Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

URGENTE! PREFEITO ACABA DE SOFRER UM ATENTADO A BALA

        Outro dia, publiquei um texto que trazia o título "O DIA EM QUE PERDI MINHA VIRGINDADE". Publiquei só uma parte e prometi o restante para o dia seguinte. O texto tratava sobre o processo da compra de uniformes feita no ano de 2020 onde tentaram envolver meu nome em corrupção. Seria um desabafo do que senti: uma mistura de revolta, nojo e perplexidade. 

        Recebi uma enxurrada de mensagens. Algumas perguntando o que havia acontecido, outras pedindo para postar logo o restante e outras dizendo que não estava entendendo o fato de um professor estar expondo sua vida sexual na internet. Achei muito engraçado essa última interpretação, até que um colega professor me enviou um alerta que me fez acender a luz amarela. A mensagem dizia textualmente: "Vieira, cuidado! Grande parte dos leitores só leem o título da matéria e fazem conclusões precipitadas". Ponderei e vi que ele tinha razão. Decidi excluir a postagem imediatamente. Talvez eu a publique em outra ocasião, mas com um novo título.

        Se você é um desses leitores que só leem o título, mas, por curiosidade, chegou até aqui, saiba que a leitura diária de textos com mais de uma página pode te salvar de várias doenças cerebrais como a demência por exemplo, e até mesmo de doenças físicas. Veja o que diz a biblioterapeuta Ellen Berthoud: "A leitura, na verdade, tem muitos benefícios terapêuticos. Seu cérebro entra em um estado meditativo, um processo físico que retarda o batimento cardíaco, acalma e reduz a ansiedade".

        Ah, e antes que eu esqueça, o prefeito que sofreu o atentado foi o ex-prefeito de Eldorado dos Carajás, em agosto do corrente. Felizmente ele não foi atingido pelas balas e passa bem. 

        

sábado, 3 de setembro de 2022

IPÊS DA PA-275 - ESSA BELEZA EM BREVE SERÁ APENAS UMA FOTOGRAFIA

        

        Um cenário magnífico! 

    Todo ano entre julho e setembro, somos presenteados por essa magnífica obra da natureza que são as floradas dos ipês. Antes, só acontecia de setembro para outubro. Agora, com as mudanças climáticas, devido o grande aquecimento, nossos ipês antecipam o belo espetáculo, transformando algumas ruas e, principalmente a PA-275 entre a portaria e o quartel, num corredor encantado pintado com vários tons de rosa. Se fixarmos os olhos e deixar nosso pensamento fluir, dá até para sentir em pleno século XIX, passeando entre belas paisagens que inspiraram o artista plástico Vincent Van Gogh.

        Esse belo corredor foi idealizado e construído pelo primeiro prefeito de Parauapebas, Dr. Faisal Salmen. Aliás, diga-se de passagem, que até aqui, foi o único prefeito que pensou e fez algo prático pela arquitetura paisagística de Parauapebas. De lá pra cá, Parauapebas vem se tornando a cidade do concreto e caminhando na contramão do desenvolvimento sustentável. Talvez, aqui seja o único lugar do Brasil onde se retira grama dos canteiros e coloca concreto com a desculpa de que é mais fácil manter limpo, e as praças são construídas apenas para quem tem hábitos noturnos. Concreto, concreto, concreto... e no meio do concreto umas palmeirinhas do Sul que não se adaptam a nossa região. 


     No início da década de 90, o então prefeito Faisal (in memoriam), projetou pessoalmente o corredor rosa e teve a grande sacada de convidar alunos de escolas públicas e da única escola privada - Caminho Maravilhoso -  para participarem dessa nobre empreitada que foi plantar os ipês que hoje nos oferecem esse belo espetáculo. Digo grande sacada porque, ao fazer isso, ele criou vínculos, pertencimento e boa memória. Estudantes da época como Andercley (Samuray) e a ex-vereadora Joelma Leite lembram com orgulho de terem participado dessa tarefa. "Apesar de fazer muito tempo, ainda guardo na lembrança esse dia especial. Junta com alguns colegas de aula plantamos aquelas mudas com entusiasmo e a consciência de que estávamos fazendo algo de grande importância. Hoje, sinto orgulho quando vejo os ipês floridos e saber que tem um pouco da minha história eternizada ali", ressalta Joelma Leite.


O descaso está causando a morte 


        Pois bem. Infelizmente, nossos ipês estão abandonados a própria
sorte e, estão morrendo. Em pouco tempo, essa beleza ficará só na nossa memória ou nas fotografias. Digo isso, não para fazer alarde, mas para alertar as autoridades e aos populares que admiram esse espetáculo da natureza. Quando você for tirar a próxima foto, preste atenção nos ipês que estão sufocados com ervas de passarinho, tomados por cupinzeiros, com galhos apodrecidos por ocorrência de pragas, etc. Muitos já morreram, foram retirados e o pior: não foram substituídos. 

            E para completar, a população dos arredores, principalmente os donos de bares que gostam de sombra, tem substituído os ipês por outras espécies como pau preto e mangueira. A ideia é nobre, mas, por falta de planejamento do governo e da secretaria competente, isso está descaracterizando o corredor dos ipês e escondendo o desastre ecológico. 

        Mesmo sendo usado pelo governo como um cartão postal, nunca houve um plano de manejo e conservação. Até as podas tão necessárias, só acontecem quando a ventania derruba algum galho e a equipe termina de cortar para limpar a área. 

        Que tal na próxima foto que você postar na sua rede social, colocar a #salvenossosipês? Apoie essa causa e ajude a salvar esse patrimônio. 

        Proponho aos nobre vereadores que acharem interessante essa causa, que criem um Projeto de Lei que transforme o corredor dos Ipês em um patrimônio natural de Parauapebas. Com isso, obriga o município a ter um plano de manejo e conservação e, quem sabe, até ampliação desse corredor ecológico. Eu terei o maior orgulho em mobilizar meus alunos para participarem do plantio das próximas mudas que forem plantadas dentro desse projeto.

        

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

EDUCAÇÃO DE PARAUAPEBAS EM LUTO - MORRE O PROFESSOR ITAMAR

A educação perde um importante guerreiro

 Nesse dia 1º de setembro de 2022, morreu o Professor e Sociólogo Itamar de Cirqueira Silva aos 57 anos de idade, deixando um enorme sentimento de tristeza e um vácuo na educação de Parauapebas. Itamar era pioneiro em Parauapebas e muito contribuiu tanto na educação como na história política desse município.

Na educação, foi um professor atuante, apaixonado e dedicado. Era do tipo que se realizava dentro de uma sala de aula, com uma performance irreverente que deixava seus alunos vidrados nas suas aulas. Sua paixão era tão grande que até aos domingos o professor Itamar estava envolvido com a prática docente, geralmente em cursinhos pré-vestibular. 


No campo político, Itamar foi um aguerrido militante sindical. Ajudou a consolidar o SINTEPP em Parauapebas e exerceu importantes cargos na diretoria. Também foi militante do Partido dos Trabalhadores, contribuindo inclusive com a eleição no primeiro mandato do Darci - atual gestor municipal. 

Itamar foi o primeiro Ouvidor Municipal na gestão Darci Lermen. Na sua gestão a frente do órgão, estruturou-o e colocou em prática aquilo que deveria ser a essência da Ouvidoria: ouvir o povo. Isso o Itamar fazia com excelência e empatia. Não só ouvia, mas encaminhava as demandas dos cidadãos ao executivo e cobrava resultados com insistência. Eu me arriscaria a dizer que depois do Itamar, a Ouvidoria perdeu sua essência e foi sendo cada vez mais desconfigurada. 

Também era bacharel em Direito pela UFPA. Não conseguiu ser advogado - seu grande sonho - pois logo após formado, teve a saúde comprometida por problemas cardíacos. Com isso, Parauapebas deixou de ter um brilhante advogado, pois mesmo antes de se formar, já era um estudioso das ciências jurídicas e discorria sobre o assunto com eloquência e conhecimento. Itamar, era por assim dizer, uma mente inquieta e ávida por conhecimento. Dominava bem diversas áreas e debatia qualquer assunto com espantosa desenvoltura.

Em pleno exercício do trabalho como Ouvidor Municipal, o professor Itamar adoeceu. Fez uma cirurgia no coração e, desde então, vem passando por altos e baixo. Até que, após lutar bravamente pela vida, veio a falecer nesse dia 1º de setembro.

Itamar deixa esposa, 03 filhos e uma legião de amigos, a quem registramos nossa solidariedade nesse momento de dor.