Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

DARCI VENCE A PODEROSA ESTRUTURA E DEIXA O POVO DE ALMA LAVADA

Hoje, segunda-feira, 3 de outubro Parauapebas amanheceu com outro clima: clima de esperança. Darci foi eleito prefeito com 52.049 votos (41,87%). O atual prefeito Valmir Mariano que buscava a qualquer custo a reeleição alcançou um resultado surpreendente: 47.918 votos (38,55%). Foi uma vitória apertada, por isso, muito emocionante e muito comemorada. 

O peso da máquina


O prefeito Valmir enfrentava a maior rejeição da história. Com uma gestão atrapalhada, cheia de escândalos policiais, muitos julgavam que ele amargaria uma derrota humilhante e ficaria em terceiro lugar. Mas o resultado confirmou que não se deve menosprezar uma poderosa máquina como a prefeitura de Parauapebas. O time do prefeito usou e abusou da máquina e até ignorou a justiça de forma escandalosa. Partiram para o tudo ou nada numa tática desesperada para tentar continuar mais quatro anos com as chaves do cofre. Quase deu certo. Por pouco, mas por muito pouco, teríamos que aguentar mais quatro anos dessa desastrosa gestão.

Darci mostrou-se imbatível


Tivemos de tudo nessa eleição. Primeiro o atual gestor tentou inviabilizar a candidatura do Darci com manobras jurídicas. Estava claro que o Valmir temia enfrentá-lo nas urnas. As tentativas foram derrubadas uma a uma. Depois, o time do prefeito usou a tática terrorista da boataria, espalhando uma enxurrada de mentiras através das redes sociais. A polícia chegou a apreender computadores na sede do seu partido (PSD), e nem isso intimidou seus aliados que reforçaram o time de fakes para continuar a ofensiva.

Na reta final da campanha, o prefeito partiu para a ofensiva usando escancaradamente o poder econômico. A base do candidato Marcelo Catalão que aparecia em terceiro lugar foi fortemente assediada e muitos eleitores foram convencido$ a saltarem da canoa do Catalão e embarcar no iate do Valmir. Ficaram tão confiantes que já davam a vitória como certa.

Enquanto isso, o Darci fazia uma campanha com poucos recursos, mas propositiva, alegre e com envolvimento direto com o povo. A cada comício, a cada caminhada, o Darci esbanjava carisma e ampliava a multidão de fãs. A cada ataque que recebia, respondia com propostas para realizar uma gestão mais voltada para o social. E assim, a vitória foi sendo construída a cada dia, até se consolidar no final da apuração.

Darci entra para a história como o prefeito que governará a capital do minério pela terceira vez. Para isso teve que derrotar o poderoso prefeito Valmir Mariano e desbancar um grupo temido pelas práticas nada republicanas. Agora terá que trabalhar dobrado para mostrar que mereceu cada voto.

Pura adrenalina


A apuração dos votos foi a mais emocionante que acompanhei em toda a história. O Darci sempre se manteve a frente, mas a distância foi caindo a cada boletim, provocando esperança aos aliados do Valmir e nervosismo aos aliados do Darci. Até a confirmação final do resultado, ninguém se atreveu a comemorar. Somente por volta das 19:30h o povo soltou o grito de vitória que estava preso no peito. Logo a praça de eventos foi tomada por uma multidão eufórica e feliz que se vestiu de vermelho para comemorar com Darci.

Daqui a pouco, farei uma análise sobre a eleição da câmara dos vereadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário