Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2024

REVIRAVOLTA NO CENÁRIO POLÍTICO DE PARAUAPEBAS

Não é novidade para ninguém que o governador Helder Barbalho (MDB) não ficou nada satisfeito com a decisão do prefeito Darci Lermen (MDB) de apoiar o Rafael Ribeiro para a sua sucessão. Rafael é visto pelas principais lideranças políticas como inexperiente para essa missão. "Um bom garoto, mais ainda não está preparado. Ainda não é a sua vez" - teria dito o governador.

Segundo informações dos bastidores do próprio time do Darci (e essa análise também é minha), o Rafael seria usado apenas como "boi de piranha" para perder a eleição. Primeiro cria uma crise na gestão,  deixa a cidade em catástrofe e declara apoio a um candidato para perder a eleição. O povo revoltado tende a votar no pior candidato, no tipo falastrão, esculhambado, ou num "velhote" como fez no passado. O eleito, sem nenhuma condição intelectual ou moral para gerenciar um município do porte de Parauapebas, ficaria, se muito, quatro anos. Aí, pimba! Eis o povo pedindo o Darci de volta em 2028.

Para garantir sua estratégia, o Darci peitou o governador e fez Rafael Ribeiro se desfiliar do MDB e filiou-o no UNIÃO. Essa estratégia vai dar certo? Veremos.

Darci já teria usado essa estratégia em 2012 quando impôs, contra tudo e contra todos a candidatura do Coutinho e abandonou-o no meio da campanha. Resultado: o Valmir (conhecido como Velhote) se elegeu fácil (com ajuda oculta da máquina) e fez um mandato desastroso que cimentou a volta do Darci em 2016. Entendeu? Se não entendeu, eu desenho: se um prefeito faz um mandato razoável e se reelege, depois de 8 anos, ninguém saberá quem é Darci. Mas se entra um prefeito estrambelhado e não se reelege, o povo tende a retroagir e sentir saudade do ex que ainda está com as lembranças quentinhas. 

Acontece que o Helder de bobo não tem nada. Com suas pretensões e planos para o futuro, não está nem um pouco a fim de deixar o município mais importante do Pará mergulhar nessa aventura insana. Assim, resolveu mexer  no Xadrez e mobilizar os partidos aliados, principalmente o PDT onde tem muita influência. Ele teria chamado o deputado federal Keniston Braga (MDB)para uma conversa e decidiu apoiá-lo para a campanha de prefeito de Parauapebas. Com essa decisão, embaralhou todo o Xadrez e comeu de uma bocada só o Rei e a Dama. Assim, caberá aos Peões e aos Cavalos se curvarem a estratégia do "Rei do Norte".

No momento, o jogo está 1 X 0 para o governador Helder. Se o governador emplacar sua estratégia e vencer a eleição com Keniston, sai vitorioso na grande final. Caso não consiga e o Aurélio Goiano (AVANTE) vença as eleições, a vitória final será do Darci.

Só gostaria de lembrar que o Darci é o maior estrategista político que já pisou em Parauapebas. Ele conhece como ninguém a alma do eleitorado de Parauapebas e manipula de acordo com sua necessidade. Pode não ser um bom gestor, mas em matéria de campanha eleitoral, bota todo mundo no bolso e engole a oposição.

Qual será o placar final? Por ora, estou apostando no Darci. E você?

Façam suas apostas. Comente aqui. Deixe sua opinião.

4 comentários:

  1. No dia seguinte à certeza de que Parauapebas terá mais de 200 mil eleitores aptos a votar nas próximas eleições, o que pode acarretar um eventual segundo turno, HELDER “ressuscitou” a extinta candidatura do deputado Federal, e deixou com uma pulga atrás da orelha o candidato da máquina municipal.
    Mesmo movimento ele fez em Belém, Santarém, Cametá e na vizinha Marabá, onde o partido do governador terá candidato próprio.
    Em Ananindeua, pretende indicar o vice do seu “futuro inimigo”, Dr Daniel, que ficou numa sinuca de bico: ganha a eleição no MDB, de forma avassaladora, com o vice, como um cavalo de troia, indicado pelo Governador, sabendo que será esse vice que assumirá quando o médico for candidato a Governador, em 2026, enfrentando a candidata do Helder ou chuta o pau da barraca e rompe logo com o Governador, antecipando um racha inevitável?
    Em Parauapebas ele ensaia o mesmo estudado roteiro.
    O “Rei do Norte” sabe que tem nas mãos o futuro político do prefeito Darci, o colocando na mesma encruzilhada politica do Edmilson, da Maria do Carmo em Santarém e do Dr. Daniel em Ananindeua.
    Uma futura candidatura do atual Prefeito de Parauapebas à Deputado Federal pelo MDB, ou qualquer outra que ele venha a postular, passa pelo crivo do Governador e por uma postura, digamos, aliada, dos desembargadores do TJPA, que darão a ultima palavra sobre as diversas ações que tramitam no judiciário paroara pedindo a inelegibilidade do nosso tetra-prefeito.
    HB sabe, como ninguém, desde a época do finado Barata, mexer as pedras no tabuleiro político estadual.
    E tem o irrestrito apoio do Presidente Lula, pois a este prometeu tratamento VIP ao PT paraense, tendo como troféu a improvável eleição do Beto Faro ao senado, nas últimas eleições.
    Por essas e outras que a corrida ao palácio dos ventos promete sim, como vaticinou o articulista, não só uma, mais muitas reviravoltas.
    E como é sexta, só falo mais se me convidarem para um chope na APOEMA!

    ResponderExcluir
  2. Em consequência de uma oposição desarticulada, gananciosa e vazia, o Darci demore se dará bem até ser preso. O Lorim sabe manipular o povo

    ResponderExcluir