Tinha prometido a alguns amigos que em qualquer dia escreveria um texto com esse título, baseado nas minhas observações dentro e fora do Brasil. Nas minhas andanças por esse mundão de Deus, reparo como muitos brasileiros são acometidos com o "complexo vira-latas" no estilo Nelson Rodrigues. Como são muitos exemplos, resolvi transformar numa série e vou escrevendo aqui aos poucos. Já vou adiantando que depois que você olhar o seu país sem preconceitos, olhar de dentro para fora e de fora para dentro, depois de entender um pouco de história, depois de entender um pouco sobre economia global e sobre conjuntura internacional, vai olhar para o seu país com outro olhar e vai aprender a valorizar o que temos de bom por aqui. Não se trata de patriotismo cego e exacerbado do tipo "Brasil, ame-o ou deixe-o".
Brasileiros amontoados no aeroporto de Miami
Tem brasileiro que adora a falar mal do seu país. Enchem a boca para falar "isso é coisa de Brasil", "só podia ser Brasil", "isso só acontece no Brasil", e outras "pérolas" do gênero. Para essa gente, tudo o que é do Brasil não presta. Só no Brasil tem crise, corrupção, violência, fome, desigualdade, ignorância, desrespeito e descumprimento das leis. Aqui nada presta, nada funciona.
Na maioria das vezes, esse tipo de brasileiro nunca pisou o pé fora do Brasil, mas vive falando que lá fora as coisas funcionam, que em país tal tem justiça, que tudo é lindo e maravilhoso e aqui tudo é avacalhado e bagunçado.
Para quem assistiu o telejornal Bom Dia Brasil ontem (29), teve uma pequena amostra de como as coisas funcionam lá fora. E justamente nos Estados Unidos, país que é um exemplo de civilização para esses brasileiros com síndrome vira- latas. Pois bem. Um grupo de brasileiros ficaram 2 dias amontoados no aeroporto de Miami-EUA após o cancelamento de um voo da companhia American Aerlines. Sem dar nenhuma satisfação, sem prestar nenhuma assistência, a companhia deixou os passageiros - inclusive uma grávida - jogados no aeroporto por mais de 48 horas.
Aqui no Brasil acontece atrasos de voos e problemas nos aeroportos, porém, nossas leis são avançadas, e, se não são cumpridas, existem os órgãos de defesa do consumidos e as Agências Nacionais onde o cidadão pode cobrar. Nos aeroportos nacionais por exemplo, existem atendimento da ANAC (Agência de Aviação Civil). Pelas regras de aviação da ANAC, o passageiro tem os seguintes direitos em caso de atraso no voo: a partir de 1 hora, tem direito a comunicação (telefone e internet); a partir de 2 horas tem direito a alimentação e a partir de 4 horas tem direito a hospedagem.
Isso aconteceu em Miami-EUA, e acontece com frequência em outros países. Mas é claro que o brasileiro com complexo vira-latas fala que isso é coisa do Brasil.