Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2016

O JOVEM MESSIAS

Ontem (30) fui ao Circuito Cinema assistir ao filme "O Jovem Messias". Para minha surpresa, a sala estava quase vazia: eu e mais três pessoas. Ao contrário das salas que exibiam Batman X Superman que estavam lotadas. Tudo bem. O filme do Superman é a sensação do momento, deve ser um bom filme, deve ter uma super produção e outras qualidades para atrair tamanho público.

Porém, recomendo que tire um dia e vá ao cinema com sua família assistir "O Jovem Messias". Sob direção de Cyrus Nowrasteh, conta a história da infância de Jesus. Aos sete anos de idade, vivendo com sua família em Alexandria, Egito, fugindo do massacre promovido pelo rei Herodes que mandou matar todas as crianças de Israel, Jesus teve uma vida nada convencional. Seus pais procuravam esconder sua origem divina para que ele tivesse uma infância normal e para protegê-lo. 

Baseado nos apócrifos, já que os evangelhos omitem a maior parte da vida de Jesus antes dos 30 anos, o filme traz histórias curiosas como o milagre que Ele fez ao ressuscitar um passarinho e ao fulminar outra criança que lhe atacara. Apresenta com muita serenidade uma criança com seus conflitos e angústias por não saber a verdade sobre sua origem. Não compreende o fato de conseguir fazer coisas anormais para uma criança e busca respostas.

Vale a pena conhecer essa história espetacular tratada com todo respeito e sem sensacionalismo. 

quinta-feira, 24 de março de 2016

CONTINUAMOS A CRUCIFICAR JESUS


...Falando isso, saiu de novo, foi ter com os judeus e disse-lhes: “Não acho nele crime algum. Mas é costume entre vós, que pela Páscoa vos solte um preso. Quereis, pois, que vos solte o rei dos judeus?” Então todos gritaram novamente e disseram: “Não! A este não! Mas a Barrabás!” (Jo. 18, 38-40).

Pilatos saiu outra vez e disse-lhes: “Eis que vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele nenhum motivo de acusação”. Apareceu então Jesus, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Pilatos disse: “eis o homem!”. Quando os pontífices e os guardas o viram, gritaram: “Crucifica-o! Crucifica-o.” Falou-lhes Pilatos: “tomai-o vós e crucificai-o, pois eu não acho nele culpa alguma. (Jo. 19, 4-6).

Declarou Pilatos aos príncipes dos sacerdotes e ao povo: “Eu não acho neste homem culpa alguma”. Mas eles insistiam fortemente: “Ele revoluciona o povo ensinando por toda a Judeia, a começar da Galileia até aqui”. Lc. 23, 4-5).

Essas palavras dos evangelhos faz lembrar algo? Nem Pilatos (prefeito da província romana de Judeia entre os anos 26 e 30 d,C.) conseguiu encontrar crime algum em Jesus. Ele insistiu várias vezes para livrar Jesus e até ofereceu outro prisioneiro para satisfazer a sanha dos judeus. Mas eles preferiram a Barrabás do que a Cristo. Aquele Jesus que revolucionava o povo, que jantava com “impuros”, que salvou a prostituta do apedrejamento, que chicoteou os vendilhões do templo, que mandou um jovem rico vender tudo o que tinha e dar aos pobres, desagradou muita gente. E desagradou principalmente aos poderosos que queriam manter a qualquer custo os seus privilégios e costumes. Esses poderosos não eram pessoas cruéis e diabólicas como muitos pensam. Eram pessoas de “bem”, religiosas, sacerdotes, pontífices e doutores da lei. Eram pessoas acima de qualquer suspeita.

Esses poderosos temiam o fato de Jesus ser um homem do povo, de estar revolucionando esse povo. Temiam que esse povo descobrisse que tinha direitos, que era igual em essência, que tinha dignidade. E o que os poderosos da época usaram para prender e matar Jesus? Usaram o próprio povo. Esse povo suscetível e sugestionável. Nota que quem estava gritando para Pilatos “solte barrabás!” “Crucifique a Jesus” era o próprio povo incitado pelos poderosos. Quando Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumentinho, foi saudado pelo povo e recebido como um rei. Esse mesmo povo estava lá na frente do palácio de Pilatos gritando: “Crucifique-o! Crucifique-o! 

E se Jesus voltasse hoje novamente como um ser humano comum como fez na época? Será que não teríamos a mesma reação? Imagine um cabeludo, barbudo, de chinelos, aparecer hoje pregando o que Jesus pregou há dois mil anos atrás! Muitos religiosos, muitas pessoas de bem, muitos pastores, sacerdotes, muitas damas da caridade iriam protestar e exigir pena de morte.

Quantas vezes não condenamos e matamos Jesus atualmente? Quantas vezes não julgamos e até condenamos nosso irmão pela sua aparência? Quantas vezes não desejamos a morte de um irmão apenas por pensar diferente de nós, por nos importunar com suas ideias? Quantas vezes não desejamos a morte de um irmão que foi pego em algum delito? Duvida? Então dê uma olhada nas redes sociais e encontrará um monte de fotos de pessoas espancadas, ensanguentadas, mortas com a legenda: “bandido bom é bandido morto!”. Quantas vezes não agimos como manadas teleguiadas que gritam nas ruas palavras de ordem contra pessoas que nem foram condenadas? Quantas vezes já não nos colocamos como doutores da lei e fizemos um julgamento precipitado e seletivo para satisfazer nossas conveniências?

Muitas vezes vamos à igreja, fazemos caridade, nos declaramos cristãos, mas nossos atos do dia-a-dia são semelhantes aos dos escribas e fariseus hipócritas. E Jesus nos diria: “Ai de vós escribas e fariseus hipócritas! Limpai por fora o prato e por dentro está cheio de roubo e de intemperança”. (Mt. 23, 25).

Nessa Páscoa desejo que possamos identificar nossas ações que são parecidas e idênticas às ações dos que crucificaram Jesus; que possamos refletir sobre nossos atos e identificar nossas ações que são contrárias aos dois maiores mandamentos que são: Amarás o Senhor, Teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito (...) amarás teu próximo como a ti mesmo. Nesses dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas. (Mt. 22, 37-40). 

Feliz Páscoa!!!

quarta-feira, 23 de março de 2016

SESSÃO DE 22 DE MARÇO - O DIA EM QUE RAUL SEIXAS CHOROU.

De repente Raul Seixas sentiu um forte tremor de terra. Acordou de seu sono profundo meio assustado e perdido. Levou seus dedos cadavéricos à altura da face com a intenção de coçar os olhos, e só então percebeu que não tinha mais o que coçar. Encontrou apenas dois buracos profundos e com as laterais ossudas. Aquele barulho ensurdecedor tinha algo diferente. Uma mistura de frases soltas de uma música bastante conhecida, seguida de gritos estridentes vindo de uma platéia: "uuhhhhhhhhhhhhh! Uuuuuuhhhhhhhhhuuuu!

"Que merda é essa?" - Indagou Raul com o resto de consciência que ainda restava-lhe.

Os gritos continuavam ecoando e invadindo aquele espaço úmido e escuro no cemitério Jardim da Saudade de Salvador-BA. A frase "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo" vibrava em seus tímpanos como um alarme nervoso de 300 decibéis. Raul Seixas achou que fosse um pesadelo ou algum efeito retardado do LSD com cocaína. Mais uma vez levou os dedos aos olhos, apalpou a face e o crânio. Bateu na própria cabeça com a mão em concha e só ouviu barulho de osso contra osso. "Toc, toc, toc". "Não pode ser! Será que estou... morto? 

Só então Raul Seixas caiu na real. Já estava morto e jazia num profundo sono desde o dia 21 de agosto de 1989, sono esse que só deveria ser interrompido quando fosse resgatado por Odin que o levaria para o baile psicodélico interplanetário junto com Elvis Presley, John Lennon, Bob Dylan, Jimi Hendrix e outros gigantes do rock. "Como assim broder? Quer dizer que eu não embarquei num disco voador e parti para outra dimensão???" Aquela gritaria que parecia vir das profundezas do inferno só aumentava. Raul, num esforço hercúleo se virou no seu caixão. Apurou bem os sentidos e sentiu um alívio ao descobrir que não estava no inferno. Por um momento, preferiu estar nos braços de Satã do que ouvir aquele som. 

Percebeu que estava mortinho da silva e o que ouvia era a mais sórdida adulteração, uma heresia imperdoável, uma fraude grotesca de sua música. E a frase ecoada por uma voz feminina seguida de intensa vaia doía em seus ouvidos, ou pelo menos do que restou deles. "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo". Uhhhhhhhhhhhhhh! 

"Socorro Freud, socorro Buda, socorro Jesus!" Raul Seixas tentava gritar mas sua voz não saia. Sentiu uma forte angústia. Queria sair do túmulo e apertar o pescoço daquela moça de bochechas salientes e cabelos negros em franja que proferia tamanha heresia. Mas tudo o que conseguia fazer era se virar dentro daquele esquife apertado. Apurou mais os seus sentidos e viu de onde vinha aquela heresia. Vinha de uma casa que deveria ser uma casa de leis lá nos confins do mundo, numa aldeia chamada Parauapebas. A tal casa de leis havia se transformado numa espécie de "casa da mãe Joana, casa da tramoia ou Pântano Azul". Quem usava sua mais célebre frase em vão era uma vereadora novata que forçava a barra para encontrar uma desculpa para seu ato sórdido e inexplicável de vender sua honra, sua personalidade, sua história para se juntar a um velho corrupto guardião da caixa forte. 

A música "Metamorfose Ambulante" representava até aqui as mais belas transformações do homem. Representava a rebeldia jovem, a mudança verdadeira das pessoas que buscam o constante aperfeiçoamento. Quando Raul Seixas escreveu, o fez com a alma pura, com paixão. Sua música se tornou um hino da juventude irreverente e honesta. Agora estava servindo para justificar safadezas, corrupção e trambiques.

Raul Seixas não conseguia entender o que acontecia. Se concentrou e fez uma ligação com o Cosmos para tentar encontrar uma explicação para tanta banalidade. Foi então que veio em sua mente em forma de um escorpião e uma borboleta a explicação através do "Pântano Azul": (...) "Dezessete representantes da comunidade foram os escolhidos para o Grande Conselho. Dessa vez estava muito bem representado. Todos os sentimentos, todos os interesses, todos os sete pecados capitais se faziam representar ali... No fundo, Mestre Sist sabia que aquele lugar era apropriado para desnudar os mais íntimos e originais sentimentos do ser humano. Toda a personalidade, todos os desejos inconfessáveis, todas as luxúrias e ganâncias do ser humano apareciam de forma cristalina quando ele mergulhava no pântano." (Trecho do conto O Pântano azul do livro O escorpião e a borboleta - Luiz Vieira).


Raul Seixas sentiu-se impotente e angustiado. Foi acordado antes da hora do seu justo e profundo sono com aquela gritaria dos infernos. Pediu ajuda aos deuses do universo para voltar a dormir e esquecer daquele dia. Voltou seu velho e carcomido esqueleto para a posição original e chorou. Chorou copiosamente e com profunda tristeza pensou: "o que estão fazendo com essa geração?"

terça-feira, 22 de março de 2016

LULA MERECE PENA DE MORTE.

Diante dos escândalos que presenciamos no Brasil nos últimos dias, cheguei a conclusão que se alguém merece ser morto, esquartejado e sua cabeça pendurada num poste na Esplanada dos Ministérios, esse alguém é o Lula. Por que o Lula não economiza tempo e faça como Getúlio Vargas? Uma bala no coração resolveria o seu problema e deixaria o país feliz e aliviado. Não! O Lula tinha que ser um Nordestino turrão e teimoso e prefere imitar Tiradentes, esperando para ser esquartejado. Assim será mais emocionante, e de quebra, proporcionará um espetáculo macabro ao povo brasileiro que tanto gosta do gênero.

Mas que crime o Lula cometeu para merecer tudo isso? Não vou me ater aqui ao crime de formação de quadrilha para falir a Petrobras, nem ao envio de bilhões de dólares para contas em paraísos fiscais. Tampouco vou citar a manipulação de juízes, promotores e delegados e nem a sociedade de sua família com empreiteiras, frigoríficos e fazendas Brasil a fora. Nem vou citar também que é o maior bandido da história, o maior ladrão que o Brasil já teve. E não vou citar por um único motivo: a justiça brasileira é muito incompetente. Apesar de fazer uma devassa geral na vida do Lula desde 2002, não conseguiu encontrar uma prova sequer para acusá-lo formalmente. Realmente nossa justiça é de uma competência que causa espanto. Como é que não conseguiram encontrar provas concretas ao que está na cara?! Todo mundo viu, menos a justiça e a polícia federal?

Portanto, se nosso combalido sistema judiciário e a polícia federal não acharam, não serei doido e leviano para acusá-lo. Vou ater-me somente ao único crime que o ex-presidente Lula está sendo acusado formalmente: o de ocultar a propriedade de uma chácara em Atibaia e um apartamento triplex no Guarujá. Somente esse crime já é o bastante para que ele e sua família sejam condenados, presos, torturados e mortos. Afinal, o Brasil é um país que não tolera injustiça, e ocultação de patrimônio é um grave crime que o povo não pratica e não tolera.

Portanto, morte ao ex-presidente Lula! Que morra com ele todo brasileiro infiel que ocultou patrimônio na declaração de imposto de renda. Que seja pendurado pelos testículos todos os homens que ocultaram patrimônio para não pagar a pensão justa aos próprios filhos. Nem vou citar aqui outros crimes que cometemos no dia-a-dia (e achamos que não é crime) para ninguém me acusar de estar pregando o "patricídio".

segunda-feira, 21 de março de 2016

COXINHAS X PETRALHAS

Em primeiro lugar, vamos às definições:

Coxinhas: pessoas que, independente da classe social ou econômica, mantêm uma cabeça elitizada. São alienadas politicamente e geralmente são influenciadas pela mídia (preferencialmente a Rede Globo). Assim, estão sempre defendendo idéias elitizadas e são contra qualquer avanço social que inclua a classe pobre. Espalham idéias que não são suas e difundem o ódio e a intolerância contra partidos de esquerda. São capazes de preparar ataques raivosos a líderes em portas de restaurantes ou hospitais. Geralmente são apaixonados pelos partidos de direita (principalmente PSDB/DEM), mas juram que são apartidários. Adoram repetir o jargão: "vá pra Cuba!"

Petralhas: pessoas que se filiam ao partido dos trabalhadores e usam a política para roubar, mentir, manipular e praticar todo tipo de crime. (Dizem até que comem criancinhas). Essas pessoas são seguidoras fiéis ao ser mais corrupto e sanguinário que já houve no Brasil: LULA. Esse, inventou a corrupção na política e todos os membros de sua gangue ficaram milionários. Mesmo que o patrimônio não apareça, mesmo que não sejam descobertas contas em paraísos fiscais, continuam sendo ladrões. Não importa falta de provas, pois está aí estampado na imprensa para todos verem e só não vê quem não quer.

Exagero a parte, mas esse é o espírito que tomou conta da nossa sociedade desde a última eleição presidencial. Um clima de insanidade e uma espécie de histeria coletiva apossou-se do povo de forma que a razão virou um artigo de luxo.

De um lado, alguns agridem os petistas com adjetivos desrespeitosos e cometem o erro grosseiro da generalização, do tipo: "todo petista é bandido", "se é do PT é porque é corrupto", são um bando de loucos fanáticos", "só os burros votaram na Dilma", "bando de nordestinos ignorantes e preguiçosos que vivem de bolsa esmola", etc. Acontece que o PT - como os demais partidos - é formado por homens e mulheres que na sua maioria são íntegros e acreditam numa alternativa mais justa para o Brasil. Como sentem-se ofendidos na sua integridade, usam o primeiro expediente que é chamar os agressores de coxinhas. O termo Coxinha parece menos ofensivo e de certa forma, uma maneira irreverente de responder as agressões sem rebaixar ao mesmo nível das agressões.

Temos que usar a inteligência e sair desse círculo vicioso que eu chamo de corrida dos ratos. O Brasil não pode ser dividido entre Coxinhas e Petralhas. Existe muito mais possibilidades nesse horizonte. Creio que temos que ficar mais atentos aos movimentos da história e ter conhecimento de causa sem cair no simplicismo e sem virar fantoches dos que brigam por interesses escusos. Assim, convido a todos a dar uma relida em alguns períodos de nossa história como: Inconfidência Mineira, Crise política na era Vargas, Período JK, Governo João Goulart e o golpe militar, Ataques imperialistas a Petrobras. E o nosso judiciário? Recomendo também uma análise das práticas dos nossos juízes antes de sair por aí criando super-heróis. Uma rápida leitura e você vai ficar estarrecido com a prática da maioria dos nossos juízes. Lembram do japonês da federal? Foi a máscara mais vendida no carnaval. Foi o "herói" mais amado dos brasileiros. Na quarta-feira de cinzas o Brasil descobriu que era um bandido processado por dar suporte a contrabandistas e está sendo acusado atualmente do crime de vazar informações da PF.  

Somente a informação limpa, cristalizada, isenta de emoções e fanatismo será capaz de criar um país que não seja nem de petralhas, nem de coxinhas. Saia da rede social por um momento e convide seus amigos para um debate cara a cara baseado em fatos e dados históricos. Isso pode ser muito bom para a saúde mental e evitar que saiamos por aí gritando palavras de ordens como: "Polícia Federal, orgulho nacional!", "Vá pra Cuba!", "Só a volta dos militares pode salvar o Brasil", "Viva Moro, viva Joaquim Barbosa! os salvadores da pátria" e outras sandices a mais.

quinta-feira, 17 de março de 2016

O ÚLTIMO QUE SAIR APAGUE AS LUZES.



Ontem, (16) o Blog do Zé Dudu anunciou com exclusividade a filiação do ex-prefeito Darci Lermen no PMDB. Uma grande festa está sendo preparada no sábado (19) com a presença confirmada de várias lideranças para receber seu novo membro. Seu pedido de desfiliação no PT deve acontecer hoje. Assim, encerra-se um capítulo de uma história de forma melancólica e deixa o Partido dos Trabalhadores sem sua principal liderança. As consequências da saída do Darci podem ser avassaladoras, pois muitas lideranças de peso ameaçam fazer o mesmo, provocando um esvaziamento drástico no partido. 

Esse processo de desfiliação não chega ser surpresa para ninguém. Esse blogger já vinha anunciando essa hipótese aqui há vários dias a partir de informações de um plano de traição arquitetado pela cúpula partidária local e membros do gabinete do prefeito. E toda essa crise do partido em Parauapebas não tem nada a ver com a crise nacional. Ela é fruto de uma série de erros, omissões e falta de discernimento da direção atual que ficou oscilando entre ser oposição e receber benesses do governo. A prática condenável dos vereadores petistas também contribuíram muito com esse desastre.

Debandada geral


A vereadora Joelma Leite que assumiu recentemente a vaga deixada pelo vereador Zé Arenes foi a primeira a abandonar o barco, e fez da maneira mais desastrosa possível. Preferiu sucumbir a sedução do palácio dos ventos e caiu no conto do velho lobo. Se aliou a corrupção em troca da secretaria, a qual entregou para o comando do seu marido. Essa semana ela sacramentou sua decisão ao se filiar no PSD (partido do prefeito) onde agora faz dupla com o vereador Bruno Soares. Joelma pode ter enterrado uma carreira política que prometia ser promissora com a oportunidade que ganhou ao assumir o cargo de vereadora. 

Outra que debandou foi a vereadora Eliene Soares que vai se filiar no PMDB ainda hoje. Assim, a maior bancada de vereadores da câmara agora se reduziu a dois vereadores que sempre fizeram o jogo do prefeito Valmir: Euzébio e Miquinha.

Muitas lideranças, inclusive que seriam candidatos prometem abandonar o PT e seguir junto com Darci. Essa debandada geral pode deixar o partido ainda mais fragilizado e de pernas quebradas para as próximas eleições. É preciso que a militância que ainda sobreviver tome as rédeas para tentar salvar o que ainda resta e resgatar as origens desse partido.

Cenários projetados


Diante do que conhecemos e observamos, diante da movimentação política da direção e dos vereadores petistas, dois cenários serão levados em consideração pela atual direção do PT em Parauapebas:

1- O PT lançará candidato a vice-prefeito na chapa do Valmir Mariano;

2- O PT lançará um candidato laranja financiado pelo Valmir para atrapalhar a pretensão do Darci em retomar o Morro dos Ventos.

Qualquer um desses dois cenários enterrará a história desse partido que governou Parauapebas por oito anos. Teria a militância forças e determinação para reagir a essa dilapidação? 

domingo, 13 de março de 2016

4ª UNIDADE REGIONAL DE ENSINO (URE) PROMOVE ENCONTRO DE FORMAÇÃO EM PARAUAPEBAS

No dia 10 de março, representantes da 4ª Unidade Regional de Ensino (URE) estiveram em Parauapebas para o encontro de formação com professores. O evento que aconteceu no auditório da Cultura (antiga câmara) fez parte da programação de volta às aulas na rede estadual que acontece nessa segunda-feira (14). Mais de 400 professores da rede estadual, além de técnicos e diretores estiveram presentes e tiveram uma tarde de palestra e reflexão sobre a educação como objeto de trabalho e o papel do professor.

As palestras foram ministradas pela competente dupla Orlando Moraes e Walmir - técnicos da 4ª URE - que já vem fazendo esse trabalho com maestria em Parauapebas há alguns anos. Durante sua palestra, o professor Orlando destacou o imprescindível compromisso ético do professor e a importância do ato de planejar para superar os desafios que a educação moderna nos apresenta. "Além de um bom planejamento, o professor tem que dominar os recursos tecnológicos para conseguir chamar a atenção dessa nova geração. Porém, não basta saber usar a tecnologia. Tem que saber conciliar com o ato de 'dar aula' em si", destacou o professor Orlando. O ponto alto de sua palestra foi quando destacou as dificuldades que os profissionais encontram no atual cenário político educacional, e que o melhor da educação do Pará são os professores. Esses sim, são os que fazem a diferença no processo.

O professor Walmir destacou a necessidade do educador buscar permanentemente a ampliação do conhecimento. "Uma aula de Artes por exemplo, exige um conhecimento de outras áreas como Literatura, Filosofia e História. O conhecimento não está mais compartimentalizado, daí a necessidade de buscarmos a constante formação e atualização", enfatizou Walmir.

O encontro foi muito dinâmico com intensa participação dos professores que faziam questionamentos e expunham suas angústias diante das limitações e falta de compromisso dos governantes. "A educação deve ser um compromisso de todos, e não é justo que o professor carregue nos ombros o peso do fracasso ocasionado pelo abandono dos órgãos governamentais e dos políticos", destacou um professor presente.

Confira as fotos do evento.




quarta-feira, 9 de março de 2016

SESSÃO DE 08 DE MARÇO - O CORVO E A HIENA

Nada de novo. Ultimamente as sessões estão mais sem graça do que salada de chuchu. Ontem, novidade mesmo foi só uma sessão especial em homenagem às mulheres. O resto, foi tudo a mesma ladainha de sempre. Nem vale a pena descrever.

Para não passar batido, ofereço aos leitores uma crônica. Mas vou logo avisando aos maliciosos:  não tem nada a ver com nossos vereadores.

O corvo e a hiena


O marido chega em casa depois de um dia cansativo de trabalho e flagra sua mulher na cama com outro homem. E para piorar, trata-se do seu pior inimigo. Desesperado ele filma tudo e, para se vingar, espalha as imagens em todas as redes sociais. Agride a esposa e bota-a para fora de casa. Além da exposição nas redes sociais, o marido traído faz uma ampla campanha negativa contra a esposa, atribuindo a ela os piores adjetivos e qualidades. Essa, suportava a humilhação calada enquanto planejava uma vingança.

Tudo vai bem até que os cheques, faturas de cartão e outras contas começam a voltar. Sem entender, vai até o banco verificar o que estava acontecendo. Tal foi a sua surpresa ao ver sua conta zerada e com o limite estourado. Sua esposa tinha sacado até o último centavo do limite e ainda fez compras usando seus cartões de crédito. Só aí o nosso amigo traído percebeu a burrada que havia feito. Como teve problemas com o fisco, havia colocado sua conta e todos os seus bens  em nome da esposa.

Desesperado chamou a mulher para tentar um acordo para salvar a situação. Compenetrada e com toda frieza, ela impôs sua única condição para devolver a vida ao marido, que foi a seguinte: ela continuaria com tudo em seu nome, mas retornaria para sua casa e voltariam a ser um casal unido e próspero como antes. Porém, ele teria que implorar insistentemente o seu perdão e seu retorno nas mesmas redes sociais que usara para denegrir sua honra. Teria que aceitar o seu amante e até se tornar amigo dele e, ainda promoveria uma festa com todos os seus amigos para anunciar o retorno do casamento.

O pobre marido traído sem ver outra alternativa, teve que aceitar todas as condições da ingrata infiel, e assim fez. Dizem que nunca mais foi o mesmo. Perdeu o respeito dos amigos e conhecidos. Perdeu aquele brilho no olhar e até aquela verve que era-lhe peculiar. E viveu o resto de sua vida numa profunda depressão e ainda tendo que fingir que estava feliz. Para disfarçar sua desgraça e vergonha sempre entrava no seu trabalho cantarolando, sorrindo e dando tapinha nas costas de todos que passavam pelo corredor. Todos apontavam-lhe o dedo e diziam: - lá vai um corno feliz.

DARCI: A "GALINHA DOS OVOS DE OURO" DO PT

O assunto mais comentado na cidade hoje é sobre a saída ou permanência do Darci do Partido dos Trabalhadores. Já se formou até uma bolsa de apostas onde sua saída é dada como certa. Porém, alguns cautelosos que conhecem o ex-prefeito, preferem observar sua movimentação, levando em conta sua história e identidade com o partido.

E sua saída do PT, caso aconteça, não tem nada a ver com a crise que o partido enfrenta no Brasil. Tem mais a ver com a situação local que vem se agravando pela falta de postura e definição da bancada e de parte importante da direção. O PT em Parauapebas vem mantendo uma prática amarela de sustentação do prefeito Valmir, e a situação azedou após o vergonhoso apoio à chamada "bolsa eleitoral". Para piorar, a vereadora Joelma Leite assumiu a secretaria de Cultura, deixando claro que existe por parte da direção petista total conivência com o apoio ao governo, que até então era velado e simulado.

Teoria da conspiração


Desde que o Darci voltou do seu "autoexílio" na Bahia, boa parte da direção petista local vinha tratando-o com hostilidade. Havia uma clara intenção de fritar o ex-prefeito, e por várias vezes dirigentes falaram publicamente que ele não seria candidato e, que no máximo, se quisesse, disputaria uma vaga de vereador. Percebia-se claramente um rancor de algumas "lideranças" que não tiveram seus interesses pessoais atendidos na gestão do Darci. Por outro lado, essas lideranças fechavam os olhos para a postura dos vereadores petistas que faziam conchavos e apoiavam a corrupção do Valmir. Algo de podre no ar no reino encantado do palácio cinzento.

De repente, eis que o discurso mudou. Os mesmos dirigentes que hostilizavam e ignoravam o Darci passaram a tratá-lo como estrela. Os que antes falavam que o Darci teria que enfrentar as prévias no partido, mudaram repentinamente o discurso e passaram a pregar um consenso em torno do seu nome. O discurso ensaiado que falava em unificação do partido em torno do Darci soava muito artificial. Quais os motivos de repentina mudança? 

"Vamos inflar o ego do lorin. Na hora certo daremos o bote. Dia 2 de abril está bem aí"

"KKK. Deixa ele se iludir".

"O Darci é esperto. Se vocês ficar falando que ele não será candidato, ele muda de partido e aí f. tudo. Melhor mudar de tática".

"O chefe topou o acordo. Deixe o lorin roer a corda".

Essas foram algumas das mensagens interceptadas que demonstram que há uma tentativa de golpe em curso. E há muito, muito dinheiro envolvido nisso. 

O Darci se tornou uma espécie de "galinha dos ovos de ouro" dentro do PT. Cada vez mais favorito nas pesquisas de intenções de votos, ele se tornou uma moeda valiosa inflada nas negociações entre pessoas inescrupulosas que não medem as consequências para se dar bem.  Caso ele saia do PT, o partido perderá seu valor de negociação e as supostas lideranças que negociam com o palácio cinzento ficarão a ver navio. Até os vereadores poderão perder seus benefícios que mantém junto ao governo Valmir e o balde será derramado. Por isso, já houve até vereador ameaçando abrir CPI contra o Darci caso ele saia do PT. Bateu o desespero geral.

No meio desse tiroteio, encontra-se o Darci. Mesmo com todos os riscos, fica relutante em sair do PT devido a sua história de paixão com o partido e com a militância. Mas o fato é que se ele continuar no PT, dificilmente será candidato, mesmo estando surfando confortavelmente nas ondas de todas as pesquisas. 

Essa será uma difícil decisão que o líder terá que tomar nos próximos dias, e não há como fugir. E você leitor, o que acha? Ele sai ou fica? Quem ganha e quem perde com sua saída?

terça-feira, 8 de março de 2016

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO.

Quais os motivos podem levar o ex-prefeito Darci Lermen a sair do PT? O que faria ele continuar e disputar a eleição pela legenda que sempre foi fiel?

A história do Darci se confunde com a história do PT nos tempos de ouro. Uma história cheia de desafios, de paixões, de conquistas e proezas inimagináveis. Quem não se lembra das suas andanças pela zona rural para fundar cooperativas de produtores rurais? Quem não se lembra do seu papel de líder e articulador junto a EEPP (Equipe de Educação Popular de Parauapebas) onde incentivou a assessorou entidades populares? Quem não se lembra do clima de paixão na eleição de 2004? E 2008 com sua recondução ao segundo mandato?

Darci sempre levou a estrela do PT com muita paixão e entusiasmo. Sua relação com a militância sempre foi marcada pelo respeito e admiração mútua. Mas sua história com o Partido dos Trabalhadores pode ter um final. Ou não! 

Descubra amanhã, quarta-feira (9) os motivos que podem culminar com a sua saída do Partido dos Trabalhadores ou com a sua permanência definitiva. Quem ganha e quem perde caso haja essa ruptura?

DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

Hoje quero dedicar minhas lembranças àquelas guerreiras que estão lutando pela vida. Mulheres que enfrentam o câncer com dignidade; mulheres que lutam contra o HIV; mulheres que driblam o desemprego e faz milagre para alimentar os filhos; mulheres que trabalham de dia e estudam à noite; mulheres equilibristas; mulheres que são mães e pais ao mesmo tempo; mulheres que não desistem do sonho mesmo quando parece impossível. A vocês guardiãs da fagulha de Deus, o meu respeito e admiração.



Em homenagem a todas as mulheres, dedico esse texto que está no livro "O escorpião e a borboleta" desse escritor.

 

MULHER – MOVIMENTO, MAGIA, MISTÉRIO E MUITO AMOR


 "Dizem que a mulher é sexo frágil, mas que mentira absurda. Eu que faço parte da rotina de uma delas, sei que a força está com ela..." (Erasmo Carlos)

 


No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Nesse dia, até os mais machistas são levados pelo apelo da lembrança e se rendem a esses seres misteriosos e enigmáticos chamados simplesmente MULHER.

Desde o princípio da história, a mulher aparece carregada de enigmas. Eva, que foi constituída da costela de Adão e depois o seduziu com a maçã, levando-o ao "pecado" (e que belo pecado!); a egípcia Cleópatra, que com seu mistério seduziu dois imperadores romanos -Júlio César e Marco Antônio- tornando-se a toda poderosa do Egito e com fortes influências no Império Romano. E são milhares de histórias de mulheres poderosas, belas ou não, que conseguiram encantar os homens considerados poderosos e inatingíveis.

Não estou querendo dizer que as mulheres poderosas e influentes se valeram apenas do seu charme e poder de sedução para penetrar nos territórios mais improváveis. A Cleópatra, por exemplo (que recentemente em um estudo arqueológico descobriram que era feia), foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte grega. O fato é que ela tinha algo mais que os poderosos imperadores romanos.

Todo esse encanto, todo esse mistério, criou uma aura inatingível em torno da mulher. Quem se atreveu a desvendar ou romper essa áurea teve que se sucumbir ao fracasso e amargar a derrota. Então, o melhor que temos a fazer é mantê-las por perto e, quem sabe, cair na sua graça para não acabarmos em desgraça.

A esses seres enigmáticos e misteriosos que uns chamam de anjos, outros de deusas, outros de mães, quero render minhas homenagens especiais hoje e sempre.
 

segunda-feira, 7 de março de 2016

UM TESOURO ESCONDIDO

Nesse fim de semana tive acesso a obra da escritora de Parauapebas Carmem Garuzzi. Lançado em 2012 pela editora Amazônia, o livro "Amazônia: eu conto e me encontro" no estilo literatura juvenil, se apresenta como uma grande surpresa aos amantes de uma boa leitura e, principalmente aos que buscam conhecer os encantos e mistérios desse magnífico espaço chamado Amazônia.

Os amantes da música popular brasileira consideram que o cantor que melhor decifrou e traduziu São Paulo foi o baiano Caetano Veloso através da música Sampa.  Nem um paulista conseguiu até hoje falar de São Paulo tão bem quanto ele. Após ler o livro Amazônia, me atrevo a dizer o seguinte: ninguém decifrou e traduziu tão bem a Amazônia como a capixaba Carmem Garuzzi. Exagero? então leia a sua obra e vai entender o que estou falando.

A obra de Garuzzi reúne deliciosos contos que trazem para a nossa rotina os mistérios, as lendas, os mitos, os encantamentos, os rituais, as magias e, principalmente a vivência desse admirável povo nativo. Carmem consegue dar um toque de romantismo e descreve poeticamente sobre esses personagens, fazendo o leitor ficar hipnotizado do começo ao fim com as maravilhosas aventuras.

Não vou me aprofundar nos contos aqui para não estragar a surpresa que aguarda o leitor. São 77 páginas para se degustar numa sentada. A escritora Carmem Garuzzi é daquelas que merecem lugar de destaque na galeria dos consagrados da literatura. Consegue de forma mágica encantar o leitor com a naturalidade e leveza típicas dos grandes escritores. Sua obra é sobre contos amazônicos, mas poderia ser poesia, romance, história ou qualquer gênero literário. Foi escrita como literatura juvenil, mas é adequada para crianças dos 6 aos 90 anos. Leia e encante-se você também!

sexta-feira, 4 de março de 2016

Democratas resistirão ao golpe da mídia


Por Bepe Damasco, em seu blog:



Todos os democratas estão convocados à resistência. Na madrugada desta sexta-feira, o juiz Moro mandou "300 meganhas para levar para depor um estadista de 70 anos de idade", como bem assinalou o jornalista Miguel do Rosário, no seu blog, o Cafezinho.

Trata-se de uma espécie de evento teste para o golpe derradeiro contra o regime democrático, articulado e organizado há céu aberto há tempos pelo juiz Moro, Ministério Público, Polícia Federal e pelo asqueroso monopólio da mídia, dono de um vasto currículo de atentados contra a democracia e à causas populares.

Não há limites para a desfaçatez e a canalhice da Lava Jato. Na entrevista coletiva de hoje, delegados e procuradores apontaram como principais focos das investigações envolvendo Lula a empresa de palestras do ex-presidente e seu instituto.

A acusação é que ambos receberam das empresas processadas pela Lava Jato. Fernando Henrique Cardoso vive de palestras desde 2003, além de ser público e notório que, em reunião dentro do Palácio do Planalto, no fim de seu mandato, ele passou o chapéu entre essas mesmas empreiteiras para montar seu instituto. FHC nunca foi, sequer, incomodado.

Isso não é justiça, mas sim jogo sujo para desmoralizar o maior líder popular da história do país e criar o clima para o assalto final à democracia.

Abaixo, a nota publicada pelo Instituto Lula :

*****

A violência praticada hoje (4/3) contra o ex-presidente Lula e sua família, contra o Instituto Lula, a ex-deputada Clara Ant e outros cidadãos ligados ao ex-presidente, é uma agressão ao estado de direito que atinge toda sociedade brasileira. A ação da chamada Força Tarefa da Lava Jato é arbitrária, ilegal, e injustificável, além de constituir grave afronta ao Supremo Tribunal Federal.

1) Nada justifica um mandado de condução coercitiva contra um ex-presidente que colabora com a Justiça, espontaneamente ou sempre que convidado. Nos últimos meses, Lula prestou informações e depoimentos em quatro inquéritos, inclusive no âmbito da Operação Lava Jato. Dezenas de testemunhas foram ouvidas sobre estes fatos alegados pela Força tarefa, em depoimentos previamente marcados. Por que o ex-presidente Lula foi submetido ao constrangimento da condução coercitiva?

2) Nada justifica a quebra do sigilo bancário e fiscal do Instituto Lula e da empresa LILS Palestras. A Lava Jato já recebeu da Receita Federal, oficialmente, todas as informações referentes a estas contas, que foram objeto de minuciosa autuação fiscal no ano passado.

3) Nada justifica a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-presidente Lula, pois este sigilo já foi quebrado, compartilhado com o Ministério Público Federal e vazado ilegalmente para a imprensa, este sim um crime que não mereceu a devida atenção do Ministério Público.

4) Nada justifica a invasão do Instituto Lula e da empresa LILS, a pretexto de obter informações sobre palestras do ex-presidente Lula, contratadas por 40 empresas do Brasil e de outros países, entre as quais a INFOGLOBO, que edita as publicações da Família Marinho (http://www.institutolula.org/as-palestras-de-lula-a-violacao-de-sigilo-bancario-do-ex-presidente-foi-um-ato-criminoso). Todas as informações referentes a estas palestras foram prestadas à Procuradoria da República do Distrito Federal e compartilhadas com a Lava Jato. Também neste caso, o Ministério Público nada fez em relação ao vazamento ilegal de informações sigilosas para a imprensa.

5) Nada justifica levar o ex-presidente Lula a depor sobre um apartamento no Guarujá que não é nunca foi dele e sobre um sítio de amigos em Atibaia, onde ele passa seus dias de descanso. Além de esclarecer a situação do apartamento em nota pública – na qual chegou a expor sua declaração de bens – e em informações prestadas por escrito ao Ministério Público de São Paulo, o ex-presidente prestou esclarecimentos sobre o sítio de Atibaia em ação perante o Supremo Tribunal Federal, que também é de conhecimento público.

6) A defesa do ex-presidente Lula peticionou ao STF para que decida o conflito de atribuições entre o Ministério Público de São Paulo e o Ministério Público Federal (Força Tarefa), para apontar a quem cabe investigar os fatos, que são os mesmos. Solicitou também medida liminar suspendendo os procedimentos paralelos até que se decida a competência conforme a lei. Ao precipitar-se em ações invasivas e coercitivas nesta manhã, antes de uma decisão sobre estes pedidos, a chamada Força Tarefa cometeu grave afronta à mais alta Corte do País, afronta que se estende a todas as instituições republicanas.

7) O único resultado da violência desencadeada hoje pela Força Tarefa é submeter o ex-presidente a um constrangimento público. Não é a credibilidade de Lula, mas da Operação Lava Jato que fica comprometida, quando seus dirigentes voltam-se para um alvo político sob os mais frágeis pretextos.

O Instituto Lula reafirma que Lula jamais ocultou patrimônio ou recebeu vantagem indevida, antes, durante ou depois de governar o País. Jamais se envolveu direta ou indiretamente em qualquer ilegalidade, sejam as investigadas no âmbito da Lava Jato, sejam quaisquer outras.

A violência praticada nesta manhã – injusta, injustificável, arbitrária e ilegal – será repudiada por todos os democratas, por todos os que têm fé nas instituições e do estado de direito, no Brasil e ao redor do mundo, pois Lula é uma personalidade internacional que dignifica o País, símbolo da paz, do combate à fome e da inclusão social.

É uma violência contra a cidadania e contra o povo brasileiro, que reconhece em Lula o líder que uniu o Brasil e promoveu a maior ascensão social de nossa história.

quinta-feira, 3 de março de 2016

A latente esquizofrenia política do PT de Parauapebas


Um excelente texto do professor Henrique Branco extraído com a devida autorização do seu blog, apresenta de forma didática o momento de crise de identidade em que vive o PT de Parauapebas. Uma análise feita por um petista que conhece o partido intimamente. Eu recomento.


O Partido dos Trabalhadores de Parauapebas atingiu o seu ápice político em 2004, quando conquistou nas urnas, em disputa político-eleitoral, a prefeitura de um dos municípios mais ricos do Brasil. Darci Lermen ainda seria reeleito e governado por mais quatro anos, saindo do Palácio do Morro dos Ventos em 2012, não fazendo o seu sucessor, mas sendo o primeiro a governar Parauapebas por dois mandatos consecutivos.

O PT então perdeu o comando da prefeitura, mas elegeu quatro vereadores: Miquinha, Eusébio, Arenes e Eliene. Naquele momento, início dos trabalhos legislativos da atual legislatura, o referido partido contava com a maior bancada da Câmara Municipal de Parauapebas. Cenário perfeito para o fortalecimento da oposição, enquadramento do governo e firmamento do partido no campo oposicionista, demonstrando que, mesmo perdendo a disputa pelo Executivo municipal, seria forte na política da “Capital do Minério”.

Não demorou muito para os inflados e críticos discursos dos parlamentares petistas começassem a mudar ou, pelo menos, tornasse mera retórica dialética, algo meio protocolar. Em diversas ocasiões, os legisladores petistas votaram de acordo com os desejos e interesses do Palácio do Morro dos Ventos. Quem se salva dessa afirmação é Eliene Soares, vereadora que ainda se mantém fora do controle, da órbita palaciana.

Quis o destino e fatos que o vereador José Arenes (PT) fosse preso e perdesse o mandato em maio de 2015, por conta da operação “Filisteus” do Ministério Público do Pará, além de serem encontradas armas e munições sem autorização em sua residência. Joelma Leite, suplente, assumiu o mandato e continua até hoje na cadeira. PT então continuava com quatro cadeiras no parlamento municipal, bancada que representa quase 1/3 do total de cadeiras na “Casa de Leis”.

Mas os trâmites políticos da “Capital do Minério” transformaram parte do PT (pelo menos em sua representação parlamentar) em aliados do governo. Os vereadores Miquinha, Joelma e Eusébio votam favoravelmente ao governo Valmir, pelo menos, as sessões parlamentares apontam isso em breve pesquisa. Como disse apenas a vereadora Eliene se mantém firme em sua postura crítica ao Palácio do Morro dos Ventos, mas tornou-se uma voz perdida em meio ao batalhão defensivo montado na “Casa de Leis” e que permite atualmente o prefeito Valmir Mariano “navegar” em águas calmas, rumo à disputa eleitoral que se aproxima.

Por esses meandros políticos do PT parauapebense é que o ex-prefeito Darci Lermen ficou sem saída, em uma encruzilhada, escorado no corner. Não, por acaso que decidiu sair do referido partido. Faz sentido essa estratégia política do ex-prefeito. Como se manter oposição, uma alternativa de governo, de gestão, com parte do partido apoiando o atual prefeito? Darci no PT seria facilmente “tratorado” pelos seus adversários na campanha, especialmente por Valmir.

Conforme escrevi em meu blog na semana passada, Darci Lermen sabe fazer política e tem voto. Sua indefinição em relação a qual legenda irá ingressar, é mais uma tática política. Dessa forma, ele dita o ritmo dos bastidores, haja vista, que a sua opção poderá alterar o tabuleiro político da “Capital do Minério”. Iremos entrar no mês de março e o ex-prefeito ainda tem tempo para escolher o seu futuro. Irá retardar ao máximo o anúncio, pois “valoriza o passe” e pode impor condições aos grupos políticos e partidos que o querem.

Certo mesmo é que o PT de Parauapebas vive um intenso e perigoso processo de esquizofrenia. Parece que muitos integrantes do partido não conseguem ficar fora do poder. Os oito anos no Palácio do Morro dos Ventos os tornaram reféns da “Mosca azul”. Aguardemos fortes emoções que estão sendo preparadas pelos bastidores do processo político. Estamos só no começo da disputa.

ESCRITORA LANÇA LIVRO INFANTIL EM PARAUAPEBAS

A escritora e imortal Rosa Ibiapina lançará de forma inédita 2 livros infantis de uma só vez. Com os títulos A GALINHA PEDRÊS e A VAQUINHA PINTADA a escritora explora com muita criatividade o universo da literatura infantil.

Sabemos que a leitura é o grande diferencial na vida das pessoas de sucesso. Despertar o interesse pelos livros desde a tenra infância é uma obrigação dos pais que querem filhos inteligentes e preparados para o mundo. Assim, a dona Rosa Ibiapina, que já lançou três livros de sucesso, agora usa sua experiência no mundo infantil e traz importante contribuição que serão capazes de prender a atenção das crianças e despertar para esse universo encantado da literatura.

A festa de lançamento será nesse sábado (5) no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) às 20h. Prepare as crianças e venha prestigiar esse importante evento literário e cultural.
Venda no local do evento

terça-feira, 1 de março de 2016

ÁGUAS DE MARÇO - VERSÃO II

Há exatamente um ano escrevi aqui um texto intitulado "ÁGUAS DE MARÇO", onde preveni sobre acontecimentos inéditos que iriam balançar o nosso cenário político. Confira aqui. Muitos torceram o nariz e duvidaram que teríamos qualquer mudança. E o que aconteceu?


  •  03 de março de 2015: o grupo conhecido como G-8 (grupo que Valmir conseguiu desmantelar com dinheiro e cargos), numa inusitada e polêmica sessão, onde o Bráz não acatou um pedido de afastamento do prefeito, destituiu a Mesa Diretora e votou pelo afastamento do Valmir;
  •  05 de março os vereadores do G-8 dão posse a vice prefeita Ângela como prefeita interina. Liderada pelos vereadores Bruno Soares e Pavão, fazem uma marcha (conhecida depois como a marcha dos palhaços) até a prefeitura para concretizar a posse da nova prefeita. A polícia isolou o prédio e não permitiu a entrada do grupo. Depois de muita polêmica, o grupo foi esfriando enquanto o Valmir resgatava (com muito dinheiro e promessa) seu governo;
  • No dia 28 de abril o vereador Odilom acende o pavio da bomba. No seu discurso na tribuna falou que para um vereador sobreviver com salário de $10 mil é preciso ser corrupto. Parauapebas virou notícia nacional e atraiu para cá a cavalaria da mídia e a indignação do Ministério Público;
  • No dia 26 de maio o GAECO sitia a cidade. Invade prefeitura, câmara, empresas e casas de políticos, inclusive a do prefeito. Foram presos Odilon, Arenes e o empresário Edmar (Boi de Ouro);
  • Em 1º de julho de 2015 tivemos mais prisões. Dessa vez foram presos o vereador Josineto junto com o Diretor da Câmara, o Werbert.
  • 31 de agosto de 2015: Dr. Líbio afasta os vereadores Josineto, Arenes, Luzinete, Devanir e Majó da Mactra.
  • 18 de agosto de 2015: a polícia federal volta em Parauapebas na "Operação Desfecho" e prende a secretária de educação Juliana, o secretário interino Rui e o funcionário Shirlean Rodrigues, além do empresário Valdemar da pavinorte.
Isso não é uma tempestade? Não é um terremoto como anunciei? Quando, - mesmo em devaneio -você imaginaria essas raposas felpudas sendo presas e perdendo o mandato? E tem gente que ainda acha que nada aconteceu! É claro que todos queriam ver o prefeito sendo preso, mais ainda não chegou a hora. 

O desfecho do terremoto causado pelas águas de março


No dia 26 de maio de 2016 completa um ano da Operação Filisteu, onde o GAECO invadiu prefeitura, secretarias, casa do prefeito, câmara, casa de vereadores e de empresários. Foram levados vários computadores, celulares e muitos documentos. Na época, em entrevista, o procurador Nelson Medrado declarou publicamente que o que tinha na câmara era considerado brincadeira de criança em relação ao que acontecia na prefeitura. E o procurador não estava brincando!

É chegada a hora da onça beber água. Pela gravidade das acusações é impossível que o Valmir não seja preso. Isso seria a desmoralização total do Poder Judiciário do Pará. E pela minha pesquisa, pela minha análise considerando o modus operandi do Ministério Público, essa prisão deverá acontecer nos próximos dias.  Com ele, serão presos vereadores, secretários e empresários. 

Aguardem e digam se sou eu que estou ficando louco.