Blog do Luiz Vieira

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Sessão de 29 de maio - como sempre atrasada

Harmonia ou pacto pela hipocrisia?


Ontem a sessão começou exatamente com 55 minutos de atraso. Imaginem se os vereadores fossem empregados de uma empresa qualquer. Seriam demitidos sem dúvida alguma. Começar algo atrasado significa falta de compromisso, falta de organização, falta de respeito, falta de noção, falta de inteligência. Demonstra um clima generalizado de bagunça. E para complicar, além do atraso rotineiro, alguns vereadores só entram no plenário após os hinos, outros só adentram quando a sessão já está em andamento. E entram todos faceiros arrumando a gravata, ajeitando os fios da careca como se fosse a coisa mais normal do mundo. Enquanto isso o povo fica com cara de taxo esperando e olhando para o telão onde é exibido imagens entediantes. Vai uma sugestão: já que a mesa diretora não consegue iniciar os trabalhos no horário certo, pelo menos coloquem uma boa música para preencher essa lacuna com qualidade.

A única sessão que começou rigorosamente no horário marcado foi em junho do ano passado, aquela que durou 13 minutos. Lembram? Foi onde os vereadores aprovaram a primeira suplementação do prefeito em apenas 13 minutos. Naquele momento alguns vereadores votaram contra a suplementação. Vejam só a evolução: no segundo pedido de suplementação que aconteceu em dezembro todos votaram bonitinho a favor. Só para lembrar!

Na sessão dessa terça feira deu para notar claramente uma prática inaugurada no período legislativo de 2005 a 2008. Essa prática foi instituída pelos então vereador Wanterlor Bandeira. Consistia num pacto entre os vereadores para não brigarem entre si e que vulgarmente ele chamou de "harmonia na Câmara". Logo os populares batizou a tal harmonia de pacto pela mediocridade. Com esse pacto, não podia haver debates de idéias, divergências e nem assunto polêmico. De vez em quando, para disfarçar encenavam uma briguinha teatral e logo em seguida os brigões se encontravam na sala do lanche para dar gargalhadas e trocar beijinhos. Assim, vereadores de oposição e governistas viviam entre beijos e afagos para garantir que nenhum entregasse o outro em algum delito. Ontem vi isso claramente. O discípulo do Wanterlor, Euzébio Bandeira tratou de garantir a continuidade dessa prática. É claro e notável a mudança de comportamento dos vereadores. Assistimos discursos mornos, sem comprometimento, sem polêmica e todos com elogios, agradecimentos a algum secretário e ao prefeito. Tudo bem que os governistas façam isso, mas a oposição? Tudo bem que a oposição fizesse isso se o prefeito demonstrasse claramente mudança de comportamento, mas não é o caso. Por enquanto os escândalos denunciados pela oposição continuam sem solução.

Que legado estamos construindo para Parauapebas?




Mas um vereador ontem destoou essa música. Parece que não aderiu ao pacto. Trata-se do vereador Zé Arenes.

Se vocês perceberam, estou evitando escrever sobre as ações negativas dos vereadores. Ao invés disso fico garimpando fatos ou ações positivas dos nobres edis para divulgar aqui. E divulgo com prazer o discurso do Arenes. Ontem vi um vereador usar a tribuna e fazer um discurso a altura de um parlamentar. Discurso com conteúdo, com convicção, com entonação e coerência. Falou sobre a falta da construção de um legado pelos políticos para Parauapebas. Citou exemplos de outras cidades que são reconhecidas por ações evoluídas na saúde ou na educação e comparou a renda per capta. "E em Parauapebas, o que estamos deixando de legado? Desde o governo de Faisal até o atual o que estamos construindo para nossos filhos? Será que vamos ficar o resto da vida esperando pelo minério? E quando o minério acabar o que restará a nossa população? Já estou cansado de ver ser aprovado e de ajudar a aprovar orçamento milionário e não ver retorno para a população", destaca o vereador. Muito bem colocado e merecia destaque em todos os jornais. Digo mais: mereceria um debate aberto sobre o legado que queremos construir em Parauapebas.

Dia da educação


"Em 1947 o Japão foi destruído pela Bomba de Hiroshima e pouco tempo depois foi totalmente reconstruído e se tornou uma super potência graças a educação". Quem disse isso na sessão de ontem? O Professor Josineto? A professora Luzinete? A professora Eliene? O professor Euzébio? Todas as alternativas estão erradas. Isso foi dito pelo vereador Odilom Rocha, a quem muitos chamam de analfabeto. E falou muito bem de improviso, sem anotações e sem firulas quando se referia sobre a importância da educação. Apenas se equivocou com o ano mas isso não tem problemas. Datas todo mundo confunde. A bomba de Hiroshima foi lançada pelos americanos na manhã de 6 de agosto de 1945.
Postado por Luiz Vieira às quarta-feira, abril 30, 2014 4 comentários:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

terça-feira, 29 de abril de 2014

Harmonia ou pacto da hipocrisia?

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Para você onde esse título se encaixa mais?
Postado por Luiz Vieira às terça-feira, abril 29, 2014 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Mudança a vista na saúde de Parauapebas

Informações diretas do ninho do gestor do Palácio dos Ventos dão conta de que o Secretário de Saúde Dr. Rômulo está com os dias contados a frente da gestão da pasta. O prefeito Valmir apesar de ser seu amigo pessoal não está encontrando outra saída para sanar a crise que se instalou na saúde de Parauapebas após a lambança da compra dos contraceptivos de forma irregular.

O que era para ser uma crise passageira causou um grande rombo na administração e colocou o mandato do prefeito em risco. Para se livrar de uma CPI, Valmir teve que abrir o cofre e fazer a toque de caixa uma mudança numa importante secretaria, mudança essa que ele falava que ia enrolar até ano que vem. As últimas mexidas causaram insatisfação na sua base além de perder dois importantes vereadores.

Muitos acreditam que os escândalos denunciados no contrato do transporte escolar e na compra escandalosa dos contraceptivos seriam motivos para afastar de vez o gestor e muitos secretários e vereadores. Por muito menos, prefeitos já perderam mandato em outros municípios do Brasil. Mas não podemos esquecer que estamos em Parauapebas. Aqui o buraco é mais embaixo.

Mesmo tendo conseguido abafar o escândalo na saúde inclusive com a ajuda de 2 vereadores do PT e da conivência da direção do partido que fechou os olhos -não se sabe a troco de que- o prefeito ficou acuado e em difícil situação. Membros do Ministério Público não gostaram do tom do discurso dos vereadores governistas que falaram que isso teria que ser investigado por eles, como se estivessem insinuando que lá -no MP- tudo acabaria em pizza.

Diante do desgaste e usando a filosofia de que é melhor perder os anéis do que os dedos o Valmir estaria pensando em substituir o Rômulo da Secretaria de saúde, até para preservar o amigo. E mais uma vez o prefeito estaria pensando em chamar um membro do governo Darci para reparar o estrago como já fez em outras áreas. Lembram da Comissão de licitação?

Apesar do informante garantir que ouviu isso do próprio prefeito é bem difícil de acreditar. De qualquer maneira, a crise existe e é fato. Vamos aguardar para ver se o prefeito não muda de ideia.

Postado por Luiz Vieira às segunda-feira, abril 28, 2014 5 comentários:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quinta-feira, 24 de abril de 2014

O INVERSO DO REVERSO



Nasci frágil, quase nada, meio morto, meio vivo
Suspirei, respirei, resisti e sobrevivi
Fui forjado a ferro e fogo, atravessei tempestades, nadei contra a corrente
Pulei abismos, enfrentei tormentas, mergulhei no vazio, tateei na escuridão

Venci desafios, ultrapassei barreiras
Suportei a dor, venci a desesperança
Sonhei alto e acreditei no impossível,
Para depois descobrir que o impossível não existe

Sou como a brisa que pode soprar confortavelmente,
Mas posso ser o vento  violento que destrói seus castelos mais sólidos
Sou a chuva que te refresca ou a tempestade que te afoga
Sou o fogo que te aquece do frio ou que te transforma em cinzas num piscar de olhos

Posso ser seu chão ou seu precipício
Posso ser sua fortaleza ou sua decadência
Posso ser seu porto seguro ou seu naufrágio
Posso ser sua luz ou sua treva

Sou raio, sou trovão
Sou luz ou escuridão
Sou água e sou fogo
Sou sonho ou desilusão

Sou espada cortante
Sou a mão confortante
Sou severo, cruel e implacável
Sou manso, tolerante e afável

Sou aquilo que sua conduta produz
Posso ser seu bem ou seu mal
Sou anjo vingador, sou justiceiro
Sou o guerreiro da luz.

Ziul Arieiv






Postado por Luiz Vieira às quinta-feira, abril 24, 2014 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

terça-feira, 22 de abril de 2014

"Será que isso vale a pena?"

Esse comentário foi enviado ao Blog por um leitor anônimo para o post SESSÃO DE 15 DE ABRIL - SESSÃO TERNURINHA. Pena que ele não se identificou, mas tá valendo. Achei bem intrigante e interessante. Me fez refletir sobre os nossos vereadores e, infelizmente ele está coberto de razão. 

Compartilho aqui com vocês esse comentário. Você conhece algum ex-vereador que se encaixa nesse perfil?

"Vieira, respondendo a sua pergunta, depende do ponto de vista. Se o cara não tiver escrúpulos vale muito a pena passar por aquele clima de necrotério da Câmara. Os caras ficam podres de rico. Conheço vereador que andava passando fome e hoje já é fazendeiro. Estão se aproveitando da inércia das autoridades e roubando sem escrúpulos pois sabem que nada vai acontecer. Eles sabem que se não forem reeleitos ficarão ricos por um bom tempo. Agora para quem tem escrúpulos e teme a Deus não vale a pena. Aquilo é uma máquina de produzir cadáveres. Conheço alguns vereadores daqui do Pebinha que roubaram tanto, ficaram podres de ricos e hoje estão pobres, doentes e sem amigos. O poder passou e só ficou o veneno que eles produziram. Agora sou eu quem pergunta: valeu a pena? Desculpe mas vou ficar no anonimato mas gostaria que você me ajudasse a promover esse debate."
Postado por Luiz Vieira às terça-feira, abril 22, 2014 2 comentários:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sexta-feira, 18 de abril de 2014

COMO IDENTIFICAR O INFARTO

O infarto do miocárdio tem sintomas visíveis, por isso, as pessoas precisam estar atentas quando o corpo “falar”. A primeira pista de que a pessoa pode estar sofrendo uminfarto é o grande desconforto causado por uma dor intensa sentida no centro do peito. Outros indícios são:
·         Dor para a mandíbula, pescoço, ombros e braços, principalmente o esquerdo;
·         Sensação de desmaio;
·         Suor excessivo;
·         Náusea e vômitos;
·         Falta de ar.
Este quadro significa que a situação é grave e a melhor coisa a fazer é buscar ajuda. Ao surgirem os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar socorro imediatamente. Os cardiologistas usam a máxima “dor acima do umbigo é sinal de perigo”.
Como ajudar alguém que esteja apresentando os sintomas do infarto
Caso você esteja com alguém que apresente esses sintomas por mais de dez minutos, não perca tempo: procure socorro urgente. Enquanto a ajuda médica não vem, é preciso agir e o mais indicado é:
·         Tranquilizar e aquecer a vítima;
·         Salvo orientações médicas, não lhe dê nada de comer ou beber. Desde que a pessoa não apresente dificuldades para engolir e não seja alérgica, dê-lhe um comprimido de aspirina, que ajuda a prevenir coágulos sanguíneos;
·         Se a vítima desmaiar verifique sua respiração e seu pulso. Na ausência desses sinais vitais, comece imediatamente os procedimentos de recuperação cardiopulmonar e chame o serviço de emergências.
Caso a vítima seja você
o    Tossir com força, profunda e prolongadamente, várias vezes. Não se esqueça de inspirar antes tossir;
o    Procure ajuda para rápido transporte a um hospital.
Diagnóstico do infarto
Tempo é vida: Com a evolução tecnológica – e o uso do cateterismo de emergência que possibilita diagnosticar a artéria entupida e até desobstruí-la com a angioplastia – consegue-se diminuir as taxas de mortalidade para 4 a 5%, ou seja, 10 vezes menos que há 50 anos. Porém, há alguns fatores que interferem negativamente para que estes resultados não sejam alcançados em todos os pacientes:
Procurar um Hospital o mais rápido: O paciente quando inicia um quadro de Infarto deve procurar um Pronto Socorro mais o mais breve possível. Quanto maior o tempo perdido, maior o risco. O ideal é o paciente chegar ao Hospital na primeira hora. Porém, a maioria demora mais de três horas para procurar auxílio hospitalar.
O atendimento de urgência: Chegando ao Hospital ele deve ser atendido rapidamente. Em poucos minutos, deve ser constatado o diagnóstico de Infarto, que é confirmado por meio de um bom exame clínico feito pelo médico, associado ao Eletrocardiograma, que está disponível na maioria dos prontos-socorros.
Feito o diagnóstico deve-se desencadear o tratamento. Nos hospitais que não possuem cateterismo, o tratamento inclui a administração de trombolíticos na veia que vão tentar dissolver o coágulo de sangue que entupiu a artéria. Como opção, o paciente pode ser transferido para um hospital que realize os procedimentos de cateterismo cardíaco e angioplastia coronária. Desde que o tempo de transporte não exceda duas horas.


Postado por Luiz Vieira às sexta-feira, abril 18, 2014 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quinta-feira, 17 de abril de 2014

A arte e a magia de escrever

Escrever é um ato quase sagrado. Através da escrita você se expressa e mostra um pouco de sua alma. Daí os cuidados e a responsabilidade que você tem que ter quando escreve. "Se vejo um papel qualquer no chão, corro logo e apanho pra esconder, com medo de ter sido a anotação que fiz, que ninguém possa ler, eu gosto de escrever." (Paranoia-Raul Seixas). Aqui o nosso filósofo Raul Seixas reflete a preocupação que temos com alguns pensamentos mais íntimos que liberamos através da escrita. Muitos gostam de escrever diários secretos, bilhetinhos e até tratados científicos que preferem manter no anonimato ou atribuem a um pseudônimo.

Escrever é um ato intencional, uma arte, um dom. Com a escrita registramos nossas idéias, fazemos nossos protestos e nos expomos. Jamais, jamais é um ato imparcial como muitos fazem questão de passar. Essa história de que jornalista é imparcial, que apenas registra os fatos, que não põe em seus textos ideologias é conversa para boi dormir. É humanamente impossível registrar um fato sem deixar o nosso DNA, sem deixar nossas impressões, sem deixar registrado nossas concepções e personalidade. Cada escritor expressa aquilo que sabe, ou que pensa que sabe; aquilo que pensa ou que foi levado a pensar; aquilo que acumulou durante toda uma vida.

É extremamente importante termos a noção do poder que temos enquanto escrevemos. Nossos textos podem ser interpretados de diversas maneiras de acordo com o interesse de quem lê. Pode ser um bálsamo ou uma espada cortante. Temos que ter a noção exata do perigo e da proporção que nossa escrita pode alcançar. Independente do teor do nosso texto, encontraremos leitores de todos os tipos e personalidades: desde o bom leitor que é capaz de assimilar as informações e filtrar o que é útil até o leitor mimado e melindroso que acha que está sendo perseguido injustamente. Por isso, apesar de termos cuidado e muita responsabilidade com o que escrevemos, não temos como controlar os efeitos, pois dependemos de fatores externos como a personalidade e o humor de quem lê. 

Como não é um ato imparcial nem inocente, sempre que escrevemos para o público temos que ter senso de justiça e sensatez. Vai algumas dicas que gosto de seguir:

*Só escreva quando estiver calmo e tranquilo. Quando estamos nervosos inevitavelmente contaminamos nosso texto. Se não estiver tranquilo adie o texto.
*Evite escrever quando estiver sentindo qualquer emoção negativa como raiva, rancor, desprezo.
*Exponha suas idéias de forma clara e cristalina evitando julgamentos pré-concebidos, preconceitos ou pensamentos contaminados.
*Lembre sempre que sua verdade não é a única. Toda ideia é subjetiva e passiva de interpretações diversas dependendo do ponto de vista e dos interesses que estão em jogo. 
*Em qualquer situação use a ética como balizadora. 
*Ao cometer erros publicamente com sua escrita, se desculpe publicamente.
*Evite a qualquer custo idéias sensacionalistas.
*Verdades são como lâminas afiadas e incomodam bastante. Tente suaviza-las.
*Se não quer causar polêmica e nem desagradar a ninguém, então guarde seus escritos só para você no seu diário secreto pois o mundo está cheio de gente infeliz e frustrada que vive buscando carapuça.



Postado por Luiz Vieira às quinta-feira, abril 17, 2014 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quarta-feira, 16 de abril de 2014

SESSÃO DE 15 DE ABRIL - SESSÃO TERNURINHA

Ontem os nossos bravos guerreiros vereadores foram tomados pelo clima da Páscoa. Houve até pedido de perdão em público feito pelo vereador Pavão por ter perdido a paciência com um homem o qual ele não sabe o nome, que teria reclamado pelo fato dos vereadores estarem distribuindo ovos de páscoa para os funcionários. Quase todos estavam imbuídos desse espírito e em seus discursos ressaltaram a importância da Paixão e da Ressurreição. Quase todos, pois alguns são ateus e não dão a mínima para essa data.

Seria bom que esse clima de Paixão e Ressurreição permanecesse para sempre naquela casa e como num toque de mágica, como um milagre deixasse todos tomados pelo verdadeiro espírito cristão. Já pensou meu amigo as consequências que isso iria ter para nossa cidade? Já imaginou se 1/3 dos vereadores começassem a agir como cristãos? Começassem a falar somente a verdade e se interessassem verdadeiramente pelo povo e pela cidade? Pois comece a pensar nisso e ore por eles. Milagres podem acontecer a qualquer momento.

Ontem fiquei analisando cada discurso. Estou ficando bom em decifrar e interpretar palavras observando as expressões faciais. Tenho estudado muito sobre isso e utilizo as sessões para praticar. O telão e as tv's do plenário ajudam muito pois dá para observar cada detalhe como se estivesse frente a frente com o vereador. Não é difícil e você também pode aprender. Observo detalhes como o franzir de testa, os gestos com as mãos, os movimentos labiais, os cacoetes, o constante movimento de língua tentando umedecer lábios secos e, principalmente os olhos. Ninguém, nem mesmo o melhor orador consegue esconder um discurso quando é feito sem convicção. Por mais que o orador seja cínico não consegue articular um discurso quando fala o que não quer falar, quando fala palavras criadas para mascarar ou que não acredita naquilo que se fala. Ontem vi bastante isso. Vi vereadores angustiados por não poderem falar aquilo que está no coração. Vi vereadores com expressão de medo, de insegurança e de revolta, mas tentando em vão falar outra coisa. Será que isso vale a pena? Com a palavra o leitor. (...)

De qualquer forma quero parabenizar esses guerreiros vereadores. Dar conta de aguentar uma sessão inteira naquele nível não é para qualquer um. É um grande sacrifício que eu não daria conta. Para evitar maiores consequências psicológicas está valendo uma ida frequente ao banheiro, uma paradinha na sala do lanche para mastigar uma coisinha, um bate papo com o colega enquanto outro discursa, ficar olhando o facebook ou até fazer como um vereador fez segundo me confidenciou um assessor da casa que estava bem pertinho. Segundo esse assessor um vereador se virou para o outro e disse: "essa sessão está uma m..." Não exagere vereador. Também não é assim!

Tenhamos fé. Sejamos pacientes com nossos vereadores. Afinal, temos apenas um ano e três meses de mandato e eles ainda terão muito tempo para nos surpreender. Enquanto isso continuo aqui na torcida pelas nossas autoridades e ansioso para produzir matérias sobre os grandes feitos que colocarão nossa Câmara como destaque no Brasil. Já que nossa Câmara é a mais rica do Brasil, por que não pode ser também a melhor e mais produtiva?
Postado por Luiz Vieira às quarta-feira, abril 16, 2014 2 comentários:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

terça-feira, 15 de abril de 2014

VEREADORA ELIENE PROMOVE ENCONTRO NO LIBERDADE

O reconhecimento da população ao trabalho da vereadora


                A Vereadora Eliene Soares promoveu mais uma assembleia popular com a comunidade dos Bairros Liberdade I e II. Essa foi mais uma ação do seu mandato que visa maior aproximação com a comunidade para ouvir suas demandas e organizar o povo para a conquista dos seus direitos.
Eliene com os representantes do Liberdade
                A reunião aconteceu no dia 10 de abril às 19 horas na quadra da Escola Jean Piaget no Bairro Liberdade e contou com a participação de mais de 300 pessoas. Além dos populares a Vereadora conseguiu levar o Sr. Wander Nepomuceno (Secretário de Planejamento) e o Sr. Raimundo Queiroga (Secretários de Obras)  e Sra. Neuracy (Ouvidoria) para ouvirem diretamente, sem intermediários as cobranças do povo. Foi um encontro muito produtivo onde a comunidade pode expressar diretamente e reivindicar melhorias para seus bairros. Essa foi a segunda vez que a Vereadora promoveu um encontro do povo com autoridades municipais. É uma prova que a vereadora mesmo sendo de oposição pode realizar esse estreitamento das relações do povo com os representantes do poder executivo para cobrar o que é de direito.


                A Vereadora Eliene tem se destacado com um mandato verdadeiramente representativo e vem sempre buscando o diálogo e incentivando a população a buscar de forma organizada os seus direitos. “Como vereadora eu tenho a obrigação de promover cidadania. Eu tenho a obrigação de representar bem o meu povo e para isso eu tenho que buscar alternativas coletivas para melhorar a nossa realidade. Uma vereadora sozinha não faz milagres, principalmente sendo de oposição como eu sou. Mas quero que o meu mandato seja um instrumento de conquistas, um instrumento de unificação da comunidade em prol dos nossos direitos. Conquista de melhor saúde, melhor educação, saneamento básico, segurança e outros direitos,” ressaltou a vereadora.
                As autoridades presentes ouviram atentamente sobre os principais problemas apresentados pelos representantes da comunidade e nos discursos se comprometeram a empenhar todo o esforço para atender cada demanda. Durante o seu discurso Eliene disse estar atenta aos compromissos assumidos e que vai, junto com o povo usar todos os meios possíveis para garantir que as obras e serviços cheguem aos bairros dentro do tempo planejado. Foi um ato de cidadania e uma demonstração de como um vereador deve trabalhar. Esse realmente é o verdadeiro papel do vereador, seja oposição ou governista.
                Durante a reunião foi distribuído um formulário de pesquisa onde os presentes avaliaram a atuação do prefeito e dos vereadores além de apontar as prioridades do bairro. Assim que o gabinete da vereadora liberar os dados publicaremos aqui o resultado dessa pesquisa.

                
Postado por Luiz Vieira às terça-feira, abril 15, 2014 24 comentários:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sexta-feira, 11 de abril de 2014

O QUE É INFARTO DO MIOCÁRDIO



Com a morte repentina do ator e diretor José Wilker em plena idade produtiva e aparentemente gozando de uma boa saúde, o Brasil inteiro se volta para esse mal -ataque cardíaco- que vem matando tanta gente de todas as idades.


O melhor remédio ainda é a informação. Para contribuir com nossos leitores que são pessoas antenadas e que buscam sempre novas informações publicaremos aqui toda sexta feira textos informativos e dicas de saúde que pesquisaremos com muito cuidado e carinho.


Aproveite e cuide do seu coração.






O infarto do miocárdio é consequência da obstrução de uma artéria coronária por um coágulo de sangue sobre a placa de gordura que estava em sua parede, impossibilitando assim, que uma quantidade suficiente de sangue chegue até aquela área do músculo cardíaco. Esta porção do músculo cardíaco sofre um processo de morte celular e necrose, podendo levar à morte súbita ou à insuficiência cardíaca que acarreta limitações físicas até a recuperação do quadro clínico.
No Brasil, segundo estimativa do Ministério da Saúde, ocorrem cerca de 300 mil infartos por ano, provocando cerca de 80 mil mortes anualmente. Muitas mortes ou sequelas irreversíveis poderiam ser evitadas, se o infartado recebesse os primeiros socorros de maneira adequada e tivesse a sua artéria coronária desobstruída por medicamentos (trombolíticos) ou através da angioplastia coronária o mais rápido prossível. Esta última é altamente efetiva e se caracteriza pela desobstrução mecânica através de cateteres.

Fatores de risco Dentre os fatores de risco que podem levar uma pessoa ao infarto estão o diabetes, o tabagismo, a hipertensão arterial, histórico familiar de problemas coronarianos, alto índice de colesterol, sedentarismo, obesidade, ansiedade e o estresse emocional.

Tabagismo
Há cerca de 1,2 bilhão de fumantes no mundo.
No país são 30,6 milhões.
5 milhões de pessoas morrem por ano por doenças causadas pelo cigarro, sendo 80 mil no Brasil.
1/4 dos fumantes experimenta o primeiro cigarro antes dos dez anos.
Dos seis tipos de câncer que podem provocar mortes no Brasil, metade deles (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um dos fatores de riscos.
Colesterol As altas taxas de colesterol são um problema que atinge 40% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde, sendo que os estados da Região Sul têm a população com a maior prevalência do problema (24%).
O colesterol é um álcool que se encontra dissolvido nas gorduras de origem animal, não estando presente nos vegetais. Sua presença em nosso organismo, importante para o crescimento de nossas células e hormônios decorre de sua produção pelo fígado (70%) e de sua entrada pela alimentação rica em gorduras de origem animal.
Classificado como HDL, LDL e VLDL, segundo sua densidade, o colesterol ruim é o LDL, que em excesso e no decorrer do tempo, acumula-se nas paredes dos vasos, provocando a aterosclerose, deteriorando as artérias reduzindo ou impedindo o fluxo de sangue levando à angina e ao infarto. Já o HDL tem a função de transportar o colesterol dos tecidos para o fígado, por isso ficou conhecido o bom colesterol.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

Leia na próxima sexta: COMO IDENTIFICAR O INFARTO

Postado por Luiz Vieira às sexta-feira, abril 11, 2014 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Sessão de 08 de abril - o vazio e o nada

Está cada vez mais repetitivo falar das sessões da Câmara. Já estou ficando preocupado, pois na quarta quando escrevo essa coluna, é onde meu Blog alcança o maior pico de audiência. Se continuar assim, vou ter sérios problemas, pois sem ter o que escrever na pauta de maior audiência esse Blog vai para o brejo, e aí perderei minha maior fonte de renda. Colaborem aí vereadores!

Toda terça é a mesma coisa: plenária com a presença de alguns assessores (alguns, pois a maioria nem tem mais saco de acompanhar seus vereadores), e alguns frequentadores contumazes que aproveitam para por as fofocas em dia e tomar um cafezinho aguado. Por parte dos vereadores, alguns requerimentos para marcar posição, algum discurso sem contexto, um ou outro faz um discurso reclamando de alguma secretaria ou do Estado, mas nada de comprometedor. Nada de profundo ou que venha a desagradar o chefe. E a oposição? Essa está cada dia mais confusa e desestimulada. Ser ou não ser, eis a questão!

O que o cidadão espera de uma Câmara de vereadores? Espera debates calorosos sobre temas relevantes, divergências, embates ideológicos, defesa de ponto de vista e opiniões. Espera que os vereadores apresentem projetos relevantes que saiam das necessidades concretas da sociedade, que criem leis eficientes e que efetivamente exijam o cumprimento integral das mesmas. O povo quer ver vereador debatendo temas relevantes como o Meio Ambiente, a geração de emprego e renda, a transparência pública, etc.

Nossos edis estão tão desconectados da realidade que ontem ninguém nem tocou na campanha de arborização que a prefeitura está realizando nessa semana. Seria um prato cheio para debater sobre os cuidados que devemos ter com o nosso ambiente e sobre as responsabilidades do poder público diante da devastação das nossas áreas de preservação.

Não sei quanto tempo os vereadores vão aguentar nesse clima de sessão sem motivação, sem ter o que fazer. Por mais que a Câmara de Parauapebas seja a mais rica do Brasil, por mais que seja a que mais gasta recursos públicos no Brasil, por mais que os vereadores enriqueçam, sem motivação política verdadeira ninguém resiste. Não há dinheiro que pague viver num clima doentio assim. A realidade da Câmara hoje é tão doentia que seus membros estão sujeitos a patologias como pressão alta, diabetes, gastrite, úlcera, cefaleia crônica, artrite aguda, impotência sexual e outros males. 

Se a Câmara fosse um casamento seria aquela relação "xoxa", sem sexo, sem emoção, sem brigas e sem reconciliação. Sabe aquele casal que não discute para não brigar, que vive num falso consenso? Pois é mais ou menos assim. Vão vivendo junto para não dividir a herança e vão se tolerando e morrendo os dois aos poucos numa relação doentia.

Ontem de novidade mesmo foi só a manifestação de policiais que foram a sessão pedir apoio aos vereadores para sua luta de reposição salarial. Teve até um vereador que ia correndo achando que se tratasse de mandato de prisão e foi contido pelo colega. No mais, foi tudo água morna com adoçante dietético. Começou com meia hora de atraso e terminou uma hora depois. Como uma ejaculação precoce que não deu prazer para ninguém.

Vamos lá vereadores. Não desistam! Reajam! O povo continua esperando e confiando em vocês. Força e foco. Esse Blogger está ansioso para publicar e exaltar os grandes feitos dessa casa. Quem sabe faremos até um livro com os grandes discursos de alguns vereadores? Tamos juntos.


Postado por Luiz Vieira às quarta-feira, abril 09, 2014 4 comentários:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

terça-feira, 8 de abril de 2014

O governo das contradições

Será que algum vereador seria capaz de enxergar essa situação?


Até aqui o governo Valmir da Integral só demonstrou ações contraditórias e incoerentes. Parauapebas nunca viu tanta lambança e hipocrisia. E o pior que tudo é feito a luz do dia, nas barbas das autoridades, na cara do Ministério Público e com as bênçãos dos vereadores. Quando chega aqui um visitante desavisado fica perguntando incrédulo se isso realmente é possível. E temos que responder: "sim. Aqui em Parauapebas tudo é possível graças as nossas infindáveis riquezas. É sempre a mesma coisa. Nossa riqueza que deveria servir para atrair o progresso e a qualidade de vida para nosso povo, só tem servido para entorpecer autoridades e deixar os órgãos e agentes fiscalizadores hipnotizados.

Veja essas imagens e analise por si só o que estou falando:

A prefeitura te convida para plantar árvores para...


...depois ela destruir tudo.

Nunca nossa cidade foi tão maltratada. Nunca a natureza foi tão violentada e desrespeitada pelo próprio governo e seus financiadores de campanha. Para todo lado que se olha se vê um crime ambiental consolidado ou acontecendo em plena luz do dia. Não existe mais Secretaria de Meio Ambiente, não existe mais Conselho e nem entidade capaz de parar esse abuso. Toda a nossa geração e a geração futura pagará por essa destruição.

Conhecendo o Secretário Interino de Meio Ambiente, Sr. Zoênio, sei que ele não está confortável. Sei que gostaria de fazer alguma coisa, mas está de pés e mãos amarradas e com a boca amordaçada. Seu chefe não quer que nada seja feito para não desagradar meia dúzia de empresários. Aliás, seu chefe nem sequer lhe respeita pois há um ano que a SEMMA está sem secretário e o nobre prefeito nem teve a consideração de lhe nomear como titular.

O mais estarrecedor é ver tudo isso acontecendo em pleno século 21 e a sociedade não se escandalizar. Onde estão os cidadãos indignados? Onde estão os ecologistas dessa cidade? Onde estão os órgãos de defesa da natureza? 

Aqui pode tudo que o dinheiro permitir.

Quer destruir todos os morros com tratores e dinamites? Fique a vontade!
Quer aterrar todos os brejos e mananciais? Sim, por favor!
Quer destruir todas as áreas de proteção ambiental? Sinta-se a vontade!
Quer arrancar e matar todas as árvores? Não tem problema!

Quem sabe algum nobre vereador não assuma essa bandeira e deixa seu nome na história como a única autoridade que se preocupou em salvar Parauapebas?


Postado por Luiz Vieira às terça-feira, abril 08, 2014 5 comentários:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

segunda-feira, 7 de abril de 2014

07 DE ABRIL - DIA DO JORNALISTA

Quero aproveitar o dia de hoje para homenagear todos os jornalistas, bem como aqueles que não são jornalistas mas trabalham com informação. São jornaleiros, blogueiros, curiosos, espalhadores de notícias, etc. Todos contribuem  para disseminar notícias, informações e formar opiniões.

Infelizmente, como disse meu amigo Francesco, muitos jornalistas vivem amordaçados pelo poder e cumprem o papel de manipuladores das informações em nome da manutenção de um determinado sistema. Temos o exemplo da grande mídia nacional que se transformou no PIG (Partido da Imprensa Golpista) que chantageia, manipula, frauda e age descaradamente para distorcer a realidade a seu favor e continuar lucrando muito com isso. Felizmente está aumentando o numero de cidadãos conscientes que já não tomam as notícias da Globo, da Folha, do Estadão, etc como verdades absolutas. Está aumentando essa geração crítica que filtra as notícias, que lê, que se informa, que compara e não compra gato por lebre.

Aos profissionais da imprensa que são sérios, imparciais fica o nosso Abraço.  Aos que ainda não conseguiram se livrar do sistema fica a nossa torcida. Afinal, a imprensa livre e consciente é de vital importância para a democracia.

Postado por Luiz Vieira às segunda-feira, abril 07, 2014 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Aniversário do Blog do Luiz Vieira

Mande um comentário assinado falando o que você acha desse Blog e concorra a um super ovo de páscoa. O sorteio será dia 11 de abril.


Há um ano atrás, após alguns dias de teste inaugurei esse Blog. A princípio foi criado com o objetivo principal de ser um diário para registrar minhas aventuras no Caminho de Santiago de Compostela. Inevitavelmente acabou por ser um diário político com muitas polêmicas, muitas informações e muita irreverência. 

Fico sempre receoso quando escrevo qualquer pauta política, principalmente aquela com alguma crítica. Participei por 8 anos do governo anterior, sendo 4 como Secretário de Meio Ambiente e 4 como Secretário de Administração. Por isso o receio. As vezes acho que não tenho o direito de criticar pois estive no poder e também fui alvo de críticas. Mesmo com a consciência tranquila e sabendo que fiz diferente e fiz a diferença para contribuir com uma política, com uma gestão humanizada e transparente, sei que muito ficou por fazer. Enfrentei resistências, barreiras internas e não consegui por em prática com plenitude tudo aquilo que eu acredito que deve ser feito na administração pública. Por isso, cada vez que escrevo alguma crítica penso 20 vezes e tento ser moderado.

Mas afinal, sou cidadão ativo. O fato de ter passado pelo poder não me descredencia para participar e opinar sobre a política de Parauapebas. Mesmo que eu tenha resistência, quando menos percebo aqui estou eu tratando de temas polêmicos e desagradando algumas "nobres" autoridades de Parauapebas. Quando penso em parar de escrever nessa linha editorial crítica cruzo com um desconhecido que se apresenta e fala que acompanha meu Blog todos os dias e me parabeniza; outros reclamam quando passo 2 dias sem escrever e outros ainda cobram quando eu não falo de política. Não é por vaidade, mas acabo achando que tenho responsabilidade de compartilhar meus pensamentos e minhas idéias com essas pessoas que acessam meu Blog todos os dias.

Seria bem melhor e mais fácil se esse Blog virasse uma agenda literária, um manual de boas maneiras, de filosofia, cultura, etc. Mexer no quotidiano político em Parauapebas é desgastante e estressante. Ademais não me sinto muito a vontade quando tenho que criticar algo ou alguém, apesar de que muitos pensem o contrário. Prefiro ver o ser humano como um ser bom por princípio e que quando comete erros é sempre na intenção de acertar. Mas vira e mexe vem sempre alguém cobrando a pauta política. Quem sabe eu mude completamente minha linha editorial?

No início a minha pretensão era alcançar após 1 ano a marca de 100 leitores diários. Hoje mais de 400 pessoas acessam o Blog diariamente e tem dias que ultrapassam mil acessos. Somos acessados em vários países e recentemente abri para a mídia do Google.

Agradeço de coração a todos os leitores que acessam esse Blog que já é um dos mais lido e discutido em Parauapebas. Agradeço aos colegas blogueiros que tem me servido como inspiração. Agradeço principalmente alguns vereadores que me deram espaço nobre na tribuna da Câmara, (com críticas) ajudando assim a divulgar esse veículo de comunicação que não tem qualquer outro recurso de divulgação.

Caso o leitor tenha a curiosidade de saber qual foi a primeira matéria publicada em 03 de abril de 2013 é só acessar o link abaixo. Boa leitura e que Deus nos conceda mais 1 ano de experiência.


http://blogdoluizvieira.blogspot.com.br/search?q=manifesto+pessoal
Postado por Luiz Vieira às quinta-feira, abril 03, 2014 9 comentários:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Adiado o 1º Encontro de Blogueiros de Parauapebas

Por motivo de força maior tivemos que adiar o 1º Encontro de Blogueiros e Simpatizantes de Parauapebas. Em breve marcaremos a data definitiva.

Aguardem!
Postado por Luiz Vieira às quinta-feira, abril 03, 2014 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Sessão de 1º de abril - nada de novo

Mais uma vez a sessão foi sem nenhuma novidade. Nem um projeto de lei, nem um discurso impactante, nadica de nada. Só os vereadores governistas resolveram falar um pouquinho da Vale. Mas nada que valha a pena ocupar o tempo do nobre leitor.

Para não ficar em branco essa postagem vou deixar aqui uma matéria importante que vai lhe ajudar a melhorar a qualidade de vida e ter mais saúde para enfrentar o cenário nefasto da nossa política. Aproveite as dicas.


7 dicas para fazer uma horta em vaso

Preparar receitas com temperos cultivados em sua casa é especialmente saboroso. Comer os alimentos orgânicos que você mesmo cultiva é saudável e divertido. Confira estas dicas para ter uma horta em casa feita em vasos.
horta em vasos horta em casa
 1. As plantas são seres vivos! Tenha paciência e perseverança.
Pode parecer a dica mais tola que você nunca ouviu, mais muitas vezes é esquecida. As plantas precisam de cuidados. Na primeira tentativa muitas das plantas não vão dar certo e talvez  não recolha nem para fazer  uma salada. Tente outra vez, pense que coisa fez errado, pesquise e troque idéias com outras pessoas que já plantaram.  Aos poucos você aprenderá  e melhorará o estado de sua horta orgânica em vasos.
2. Escolha as plantas adequadas á época do ano e ás condições de temperatura e luminosidade que tem na sua casa.
 Antes de plantar estude bem as condições do lugar onde vai colocar a horta. Saiba quanto tempo fica o lugar exposto ao sol e quanto tempo na sombra. Plantas como o alecrim, a salvia, o tomilho ou a lavanda  crescem melhor a pleno sol. Entretanto, plantas como o manjericão ou a alface se desenvolveram melhor a meia sombra.
3. Escolha o tamanho dos vasos de acordo ao tamanho da planta
horta em casa temperosPlantas como o orégano pode ser cultivadas em vasos pequenos. O alecrim, o manjericão ou a lavanda  precisaram de um vaso de tamanho médio. Se você quer cultivar tomate ou couve em vasos escolha um vaso de tamanho grande.
4.  Inicie com plantas de fácil manutenção e que você gosta
Uma horta de temperos é uma boa forma de iniciar. O alecrim, o orégano e o tomilho são plantas resistentes, que precisam de pouca água e crescem bem a pleno sol. A hortelã e o manjericão são também  fáceis de cultivar, mas elas precisam de um pouco mais de água e crescem melhor a meia sombra.
5.Irrigue de maneira e na hora certa.
Não irrigue nunca nas horas mais quentes do dia. Irrigue a primeira hora da manha ou na tarde. Irrigar de maneira certa significa fornecer a planta a quantidade de água que ela precisa. Irrigar de mais pode ser ate mais prejudicial do que irrigar pouco. O excesso de água aumenta os riscos de fungos e doenças, que prejudicam as raízes. Dois ou três copos de água por planta todas as tardes podem ser mais que suficiente.
6. Não mova muito os vasos
As plantas tem a capacidade de adaptação às condições presentes. Se você observar as folhas de uma planta, vai ver como estas se colocam da melhor forma para aproveitar a luz solar. Se você mudar a posição do vasos elas vão ter que se adaptar de novo.
7. Adubação
As plantas necessitam de nutrientes pala elas crescer fortes e sadias. Quando cultivamos em vaso devemos ser ainda mais precisos na hora de adubar. Usaremos sempre adubos orgânicos,  seguindo as recomendações de dosagem do produto.
horta em vaso
Postado por Luiz Vieira às quarta-feira, abril 02, 2014 Um comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

terça-feira, 1 de abril de 2014

É 1º de abril...

Mentiras que poderiam ser verdades



  • Vereadores numa demonstração de cidadania assinam e aprovam CPI para apurar denúncias de irregularidades na compra de contraceptivos da saúde.
  • Secretários do governo Valmir convocam os conselhos para prestação de contas.
  • Governo Valmir convoca assembleias por bairro para prestação de contas do seu mandato.
  • Todas as crianças da rede pública municipal recebem o kit escolar contendo 02 camisetas, 02 calças, 01 par de tênis, 01 mochila e material escolar.
  • Prefeito anuncia inauguração do novo hospital para dia 10 de maio. Será o presente pelos 26 anos de Parauapebas.
  • Anunciada a abertura de licitação para a grande obra que deixará Parauapebas com 100%  de domicílios com rede de esgoto e água tratada.
  • Secretaria de Meio ambiente realiza mega operação para acabar de vez com a destruição dos morros e assoreamento dos igarapés.
  • Secretaria de Urbanismo multa estabelecimentos que utilizam calçadas como depósito de lixos e entulhos.

E você leitor, o que acrescentaria nessa lista?

Postado por Luiz Vieira às terça-feira, abril 01, 2014 2 comentários:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Ver versão para dispositivos móveis
Assinar: Postagens (Atom)

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Luiz Vieira
Parauapebas, Pará, Brazil
Professor graduado em pedagogia pela UFPA, pós graduado em Ciências e Saúde Sócio Ambiental pela UFPA
Ver meu perfil completo

Arquivo do blog

  • ►  2024 (18)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (5)
    • ►  fevereiro (6)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2023 (10)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (2)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (1)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2022 (10)
    • ►  setembro (3)
    • ►  agosto (3)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (2)
  • ►  2021 (1)
    • ►  agosto (1)
  • ►  2020 (2)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (1)
  • ►  2019 (6)
    • ►  agosto (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2018 (27)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  outubro (4)
    • ►  agosto (3)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (11)
    • ►  março (4)
  • ►  2017 (66)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (4)
    • ►  agosto (7)
    • ►  julho (7)
    • ►  maio (9)
    • ►  abril (7)
    • ►  março (13)
    • ►  fevereiro (14)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2016 (161)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  outubro (13)
    • ►  setembro (12)
    • ►  agosto (24)
    • ►  julho (7)
    • ►  junho (17)
    • ►  maio (15)
    • ►  abril (18)
    • ►  março (16)
    • ►  fevereiro (21)
    • ►  janeiro (16)
  • ►  2015 (274)
    • ►  dezembro (18)
    • ►  novembro (18)
    • ►  outubro (29)
    • ►  setembro (28)
    • ►  agosto (20)
    • ►  julho (23)
    • ►  junho (24)
    • ►  maio (26)
    • ►  abril (15)
    • ►  março (28)
    • ►  fevereiro (21)
    • ►  janeiro (24)
  • ▼  2014 (282)
    • ►  dezembro (24)
    • ►  novembro (24)
    • ►  outubro (49)
    • ►  setembro (26)
    • ►  agosto (24)
    • ►  julho (9)
    • ►  junho (21)
    • ►  maio (19)
    • ▼  abril (17)
      • Sessão de 29 de maio - como sempre atrasada
      • Harmonia ou pacto da hipocrisia?
      • Mudança a vista na saúde de Parauapebas
      • O INVERSO DO REVERSO
      • "Será que isso vale a pena?"
      • COMO IDENTIFICAR O INFARTO
      • A arte e a magia de escrever
      • SESSÃO DE 15 DE ABRIL - SESSÃO TERNURINHA
      • VEREADORA ELIENE PROMOVE ENCONTRO NO LIBERDADE
      • O QUE É INFARTO DO MIOCÁRDIO
      • Sessão de 08 de abril - o vazio e o nada
      • O governo das contradições
      • 07 DE ABRIL - DIA DO JORNALISTA
      • Aniversário do Blog do Luiz Vieira
      • Adiado o 1º Encontro de Blogueiros de Parauapebas
      • Sessão de 1º de abril - nada de novo
      • É 1º de abril...
    • ►  março (25)
    • ►  fevereiro (20)
    • ►  janeiro (24)
  • ►  2013 (232)
    • ►  dezembro (24)
    • ►  novembro (7)
    • ►  outubro (46)
    • ►  setembro (39)
    • ►  agosto (43)
    • ►  julho (18)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (18)
    • ►  abril (34)
    • ►  março (1)

Minha lista de blogs

  • Blog do BRANCO
    Um pouco de História: adesão do Pará à independência
    Há 8 anos
  • Blog do Miro
    Como derrotar o nazifascismo no Brasil
    Há um dia
  • Blog do Prof. Ivan Claudio Guedes
    Novo blog
    Há 10 anos
  • Blog do Zédudu
    Taxa de homicídios cai, mas violência ainda é grande, matou 45,7 mil no Brasil em 2023
    Há 5 dias
  • Conversa Afiada
    O Conversa Afiada dá adeus. Obrigado e boa sorte!
    Há 4 anos
  • Jota Parente
    Gonzaga Barros não desfila. Isso é positivo, ou negativo?
    Há 7 anos
  • Mundo Horta
    Os beneficios do pó de rocha…
    Há 7 anos
Mostrar 5 Mostrar todos

Páginas

  • Início

Objetivo do Blog

Este blog tem como objetivo divulgar e debater idéias sobre política, meio ambiente, ética e filosofia, além de divulgar crônicas e literatura em geral. Será um meio de comunicação transparente, livre, independente e isento de qualquer influência partidária ou religiosa. Sua missão principal será manter a comunidade informada e incentivar as boas práticas que se pautem na ética e cidadania.

Calendário da impunidade

Evento : EVENTO ... já passou

Total de visualizações de página

Todos os direitos são reservados a Luiz Vieira. Layout - Ramos Publicidade. Tema Janela de imagem. Tecnologia do Blogger.