Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2022

QUEM PUXA SACO PUXA CARROÇA

    

Você conhece algum puxa saco? Certamente, não só conhece, mas convive com algum da espécie. É aquele indivíduo bajulador que vive buscando vantagem ou benefício pessoal. Está sempre rodeando, elogiando falsamente e exageradamente alguém que possa lhe proporcionar alguma vantagem ou fazer-lhe algum favor. Vive de prontidão, aguardando servilmente alguma migalha cair no chão para abocanhar. 

    O puxa saco é um saco sem fundo. Sua especialidade é arrancar cada vez mais benefícios da vítima escolhida. No início, demonstra ser uma pessoa solícita, atenciosa e sem qualquer pretensão. Convencem que apenas gostam de servir por puro altruísmo e admiração pelo outro. Vai conquistando a confiança metodicamente até que se torna uma espécie de protozoário que lança seus filamentos na vítima e só larga quando suga toda sua energia. Geralmente, quando a vítima percebe, já é tarde demais. 

    Existe na natureza, convivendo conosco, milhares de espécies de puxa saco. Alguns, sem nenhuma competência ou habilidade. Outros, com muita competência a ponto de elaborar método próprio para tirar vantagem das pessoas. Mas uma característica comum é que se passam por pessoas boazinhas, cheias de boas intenções e que gostam de ajudar o próximo. Com o numero cada vez maior, o puxa saco passou a ser tolerado e, muitas vezes admirado na sociedade. Muitos até se assumem abertamente como puxa saco e até usam argumentos para validar seu comportamento. Quem nunca ouviu a expressão: "quem não puxa saco puxa carroça". Eu diria que é muito mais digno puxar carroça do que carregar o ego alheio nas costas.

    Não se engane. Quem puxa saco puxa tapete. É um ser completamente desprovido de qualquer senso ético, virtude moral e empatia. Geralmente, tem uma vida infeliz, carregada de frustações e derrota. Como um protozoário, não gosta do corpo hospedeiro. Traduzindo: o puxa saco não gosta de você. No fundo, ele nutre ódio por você, ele deseja ardentemente o que você tem, as suas virtudes, seus amigos, sua família, seu trabalho. O que parece ser admiração, é apenas frustação, inveja e desespero por se achar incompetente por não conseguir imitá-lo. Aprenda a identificar essa espécie e fuja dela enquanto é tempo. 

    Apesar de ser extremamente perigoso, os puxa sacos são cada vez mais numerosos e conseguem se encaixar com facilidade nos seus hospedeiros vítimas. O meio político por exemplo é uma fauna perfeita para que essa espécie se prolifere e tenha muito sucesso. Quanto mais a pessoa é vaidosa, insegura, carente, emocionalmente instável e sem escrúpulos, mais se torna um hospedeiro perfeito para vários puxas saco. Pessoas de caráter duvidoso necessitam de uma legião de puxa saco para alimentar seu ego e sua carência afetiva. Portanto, um precisa do outro e vivem umbilicalmente interligados num perfeito ecossistema. 

Continua...


Aguarde a Parte II - O sorriso da hiena (a espécie mais perigosa de puxa-saco)




3 comentários:

  1. Ei Luiz, quando é que vai voltar a escrever sobre política?

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto. Bem vindo de volta blogueiro. Espero que não nos deixe mais tanto tempo sem suas pérolas.
    Já Anvisa para ler a parte 2

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto. Realmente o puxa saco é uma praga que se multiplica. Mas no meio político, eles encontram guarida. Uma ameba precisa de outra.

    ResponderExcluir