Páginas

sábado, 1 de junho de 2013

DIÁRIO DE UM PEREGRINO

Passos finais ou recomeço?


Hoje é dia 1ª de junho de 2013. Agora aqui na Espanha sao 8 horas. No Brasil sao apenas 3 da madrugada. A maioria dorme. Estou me preparando para fazer o penúltimo dia de caminhada rumo a Santiago de Compostela. Muita expectativa e ansiedade.
Quando planejei fazer esse Caminho nao tinha idéia do que me aguardava. Li muito sobre o roteiro, me preparei fisicamente fazendo caminhadas de minha casa para a chácara, correndo, enfim, achei que estivesse preparado. Ledo engano. Você se prepara mesmo é aqui, é caminhando no dia a dia. É claro que o condicionamento físico me ajudou bastante.
Durante esses 28 dias que já caminhei aprendi coisas que nao havia aprendido em uma vida inteira. Muita coisa me aconteceu aqui. Fui compartilhando com vocês muitas aventuras e aprendizagens do Caminho. Só que muitas coisas preferi guardar só para mim.
No início do planejamento e início da caminhada meu objetivo principal era aventura. Caminhar quase 800 km num lugar desconhecido seria uma aventura e tanta! Seria. Bastou começar a caminhar para descobrir que a aventura é objetivo menor. Você vai sendo tomado pelo espírito do caminho, vai experimentando sensaçoes novas, vai passando por experiências e aí percebe que o ato de fazer o Caminho é muito maior, tem um significado inexplicável para sua vida. Independente de crenças ou religioes, há uma força transcedeental aqui que te envolve por inteiro e te faz repensar o significado da vida. Talvez seja o exercício de caminhar, caminhar, só caminhar. Você acaba fazendo uma reflexao de toda sua vida. Você revive sua infância, sua adolescência, sua juventude, enfim, toda a sua vida. O próprio ato do despojamento, da simplicidade que você é submetido aqui te faz repensar e refazer velhos conceitos. Muitas coisas que se dava valor em demasia perde sentido e muitas coisas simples que você nem percebia passa a ter um imenso significado em sua vida.
Até aqui caminhei por todo tipo de terreno. Experimentei todas as sensaçoes. Andei sobre pedras, sobre lama, sobre asfalto, sobre areia; trilhei estradas sinuosas e perigosas; subi e desci muitas ladeiras. Passei dias andando em áreas descampadas e hostís, mas também atravessei florestas, bosques, campos de flores e belíssimas plantaçoes. Senti o calor forte do sol queimando minha pele, senti o frio intenso que também queima até a alma. Caminhei sob neblina cerrada, chuva intensa, atravessei montanha de neve e até senti o que é andar sob chuva de granízio. Senti todos os aromas: o aroma de flores, de chuva, de terra molhada, de colcheira e estábulo, de vinho. Só nao senti o aroma do bife de dona Cota -minha mae - nem do feijao de Edite -minha mulher.Conheci pessoas do mundo inteiro e nos albergues me relacionei bem de perto com essas pessoas, dividi o mesmo espaço. Me hospedei em albergues de todos os tipos, desde o mais organizados até os mais rústicos onde nem os boxes de banho tem portas.
Durante as caminhadas você sente de tudo: saudade, solidao, dor, euforia, fé, alegria, contemplaçao, medo, entusiasmo...Muitas vezes inexplicavelmente senti vontade de sorrir e chorar ao mesmo tempo. Como estava só e nao tinha ninguém olhando soltei a gargalhada e deixei as lágrimas rolarem a vontade. Muito louco isso! Hoje me sinto um campeao, um vencedor. Me veio agora na memória uma música gospel que uma aluna da Escola Evoluçao cantou, que diz: "Campeao, vencedor, Deus dá asas, faz teu vôo. Assim estou me sentindo.
Agora vou sair para meu penúltimo dia de caminhada. Estou bem próximo do meu objetivo. Nao sei qual será a sensaçao de entrar em Santiago de Compostela. Só sei que será muito bom. Será mágico! Até lá nao vou escrever mais nada no Blog. Vou apenas me preparar para esse momento e aproveitar esse restinho de caminhada para absorver tudo o que o Caminho ainda tem para oferecer. Estou muito perto, por isso vou andar devagar e aproveitar.
Agradeço de coraçao a todos que caminharam comigo, aos que enviaram mensagens positivas pelo Blog, pelo Face, ou mesmo por pensamento. Sei que muita gente torce por mim e isso tem me ajudado muito.
Até a próxima. Fiquem com Deus!

5 comentários:

  1. Sucesso! na chegada, faça uma visualização "slow motion" para que fique na memória cada detalhe...

    ResponderExcluir
  2. Acho que esta caminhada pode render um livro meu caro. Sucesso nesta reta final.
    Uiomak

    ResponderExcluir
  3. Por ser o visitante de numero 11000 não posso passar em branco neste blog, boa sorte na chegada a Santiago e uma boa retorno ao Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Índio. Como você foi o acesso 11.000 te levarei uma lembrança de Santiago.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro amigo, fiquei alguns dias sem acessar o blog, desde o primeiro dia de sua caminhada, acompanho seus depoimentos, cheguei agora mas do que na reta final, meus parabéns, vc viveu tudo isso, pude me ver na história também, acho que eu vivi esse trajeto sem estar lá, Parabéns, dá um bom livro. Sucesso.

    ResponderExcluir