereador Odilon mais uma vez demonstrou irreverência. Parabenizou o prefeito Valmir por estar dando continuidade as obras do governo Darci.

Major da Mactra se rebelando?


Outro que destoou a cantiga foi o vereador Major. Durante o seu discurso falou que a Câmara tinha que exigir do prefeito uma prestação de contas do dinheiro que já foi gasto até aqui. Muito bem vereador! É meio tardio mas antes tarde do que nunca. Só faltou oficializar através de requerimento. Argumentou que muitos secretários estariam agindo como se fossem prefeitos e abusando do poder. “Já está na hora do prefeito botar esses secretários em seus devidos lugares”, ressaltou o major.


Quando secretário começa agir como prefeito é um claro sinal de que a máquina está sem comando e desorganizada. Aí não resta outra alternativa a não ser essa: cada um faz o que der na cabeça e todos mandam e desmandam.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Odilom voltou

Veja amanhã no Blog o que rolou na sessão dessa terça.

Enquete

Para quem tentou votar na enquete do Blog sobre a possível aliança do PT com Valmir, aguardem. Estamos com problemas técnicos. Logo resolveremos e disponibilizaremos para votação.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

O PT deve se aliar ao prefeito Valmir?

Antes de tudo façamos uma análise política. O PT pode se aliar a Valmir? Pode sim. O PT é um partido político, e como partido tem que fazer política. E aliança faz parte da rotina política de qualquer um partido. E aliança, geralmente não é feita entre iguais, mas trata-se de algum acordo entre pessoas ou instituições que pensam e agem de forma diferente. Até países em guerra podem fazer aliança em algum momento. O que se discute é o tipo de aliança, os benefícios e malefícios que ela pode trazer a curto, médio e longo prazo. O mais importante a ser observado em uma aliança é o limite ético. Portanto, sendo o PT um partido político dinâmico e moderno poderá sim fazer aliança com o governo Valmir e esse acordo entre adversários ferrenhos não seria o primeiro e nem o último. Em política é assim: hoje somos adversários e amanhã seremos aliados. Repito: o mais importante é observar o limite ético dessa aliança e os benefícios coletivos para os dois lados e, principalmente para a sociedade.

Desde o início do governo Valmir parte do PT vem tentando essa aproximação. Mesmo antes da posse o vereador Euzébio decidiu que não sobreviveria como oposição após oito anos sendo governo. Na verdade não estava preparado para essa mutação que iria de encontro violentamente contra seu DNA. De cara ele quebrou a estratégia do PT de comandar a mesa da Câmara. Botou a bola debaixo do braço e foi jogar no time adversário. Em outros tempos (gloriosos tempos) teria sido expulso e perderia o mandato. Como ele (Euzébio) percebeu que o PT estava fragilizado e sem moral política para qualquer retaliação, foi jogando cada vez mais aberto no time do Valmir, guiado pelo seu padrinho e tutor Wanterloo Bandeira. Logo conseguiu o apoio do vereador Miquinha e de boa parte da direção petista.

Namoro entre tapas, beijos e mentiras


Após longo tempo de namoro, após várias reuniões secretas, após negociações nada éticas, o prefeito resolveu ser objetivo. "Ou vem os quatro ou não tem acordo". No final do ano passado o prefeito chegou a negociar a SEMPROR em troca do apoio político do PT. O grupo que negociava garantia que seria o partido por inteiro. Mantinha o discurso de que tinham o partido nas mãos e que os dois vereadores rebeldes -Eliene e Zé Arene- viriam pelo "cabresto". O velho Valmir como não é bobo nem nada percebeu que se tratava de um golpe e foi enrolando, empurrando com a barriga bem ao seu estilo. Enquanto isso foi alimentando a expectativa de que o grupo teria sua secretaria de presente. Era só uma questão de tempo. Na última terça-feira -27/05- houve mais uma tentativa de negociação. O prefeito marcou uma reunião com os quatro vereadores. Eliene decidiu não ir. Os três vereadores petistas que foram para o palácio dos ventos levaram o maior chá de cadeira. Na sala de espera passaram pelo constrangimento de verem entrar no gabinete do prefeito todo mundo, e não serem chamados. O Valmir propositalmente resolveu dar um castigo nos três para mostrar como toca a banda. Um assessor falou que ele retardou o encontro pela frustração de saber que a Eliene não compareceu.

Miquinha que não tem sangue de barata não aguentou a humilhação. Pegou um moto taxi  e se evadiu da prefeitura para tentar chegar a tempo na sessão. Chegou e soltou os cachorros para cima do prefeito. A reunião aconteceu somente com Euzébio e Zé Arenes e pelo que se soube o prefeito apenas ensaboou e deixou a pauta mais importante para outro momento.

Acordo nas mãos da vereadora Eliene


O prefeito Valmir já deixou claro em vários momentos que sem Eliene Soares não lhe interessa nenhum acordo. Segundo ele, já tem o apoio dos demais e a vereadora é a única que poderá lhe causar problemas a exemplo da tentativa da CPI da saúde. Se Eliene for convencida desse acordo, o PT passará a compor com a base do governo e Valmir realizará seu sonho de ter 100% da Câmara em suas mãos e terá sua reeleição garantida.

E você leitor, o que acha disso? O PT deve aceitar essa aliança e compor com o governo Valmir? O que está por trás dessa aliança?

Dê sua opinião. Vote na enquete que está no lado direito na parte superior dessa página.